Participação nos eventos em Roma reforça o protagonismo do Sindirações na construção de políticas e práticas internacionais para a alimentação animal e produção sustentável.

A programação começou com a participação na 2ª Conferência Global da FAO sobre Transformação Sustentável da Pecuária (2nd FAO Global Conference on Sustainable Livestock Transformation), promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O evento reuniu líderes globais, especialistas e representantes da cadeia produtiva para discutir soluções práticas que promovam uma pecuária mais resiliente, eficiente e ambientalmente responsável.
Na sequência, o Sindirações também acompanhou o lançamento oficial das Diretrizes FAO LEAP (FAO LEAP Guideline Launch Event), que atualiza os princípios metodológicos para a avaliação do desempenho ambiental dos sistemas pecuários. A iniciativa LEAP (Livestock Environmental Assessment and Performance) é fundamental para harmonizar indicadores e práticas de sustentabilidade aplicadas ao setor.
Participação ativa no âmbito da IFIF
A semana em Roma também foi marcada pelos encontros estratégicos organizados pela IFIF (International Feed Industry Federation), entidade global que reúne representantes da indústria de alimentação animal. O Sindirações, membro ativo, que ocupa assento permanente na IFIF, ao lado da União Europeia, Estados Unidos e China, participou da reunião do Conselho Diretor e da 38ª Assembleia Geral Anual da IFIF, uma reunião anual promovida pela IFIF com seus associados para debater sobre orçamento, projetos e trabalhos em andamento. E teve como destaque a nomeação do Presidente do Sindirações, Roberto Betancourt, como o novo vice-presidente da IFIF, assim como, renovou a nomeação do Bruno Caputi, coordenador de assuntos regulatórios do Sindirações, para a coordenação do Comitê Regulatório da IFIF, reforçando a importância da representatividade brasileira no cenário mundial do setor.
Em conjunto com a FAO, a IFIF também promoveu a 24ª Reunião Anual IFIF/FAO, oportunidade em que representantes do setor produtivo e da organização das Nações Unidas revisaram os avanços da cooperação técnico-institucional e os desafios futuros para alimentar uma população global crescente de forma segura e sustentável. Este evento teve como objetivo discutir sobre sustentabilidade, regulamentação, desafios e os planos para os próximos temas que serão trabalhados em nível global.
Regulação internacional em foco
Fechando a agenda, o Sindirações esteve presente no 2º Fórum Global sobre Alimentação Animal e Reguladores (2nd Global Forum for Animal Feed and Feed Regulators) e na 18ª Reunião Internacional de Reguladores de Alimentação Animal (IFRM – International Feed Regulators Meeting). Esses encontros reuniram autoridades regulatórias e representantes da indústria de diferentes países para debater temas como segurança dos alimentos, padronização internacional de normas, aditivos, rastreabilidade e comércio global de ingredientes para alimentação animal.
Presença estratégica do Brasil no cenário global
Com essa participação ampla e qualificada, o Sindirações reafirma seu compromisso com o diálogo internacional e com a promoção das melhores práticas para a produção de alimentação animal e o desenvolvimento sustentável da pecuária. O setor brasileiro, reconhecido por sua competitividade e capacidade produtiva, tem papel fundamental no atendimento à demanda global por proteína animal e na consolidação de modelos produtivos sustentáveis, eficientes e alinhados às exigências dos mercados nacionais e internacionais.
“A atuação do Sindirações nesses fóruns é essencial para garantir que os interesses do setor brasileiro estejam representados nas decisões estratégicas que moldarão o futuro da nutrição animal e da produção de alimentos em escala global”, destaca o coordenador de assuntos regulatórios do Sindirações, Bruno Caputi.