Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
sábado, 13 de dezembro de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
Empresas e Produtos
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco

Com mudança climática, Brasil precisa repensar agronegócio, dizem especialistas

  • 9 agosto, 2021
  • São Paulo, SP,,
  • -Agronegócio

Relatório do IPCC alerta para aumento do desmatamento e consequências para a Amazônia

Diante do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), divulgado na manhã desta segunda-feira (9), especialistas ouvidos pela CNN concordam que o papel que o Brasil precisa assumir diante do cenário de crise ambiental inclui mudanças na maneira como é conduzido o agronegócio.

As razões não são apenas ecológicas — são também econômicas. Conforme o físico Paulo Artaxo, pesquisador na Universidade de São Paulo (USP) e uma das maiores referências mundiais sobre aquecimento global, o relatório indica que no “Brasil central o aumento da temperatura pode chegar a 4 ou 5°C nas próximas décadas”. “São mudanças muito fortes que podem inviabilizar o agronegócio como temos hoje”, ressalta. “O Brasil precisa olhar com muito cuidado as conclusões do relatório do IPCC.”

Estudos recém-publicados já vinham sugerindo isso. Trabalho realizado pela engenheira ambiental Rafaela Flach, da Universidade Tufts, nos Estados Unidos — publicado pela revista World Development — estimou em mais de 3,5 bilhões de dólares por ano os prejuízos da indústria da soja por conta do calor elevado. Segundo o trabalho dela, a produtividade do grão cai 5% a cada dia com temperatura acima de 30ºC.

Em maio, a revista Nature publicou outro trabalho que seguia a mesma toada. De acordo com os pesquisadores, entre eles o engenheiro florestal Argemiro Teixeira Leite Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a estiagem decorrente do desmatamento já implica em gastos anuais adicionais de 1 bilhão de dólares por ano para a agropecuária realizada na região sul da chamada Amazônia Legal.

Amazônia

O X da questão é a Amazônia. Com o avanço descontrolado da agropecuária para terras antes ocupadas pelo bioma, a floresta brasileira gradativamente deixa de ser um grande sumidouro de dióxido de carbono e se torna um emissor do gás.
“No caso brasileiro, não é tanto negacionismo climático, como se vê em outros países grandes como Estados Unidos e Austrália, mas sobretudo desconhecimento”, acredita o biólogo Mairon Bastos Lima, pesquisador no think tank sueco Instituto Ambiental de Estocolmo. “As coisas muitas vezes são apresentadas como ocorrendo dentro da sua variabilidade natural, como sendo fruto do El Niño ou de alguma outra dinâmica que se tenta explicar, mas o que este relatório do IPCC reafirma é precisamente que o clima do planeta não está dentro da sua variabilidade normal.”

“Talvez haja menos um negacionismo e mais um receio em contar ao público brasileiro que mais de 70% das emissões brasileiras provêm da agropecuária ou do desmatamento”, acrescenta.
O relatório mais recente do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), iniciativa do Observatório do Clima, mostra que em 2019 quase a metade de todas as emissões brasileiras vieram do desmatamento. Esses dados haviam caído de 2004 e 2010, e voltaram a subir a partir de 2012. “A agropecuária, por si só, mesmo excluindo as emissões pelo desmatamento, ainda emite mais do que toda a indústria brasileira e transportes somados”, calcula Lima.

O relatório IPCC apresenta o risco dos chamados “eventos de alto risco e baixa previsibilidade”. Um deles está na Amazônia. “É onde o desmate reduz a evapotranspiração, que por sua vez compromete ainda mais as chuvas”, explica Lima. “Isso pode fazer com que a floresta entre num ciclo autodestrutivo. Menos árvores, menos chuva, e se transformar numa savana. É o chamado ‘forest dieback’, que este relatório pela primeira vez explicitamente reconhece.”“Para o Brasil já não basta zerar emissões, mas remover o que está na atmosfera. E, a floresta amazônica precisa ser protegida urgentemente, pois ela é um dos grandes sumidouros naturais de carbono do planeta. É necessário zerar o desmatamento e favorecer os serviços ecossistêmicos para reduzir nossa vulnerabilidade diante das mudanças climáticas”, comenta o engenheiro florestal Mauricio Voivodic, diretor-executivo do WWF-Brasil.

“Se passarmos do ponto de não-retorno no qual esse processo tem início, as consequências são gravíssimas”, acrescenta Lima. “A Amazônia está diretamente envolvida no chamado Sistema de Monção da América do Sul, que gera as chuvas — das quais dependem muito da agricultura e das hidrelétricas brasileiras — do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil de novembro a março. O relatório do IPCC aponta que esta região pode experimentar um aumento de temperatura até duas vezes maior que a média global. Então o problema diz respeito a nós muito diretamente.”

