A FS – Fueling Sustainability –, uma das maiores produtoras de etanol de milho e de produtos para nutrição animal, participará da sétima edição do SIMBOV (Simpósio Mato-grossense de Bovinocultura de Corte), que acontecerá de 28 a 30 de agosto, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais ligados à área de bovinocultura de corte, o evento visa discutir avanços tecnológicos, pesquisas e práticas de manejo, com temas como nutrição, reprodução, sanidade, genética e gestão de produção.
Além de ser apoiadora do evento, a FS participa do simpósio apresentando dois estudos realizados em parceria com a Nutripura. Um deles – “Desempenho de bovinos de corte alimentados com diferentes níveis de WFS (fibra úmida com solúveis) para bovinos em confinamento” – teve como objetivo avaliar o desempenho de bovinos machos não castrados Nelore e F1 terminados em confinamento, com o uso de diferentes níveis de WFS, coproduto da indústria de etanol de milho com alto teor de fibra e proteína, e baixo teor de gordura. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que uma alta inclusão de WFS na dieta de bovinos promove melhor desempenho e rendimento de carcaça, sendo, dessa maneira, uma alternativa viável para engorda em confinamento.
O outro estudo, intitulado “Uso de diferentes coprodutos de destilaria de milho na terminação de bovinos em confinamento”, buscou avaliar o efeito da inclusão dos coprodutos WFS e DFS (fibra seca com solúveis), fornecidos isoladamente, misturados e alternados, sobre o desempenho zootécnico de bovinos confinados. Ao final, os pesquisadores concluíram que a inclusão de WFS de forma contínua ou alternada constitui uma abordagem promissora para maximizar o retorno econômico e produtivo na fase de confinamento.
“Para a FS, que trabalha com foco em ciência e inovação, participar desse simpósio, em parceria com a Nutripura, é uma oportunidade de estar em contato com profissionais da academia e do mercado que caminham pelo desenvolvimento e pelo aperfeiçoamento de uma bovinocultura de corte cada vez mais eficiente, segura e sustentável”, diz o diretor comercial da FS, Victor Trenti.
“Para a Nutripura, é sempre importante participar de trabalhos que promovam o avanço da pecuária brasileira. Nesse caso específico, os dados mostram que o uso do WFS pode contribuir de forma significativa para o aumento da produtividade e a sustentabilidade econômica nos confinamentos”, comenta Leandro Soares Martins, zootecnista, PhD em Nutrição e Produção de Ruminantes e Gerente de Pesquisa da Nutripura.
Os estudos serão apresentados em 29 de agosto, a partir das 16h50.
Serviço
O quê? VII SIMBOV
Quando? De 28 a 30 de agosto
Onde? UFMT | Rua Quarenta e Nove, 2.367 – Boa Esperança, Cuiabá (MT)