Viatina-19 FIV Mara Móveis, avaliada em quase R$ 21 milhões, recebe óleo especial nas orelhas, usa xampu hipoalergênico e tem alimentação balanceada. ‘Adora sol e comer’, diz criadora.
Óleo de girassol nas orelhas, ‘quarto’ privativo, segurança 24 horas e banhos diários com xampu hipoalergênico. Essa é a rotina de beleza da vaca mais cara do mundo: a Viatina-19 FIV Mara Móveis, avaliada em quase R$ 21 milhões.
Com tantos mimos, ela também coleciona elogios. “É uma vaca muito bonita e feminina. Até quem não entende diz ‘nossa, que vaca linda’. A gente tem muito amor'”, conta Lorrany Martins Pereira de Morais, uma das criadoras do animal, na Agropecuária Napemo, em Minas Gerais.
“Ela é encantadora. Conquista a gente todos os dias pela sua docilidade”, acrescenta o médico veterinário da Viatina, Cleiton Acelves Borges.
Mas não é só a beleza que faz da Viatina tão especial. “Ela é um banco genético único, com grande capacidade de produção de carnes nobres. O volume de carcaça dela é impressionante”, destaca Borges.
Seu valor está em seus óvulos – conhecidos como oócitos pelo setor –, que são coletados para procedimentos de fertilização in vitro (em laboratório) que geram embriões para serem implantados em outras vacas.
Todo esse valor faz a Viatina receber um tratamento de rainha no dia a dia. Veja a seguir.
Ficha pessoal
Nome completo: Viatina-19 FIV Mara Móveis
Raça: Nelore
Data de nascimento: 17/01/2019
Signo: Aquário
Local de nascimento: Nova Iguaçu de Goiás
Mãe: Viatina 03 FIV Mara Móveis
Pai: Landau da Di Genio
Criadores: Casa Branca Agropastoril; Agropecuária Napemo e Nelore HRO – os sócios se dividem nos cuidados da vaca
Hobbies: comer e tomar sol
Personalidade: “mansa, mas geniosa, e sabe que é uma celebridade”, diz a criadora Lorrany.
De onde vem o nome: Viatina é em homenagem à mãe e 19 é o ano em que ela nasceu. FIV é o método por onde foi feita, a fertilização in vitro. E Mara Móveis se refere a Nelore Mara Móveis, nome da empresa que fez a fertilização, que fica em Nova Iguaçu de Goiás.
‘Quarto’ privativo
A Viatina-19 tem uma baia só para ela, onde passa as suas noites, faz as refeições e necessidades. Mas o local está sempre limpo, pois o serviço de limpeza é 24 horas.
“Sempre tem alguém para tirar as fezes e limpar a palha de onde ela fica”, conta Lorrany.
Apesar do ‘quarto’ privativo, a vaca de milhões não fica solitária. A sua baia dá acesso a uma área externa cercada, um piquete, onde ela pode tomar ‘solzinho’, pastar, se movimentar e socializar.
Banho com xampu especial
E a Viatina está sempre “limpinha e cheirosa”, destaca Lorrany.
Ela toma todos os dias pela manhã, “que é para aproveitar o sol, evitar que passe frio”. É uma forma também de os pelinhos dela secarem mais rápido.
O xampu utilizado só pode ser hipoalergênico “para não gerar irritação” e não alterar o PH da pele, conta o veterinário Borges.
Além da higienização, a vaca tem os seus pelos aparados regularmente “para ficar tudo acertadinho”, acrescenta Lorrany.
Óleo nas orelhas
Quando vai para algum evento, a Viatina-19 também faz todo um tratamento especial em sua pele, um deles na região das orelhas.
“A gente passa um óleo de girassol nas orelhas dela quando é dia de apresentação, quando tem visita na fazenda, quando tem exposição. É para dar brilho e evidenciar a beleza do pavilhão auricular”, diz Borges.