Águas e conta de luz mais cara

Outro aspecto trazido pelo IPCC que implicaria diretamente sobre o Brasil, com seus 7,4 mil km de costa marítima, é o aumento do nível do mar, em decorrência do aquecimento global. “Pode chegar a até 1 metro nas próximas décadas. Imagine o impacto em cidades como Santos, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis? O impacto no Brasil é enorme e somos nós quem temos as maiores vulnerabilidades”, afirma, o físico Paulo Artaxo, pesquisador na USP.

Pesquisador no Instituto do Homem e Meio Ambienta da Amazônia (Imazon), o engenheiro florestal Paulo Barreto atenta para o que o brasileiro já está vendo na conta de luz, mais cara para frear o consumo. “O Brasil está mais seco e a tendência é que piorará sem a redução drástica das emissões de poluentes que causam o aquecimento global”, afirma.

“As secas mais frequentes, acompanhadas de queimadas, vão empobrecer a floresta amazônica. A floresta mais rala terá menos capacidade de modular a quantidade de chuvas em outras regiões do país. Já estamos vendo alguns efeitos do que isso significa: menos chuvas estão reduzindo a produtividade agropecuária no sul da Amazônia, reservatórios das hidrelétricas estão reduzidos e rios mais secos dificultam o transporte de cargas em hidrovias.”

Natalie Unterstell, presidente do think thank Talanoa, dedicado à política climática, e mestre em políticas públicas pela Universidade de Harvard, atenta para outros impactos decorrentes da previsão de aumento generalizado de secas afetando as regiões norte e nordeste do Brasil, “mesmo em cenários de baixa emissão”. “Diversas regiões da América do Sul vão experimentar o que chamamos de secas agrícolas e ecológicas. Isso quer dizer que eles preveem impactos em larga escala sobre a produção agrícola, quebras de safra e isso, obviamente, vai impactar em questões como inflação”, ressalta. “Isso tem conexão com as preocupações de bancos em tentar regular os riscos climáticos, gerir os riscos climáticos. Porque isso pode afetar nossa estabilidade financeira e controlar alguns componentes da macroeconomia.”

“Infelizmente, o poder público tem atuado na direção contrária do que seria necessário para reduzir e adaptar ao risco climático. Além de já ter reduzido a proteção ambiental que resultou em aumento de desmatamento, o governo e Congresso estão aprovando uma lei que tenderia a aumentar o desmatamento por vários anos”, diz ele, sobre o projeto conhecido como PL da grilagem. “A lei beneficia invasores de terras públicas – dando um perdão e possibilitando a compra das áreas por preços muito abaixo do mercado. Esse prêmio aos criminosos estimula novas ocupações e mais desmatamento.”

Essa postura brasileira pode sair cara economicamente. Conforme ele ressalta, há um movimento crescente na Europa que busca “impor uma taxa a produtos importados de países com políticas ambientais fracas”. “O Brasil deveria ser mais ativo na busca das soluções, interna e externamente”, defende. “O Brasil poderia conseguir recursos internacionais para ajudar a conservar as florestas nativas e a reflorestar para ajudar a ‘limpar o ar’, ou seja, retirar o carbono da atmosfera pelo crescimento das árvores.”

Agropecuária

Para o pesquisador Leite Filho, o IPCC deu uma “chamada”, indiretamente, ao Brasil ao indicar que o desmatamento impacta na questão das chuvas e, por consequência, prejudica o próprio agronegócio. Na fronteira agropecuária brasileira, ou seja, no limiar da Amazônia Legal, isso é um verdadeiro ciclo vicioso.

“Não tem como o Brasil continuar com essa narrativa de que desenvolvimento necessita de destruição florestal”, ressalta ele. “É importantíssimo a gente entender que é necessária a mudança de paradigma. O relatório fala que haverá um aumento de seca em várias regiões do globo, mas esses efeitos variam — em alguns pontos haverá aumento na precipitação; em outros, secas severas. Na bacia amazônica, a previsão é de secas fortes, a precipitação deve diminuir à medida que o mundo for se aquecendo.”

“Como grande parte da fronteira agrícola do Brasil avança ali, em direção à floresta, precisamos verificar também o desmatamento, qual a responsabilidade que temos quanto a isso. Já há evidências de que a Amazônia emite mais CO2 do que é capaz de absorver, devido ao desmatamento”, acrescenta o pesquisador.

