Evento promovido pela Seapa durante o Goiás Genética 2025 destacou a qualidade da pecuária goiana.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o apoio da Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e do Grupo RR Comercialização Bovina, realizou na última semana o Goiás World’s Beef Excellence – 1st edition. O evento contou com a presença de diplomatas de 13 países interessados em conhecer a genética bovina e a qualidade da carne produzida em Goiás. A iniciativa integrou a programação do Goiás Genética 2025 na Pecuária de Goiânia.
A abertura contou com a participação do titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, que apresentou um panorama da bovinocultura goiana, “Recebemos delegações de vários países para mostrar a qualidade do nosso rebanho e o investimento em ciência, inovação e agregação de valor à carne, ao leite e outros produtos bovinos. Essa é uma oportunidade de ampliar relações comerciais e diversificar os destinos de exportação do nosso produto”, destacou.
Durante o evento, os participantes acompanharam degustação de queijos artesanais da queijaria Tino Weber e um tour técnico onde foram apresentadas as variedades e potencialidades bovinas, além das tecnologias de manejo do rebanho estadual.
Com apresentação das raças Nelore Padrão, Nelore Pintado, Brahma, Tabapuã e Guzerá, os diplomatas tiveram a oportunidade de interagir e compreender cada etapa de cuidados dos rebanhos durante a condução da palestra técnica da ABCZ, em parceria com produtores, que reforçaram as informações apresentadas durante o evento. O Grupo RR Comercialização Bovina também realizou palestra sobre qualidade de carne bovina e rendimento de carcaça, com degustação de cortes selecionados para os representantes dos países.
Paula Coelho, chefe de gabinete da Seapa, reforçou a importância do evento, afirmando: “Essa primeira edição do Goiás World’s Beef Excellence projeta o que temos de melhor na genética bovina, qualidade de carne para as delegações presentes e aproxima Goiás do público alvo internacional, reforçando o papel do estado como referência em fornecer genética bovina, animais e carne de qualidade.”
Qualidade e tecnologia na bovinocultura
O Goiás Genética 2025 foi promovido pela AGCZ e reuniu exposição de animais, julgamentos, palestras técnicas e ambientes de negócios voltados ao melhoramento genético, estimulando o uso de ferramentas de seleção e gestão nos rebanhos, reconhecendo Goiás como uma das principais vitrines da genética bovina.
Durante os 5 dias de evento, a Seapa esteve presente com o “Caminho do Boi”, um projeto em parceria com a Agrodefesa, que apresentou de forma clara e acessível o ciclo da bovinocultura de corte, destacando melhoramento genético, nutrição animal, sanidade, bem-estar, abate, inspeção e os principais pilares da pecuária bovina, além de reforçar o papel da defesa e das políticas públicas na segurança alimentar.
O Caminho do Boi contou com o apoio de diferentes parceiros distribuídos em estandes temáticos:
Estande 1: Cria Fértil, com foco em melhoramento genético e nutrição animal.
Estande 2: Seapa e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), com orientações sobre sanidade, bem-estar e conquistas na defesa agropecuária.
Estande 3: Vila Essência 62, Grupo RR Comercialização Bovina e Innovagro, com informações sobre abate inspecionado e segurança alimentar.
Estande 4: Coming Indústria e Comércio de Couros, Goiás Rendering e Bulls’ Pet Natural Snacks, apresentando subprodutos bovinos e aproveitamentos além da carne.
Estande 5: Universidade Federal de Goiás (UFG) e Empresa Júnior, com grupos de estudo e um jogo interativo que consolidou todo o aprendizado da trilha.
Essa estrutura proporcionou uma experiência completa e prática, permitindo que os participantes compreendessem todas as etapas da cadeia da bovinocultura de corte, desde o manejo e nutrição até a inspeção e aproveitamento de subprodutos, reforçando a importância da ciência, tecnologia e políticas públicas para a pecuária goiana.