Realizada em Bagé (RS), a iniciativa é uma parceria entre Associação Brasileira de Angus e Ultrablack e Embrapa Pecuária Sul.
|
A primeira edição da Prova de Eficiência Alimentar para Animais Jovens, promovida pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, entrou em nova fase nesta segunda-feira (6). Após o período de adaptação, iniciado no dia 15 de setembro, agora começa efetivamente a etapa de testes, na qual os dados coletados passam a ser utilizados para mensuração da eficiência alimentar dos animais.
Realizada em Bagé (RS), a iniciativa representa um marco para a pecuária de precisão ao avaliar exemplares mais leves e jovens, entre 10 e 14 meses de idade. A prova, que deve ser concluída no dia 14 de dezembro, busca identificar os indivíduos mais eficientes, fornecendo informações estratégicas para programas de melhoramento genético e para o avanço da pecuária sustentável no país.
Ao todo, 23 animais de 11 criadores participam desta primeira edição, sendo 18 oriundos do Rio Grande do Sul, quatro de Santa Catarina e um do Paraná. Eles chegaram à Embrapa Pecuária Sul entre os dias 8 e 12 de setembro e passaram por um período de adaptação de aproximadamente três semanas, no qual se acostumaram ao sistema eletrônico de cochos, à dieta e ao convívio em grupo.
Agora, os dados de cada exemplar começam a ser monitorados e utilizados para avaliar ganho de peso, consumo alimentar, características de carcaça e demais indicadores relacionados à eficiência alimentar — um dos fatores mais relevantes para ganhos econômicos e ambientais na pecuária moderna. Também estão previstos exame andrológico e avaliação genômica dos exemplares.