Em comunicado divulgado à imprensa, o WWF-Brasil ressaltou que o relatório aponta, para o Brasil, que “não basta zerar as emissões — é preciso remover o carbono já existente na atmosfera”. “Como a floresta Amazônia é um dos grandes sumidouros naturais de carbono do planeta, sua preservação é mais importante que nunca”, diz o texto. “Estudos indicam que partes da floresta já estão emitindo mais carbono do que capturando, em função de sua degradação que, se persistir nos níveis atuais, poderá pressionar todo o bioma além de seu ponto de equilíbrio, afetando o clima em todo o planeta, mas mais especificamente na América do Sul, colocando em risco a segurança alimentar, hídrica e energética do Brasil.”

A CNN procurou o Palácio do Planalto, os ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura e de Minas Energia e o Conselho da Amazônia para comentar o relatório e a opinião dos especialistas e aguarda retorno.

  • CNN Brasil,
  • Edison Veiga,

Notícias Relacionadas

Genética

A evolução do mercado de embriões bovinos e o desafio de medir seu crescimento

Leia Mais
12 de dezembro de 2025
diversos

Minas Gerais lança guia para ampliar exportações de queijo

Leia Mais
11 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Brasil abre mercado de carne bovina para a Guatemala e alcança 500 novas oportunidades comerciais

Leia Mais
11 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

BOI/CEPEA: Oferta restrita mantém preços firmes

Leia Mais
11 de dezembro de 2025

Revista PecSite

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

Notícias Relacionadas

Genética

A evolução do mercado de embriões bovinos e o desafio de medir seu crescimento

O mercado de embriões bovinos no Brasil passou por mudanças significativas nas últimas décadas. Mudanças

Leia Mais
comercial 12 de dezembro de 2025
diversos

Minas Gerais lança guia para ampliar exportações de queijo

O governo de Minas Gerais lançou o “Guia Abrindo Fronteiras: Oportunidades de Exportação para o

Leia Mais
comercial 11 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Brasil abre mercado de carne bovina para a Guatemala e alcança 500 novas oportunidades comerciais

O governo brasileiro confirmou junto às autoridades sanitárias da Guatemala a autorização para exportação de

Leia Mais
comercial 11 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

BOI/CEPEA: Oferta restrita mantém preços firmes

A oferta limitada de animais prontos para abate continua sustentando os preços da arroba e

Leia Mais
comercial 11 de dezembro de 2025
Produção

No Espírito Santo, produção animal tem alta no abate de aves e bovinos e no volume de ovos

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) divulga o balanço dos setores de

Leia Mais
AviSite - Redação 11 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Comércio mundial de carnes em 2026: só a de frango continua em expansão, diz USDA

Nas previsões do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), após aumentarem em 2025, as exportações

Leia Mais
AviSite - Redação 11 de dezembro de 2025

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
EVONIK
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard

Últimas Notícias

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Exportação de carne à Guatemala leva Brasil a 500 mercados abertos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciaram

Leia Mais
10 de dezembro de 2025
Matérias-Primas

Exportações de soja, milho e farelo sobem em dezembro e consolidam novo recorde anual, aponta Anec

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) revisou para cima suas projeções de exportação

Leia Mais
10 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Gadolando aponta ano ruim para o produtor e sugere medidas para um resultado melhor em 2026

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul, (Gadolando)

Leia Mais
10 de dezembro de 2025
Genética

Embrapa coordena acordo de inovação genômica entre empresas indianas e brasileiras

A Embrapa assinou nesta segunda-feira (8/12) o Memorando de Entendimento (MOU) de cooperação científica e

Leia Mais
9 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

SOJA/CEPEA: Negócios iniciam dezembro em ritmo lento; produtor segue atento ao clima

Levantamento do Cepea mostra que as negociações envolvendo soja e derivados estão em ritmo lento

Leia Mais
9 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

MILHO/CEPEA: Maior interesse comprador e retração vendedora mantêm preços em alta

Os preços do milho seguiram em alta no mercado interno na última semana, com o

Leia Mais
9 de dezembro de 2025
diversos

Nova diretoria do Nucleovet toma posse com Aletéia Balestrin na presidência

Associados do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) se reuniram em assembleia geral

Leia Mais
9 de dezembro de 2025
Cursos e Eventos

Webinar discute estudo sobre rastreabilidade bovina no Pará

Nesta terça-feira (9), às 9h, a Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável promoverá um webinar para

