O reconhecimento concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal coloca o Amapá entre os estados brasileiros com o mais alto padrão sanitário na pecuária.
A tradicional Expofeira do Amapá, que começou oficialmente no sábado (30), chega à 54ª edição em 2025 com um marco inédito: será a primeira realizada sob a classificação internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. O reconhecimento, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), coloca o Amapá entre os estados brasileiros com o mais alto padrão sanitário na pecuária.
A certificação foi anunciada oficialmente no dia 29 de maio deste ano, durante a 92ª Sessão Geral da OMSA, em Paris (França), e entregue ao Amapá em 29 de julho. O feito representa um avanço histórico para o agronegócio local, ampliando as possibilidades de exportação e aumentando a competitividade da carne e dos animais vivos produzidos no Amapá.
Doenças sob controle e segurança sanitária reforçada
A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que atinge, principalmente, bovinos e bubalinos. Embora raramente letal, causa sérios prejuízos econômicos, pois impõe restrições comerciais severas à circulação de animais e produtos de origem animal. O Brasil não registra casos da doença desde 2016 e, em 2018, todo o território foi reconhecido como livre da enfermidade.
No Amapá, o reconhecimento sem vacinação é resultado de décadas de esforço conjunto entre governo, produtores e órgãos de defesa sanitária. Segundo o diretor-presidente da Diagro, Álvaro Cavalcante, a conquista “representa um avanço para a defesa agropecuária do Estado e abre as portas para o comércio de animais vivos e produtos do Amapá, elevando o padrão sanitário e a competitividade do nosso rebanho”.
Caminho até a conquista
O trabalho iniciou ainda em 2009, com a introdução da agulha oficial. Em 2017, o Amapá foi reconhecido como livre da febre aftosa com vacinação, por meio de uma instrução normativa. Já em 2018, o Estado obteve a certificação internacional nessa mesma categoria. Desde então, os índices de imunização sempre superaram os 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), atingindo 97,32% de cobertura vacinal em 2023. Com esse histórico exemplar, o Amapá foi habilitado a suspender a vacinação em 2024, alcançando agora o mais alto status sanitário pela OMSA.
Amazônia Sustentável
Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.