Leia Mais
9 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Exportações firmes garantem fôlego ao mercado de boi, apesar de oferta maior e ajustes nos preços

As exportações de carne bovina seguem sendo o principal fator de sustentação do mercado em

Leia Mais
9 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes na 1ª semana de dezembro

Após alguns resultados decepcionantes em novembro – no mês, apenas a carne bovina registrou aumento

Leia Mais
8 de dezembro de 2025
Mercado Externo

FAO: em alta contínua, preço da carne bovina distancia-se ainda mais das carnes suína e de frango

Há pouco mais de um ano (novembro de 2024), o preço alcançado pela carne bovina

Leia Mais
8 de dezembro de 2025
Saúde Animal

A pedido de entidades, governo gaúcho protocola projeto relativo a fundos para fortalecer defesa sanitária animal

O governo do Rio Grande do Sul protocolou na Assembleia Legislativa, no fim da tarde

Leia Mais
5 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

BOI/CEPEA: Atenções se voltam a demandas interna e externa aquecidas

Com a entrada de dezembro, o mercado pecuário se volta ao pico de consumo doméstico,

Leia Mais
5 de dezembro de 2025
Empresas & Profissionais

Friboi conquista pela 5ª vez o Prêmio APAS Acontece

A Friboi, líder em carne bovina no Brasil, celebra a conquista do Prêmio APAS Acontece

Leia Mais
5 de dezembro de 2025
diversos

Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)

O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) anuncia a prévia do balanço do

Leia Mais
5 de dezembro de 2025

Últimas Notícias

Desempenho exportador das carnes bovina, de frango e suína em novembro e nos 11 primeiros meses de 2025

Considerado o número de embarques do mês (contabilizados segundo os dias úteis), novembro foi muito

Leia Mais
AviSite - Redação 5 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Seapa divulga boletim de novembro do mercado lácteo goiano

O Boletim de Mercado do Setor Lácteo Goiano foi publicado nesta segunda-feira (1º) no site

Leia Mais
comercial 4 de dezembro de 2025
Matérias-Primas

StoneX corta estimativa da produção brasileira de soja e eleva safra de milho verão

A StoneX revisou para baixo a projeção da safra brasileira de soja 2025/26 e agora

Leia Mais
comercial 4 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Subiu a cotação do boi gordo e do “boi China” em São Paulo

O mercado abriu a quarta-feira com valorização de R$ 2,00/@ para o boi gordo e

Leia Mais
comercial 4 de dezembro de 2025
Fiscalização

Governo suspende penalidades passíveis de paralisarem frigoríficos durante conciliação no TCU

O Ministério da Agricultura suspendeu a execução de penalidades administrativas que podem resultar na interrupção

Leia Mais
AviSite - Redação 3 de dezembro de 2025
Política

Recurso da CNA é aceito e Ministério retoma investigação de dumping nas importações de leite em pó

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) teve o recurso aceito pelo governo

Leia Mais
comercial 3 de dezembro de 2025
Produção

Disponibilidade per capita de carnes deve alcançar recorde histórico em 2025; mas recua em 2026

Pelas projeções da CONAB, em 2025 os brasileiros estão contando um volume recorde na disponibilidade

Leia Mais
AviSite - Redação 2 de dezembro de 2025
Legislação

Por que o PL 3729/2025 é um avanço para consumidores, animais e transparência?

O Projeto de Lei PL 3729/2025, em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe uma atualização

Leia Mais
Giovana - Redação 2 de dezembro de 2025
Diversos

Parceria entre CATI e IZ deve melhorar produção e qualidade do leite no Estado de SP

Acordo firmado este mês entre o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), órgão de pesquisa voltado a produção animal,

Leia Mais
Giovana - Redação 2 de dezembro de 2025
Cursos e Eventos

FEICORTE 2026: Lançamento da Feira com expansão internacional, infraestrutura e novo modelo de negócio

A edição 2025 reuniu mais de 16 mil visitantes em Presidente Prudente, confirmando-a como um

Leia Mais
Giovana - Redação 2 de dezembro de 2025
Sustentabilidade

Mudanças climáticas preocupam 86% dos produtores rurais brasileiros, aponta pesquisa da ABMRA

As mudanças climáticas deixaram de ser uma questão distante para se tornarem uma preocupação real

Leia Mais
Giovana - Redação 1 de dezembro de 2025
Economia

Valor Bruto da Produção agropecuária mineira deve alcançar R$ 168,1 bilhões neste ano

A projeção, calculada com dados de outubro, aponta crescimento de 13,8% em relação a 2024,

Leia Mais
Giovana - Redação 1 de dezembro de 2025
Empresas & Profissionais

Danone conquista inédita certificação B Corp™ global

A Danone acaba de conquistar oficialmente a certificação B Corp™ em todo o mundo, tornando-se

Leia Mais
Giovana - Redação 1 de dezembro de 2025
Cooperativas

Neivor Canton leva ao Ministro da Agricultura projetos de expansão da Aurora Coop

­­­­­         O ministro da Agricultura Carlos Fávaro recebeu em audiência na última semana, em Brasília, o presidente

Leia Mais
Giovana - Redação 1 de dezembro de 2025
Sustentabilidade

Implementação de práticas ESG no agronegócio pode gerar R$ 247 bilhões ao ano e criar 2 milhões de empregos

Segundo análise da EY-Parthenon, o agronegócio tem grande potencial para a economia e a sustentabilidade

Leia Mais
Giovana - Redação 1 de dezembro de 2025

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Brasil abre mercado de carne bovina para a Guatemala e alcança 500 novas oportunidades comerciais publicado em 11 de dezembro de 2025
  • 7 em cada 10 pessoas enxergam o Agronegócio de maneira positiva, revela pesquisa sobre a imagem do setor pelos brasileiros publicado em 15 de setembro de 2022
  • Lely lança no Agroleite reagente para teste de CCS de forma automática na fazenda publicado em 28 de julho de 2023
  • Raça Girolando terá estudo inédito de Benchmarking publicado em 9 de setembro de 2025
  • BOI/CEPEA: Oferta restrita mantém preços firmes publicado em 11 de dezembro de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Brasil abre mercado de carne bovina para a Guatemala e alcança 500 novas oportunidades comerciais publicado em dezembro 11, 2025
  • Lely lança no Agroleite reagente para teste de CCS de forma automática na fazenda publicado em julho 28, 2023
  • Raça Girolando terá estudo inédito de Benchmarking publicado em setembro 9, 2025
  • BOI/CEPEA: Oferta restrita mantém preços firmes publicado em dezembro 11, 2025
  • Do aço ao digital: futuro da mecanização agrícola em debate no 10º CNMA publicado em outubro 6, 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Brasil abre mercado de carne bovina para a Guatemala e alcança 500 novas oportunidades comerciais publicado em 11 de dezembro de 2025
  • 7 em cada 10 pessoas enxergam o Agronegócio de maneira positiva, revela pesquisa sobre a imagem do setor pelos brasileiros publicado em 15 de setembro de 2022
  • Lely lança no Agroleite reagente para teste de CCS de forma automática na fazenda publicado em 28 de julho de 2023
  • Raça Girolando terá estudo inédito de Benchmarking publicado em 9 de setembro de 2025
  • BOI/CEPEA: Oferta restrita mantém preços firmes publicado em 11 de dezembro de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Brasil abre mercado de carne bovina para a Guatemala e alcança 500 novas oportunidades comerciais publicado em dezembro 11, 2025
  • Lely lança no Agroleite reagente para teste de CCS de forma automática na fazenda publicado em julho 28, 2023
  • Raça Girolando terá estudo inédito de Benchmarking publicado em setembro 9, 2025
  • BOI/CEPEA: Oferta restrita mantém preços firmes publicado em dezembro 11, 2025
  • Do aço ao digital: futuro da mecanização agrícola em debate no 10º CNMA publicado em outubro 6, 2025

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

A presença da empresa no país tornou-se sinônimo de eficiência para toda a cadeia avícola da América do Sul. Pág. 12

Leia mais »

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

Leia mais »

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

Leia mais »

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Acompanhe qual é a importância da tomada de decisão baseada em Inteligência Artificial (IA) na análise de dados. . Pág. 42

Leia mais »

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

Leia mais »

rp5

O condomínio de Produtores Rurais: As peculiaridades e os riscos assumidos

O agronegócio é uma potência no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo o único setor que continuou em crescimento durante a pandemia. Página 44.

Leia mais »

rp6

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

O novo sistema pode ser usado tanto para garantir um preço fixo na compra com entrega futura quanto para assegurar a fixação de preços de acordo com termos pré-definidos em edital. Página 48.

Leia mais »

rp7

Qualidade da água e sua influência no sucesso da pecuária

Elemento fundamental para a vida dos seres vivos, a água é um componente muito importante para a boa performance e para a saúde do rebanho. Página 30.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • SuiSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Cadastre-se
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTÍCIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Diário
      • Informativo Semanal
  • ESTATÍSTICA & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
Empresas e Produtos
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp