A Danone acaba de conquistar oficialmente a certificação B Corp™ em todo o mundo, tornando-se líder global em certificação B Corp™ em escala. Com mais de 200 filiais da Danone agora certificadas em mais de 60 países, o quadro de colaboradores da Danone representa cerca de 9% da força de trabalho global do movimento B Corp™.
Este marco representa o ápice de uma jornada iniciada em 2015, destacando o compromisso de longo prazo da Danone em promover sucesso empresarial enquanto impulsiona impacto social e ambiental positivo.
Ao longo da última década, a Danone certificou ano após ano suas subsidiárias elegíveis – começando pela Espanha e expandindo para diversas geografias, incluindo França, Estados Unidos, Brasil, Egito, Japão, África do Sul e muitos outros. Essa abordagem ascendente culminou este mês com a certificação da Danone SA, empresa-mãe, completando a certificação global do grupo.
O processo de certificação envolveu uma avaliação rigorosa e independente do impacto da Danone em áreas-chave do negócio – desde governança e força de trabalho até comunidade e meio ambiente.
Durante essa jornada, a B Corp™ tornou-se um dos pilares de transformação na Danone, ajudando a alinhar práticas de sustentabilidade entre mercados, fortalecer o engajamento dos colaboradores em torno de um propósito comum e ampliar o impacto por toda a cadeia de valor.
O status legal de Société à Mission forneceu uma base sólida para os padrões rigorosos exigidos pela B Corp™, enquanto a certificação acelerou a agenda de sustentabilidade da companhia. Desde garantir acesso à saúde de qualidade para todos os colaboradores, apoiar agricultores na transição para práticas de agricultura regenerativa, avançar nas metas da iniciativa Science-Based Targets (SBTi) sobre clima, compartilhar expertise em gestão de recursos hídricos e aprofundar o engajamento comunitário em seus locais e operações, a B Corp™ atuou como catalisador de impacto positivo para a Danone.
Esses esforços complementam diversas iniciativas locais lideradas pelas unidades de negócio ao redor do mundo, como a luta pela geração forte em ferro na Malásia, o empoderamento de vendedores ambulantes na África Ocidental ou as ações de agricultura regenerativa no Brasil, avançando coletivamente para um sistema alimentar mais inclusivo e regenerativo.
A Danone também apoiou e foi mentora para parceiros em suas próprias jornadas de certificação – por exemplo, com parceiros agricultores na Espanha e nos Estados Unidos, e por meio de colaborações de negócios sociais como Danone Communities – demonstrando seu compromisso em incorporar saúde e sustentabilidade no centro do negócio e apoiar a missão mais ampla da B Corp™.
Antoine de Saint-Affrique, CEO da Danone, comentou:
“Tornar-se uma B Corp™ líder é evidência do compromisso duradouro da Danone em combinar desempenho e responsabilidade – que está em nosso DNA. Este marco demonstra nossos esforços renovados em colocar sustentabilidade financeira e social no centro do nosso negócio – construindo resiliência, impulsionando inovação e entregando valor de longo prazo para todos os stakeholders. Aproveito para agradecer ao trabalho transformador das equipes Danone em todo o mundo, que entregam incansavelmente nossos objetivos e continuam elevando o padrão.”
O movimento B Corp™ capacita as empresas a assumirem um papel ativo na solução de alguns dos desafios globais mais urgentes da atualidade e reflete a crescente demanda dos consumidores para que os negócios entreguem valor de forma significativa.
Clay Brown, Co-Líder Executivo da B Lab, disse:
“A Danone desempenhou papel fundamental no crescimento do movimento B Corp™. Desde o piloto do caminho multinacional até a mentoria de outras empresas pelo grupo B Movement Builders, a Danone ajudou a aumentar a conscientização sobre o que é um bom negócio – atendendo às expectativas de consumidores cada vez mais conscientes. Sua liderança inspirou outros a se juntarem ao movimento e se comprometerem a fazer negócios de forma diferente, ajudando-nos a alcançar impacto coletivo em escala.”
Enquanto a Danone continua incorporando a governança de stakeholders em suas operações, a empresa está atualmente trabalhando em estreita colaboração com a B Lab para avaliar como multinacionais podem se engajar da melhor forma com os novos padrões.
No Brasil
A Danone foi a primeira grande indústria de alimentos e bebidas a conquistar o selo B Corp no Brasil para 100% do seu portfólio, em 2021, e em 2024 superou a pontuação da avaliação anterior (101 pontos conquistados x 84,7 anteriores), sendo reconhecida por sua atuação nas áreas de nutrição médica, sustentabilidade, inclusão e governança. Essa última, com a certificação Pró-Ética 2022-2023, emitida pela Controladoria-Geral da União (CGU), que reconhece o compromisso com a integridade e a ética nos negócios.
Um dos pilares de atuação que mais contou para que a Danone obtivesse uma nota ainda mais alta na recertificação B Corp foi o trabalho contínuo com alimentos voltados para a nutrição médica. A companhia possui um portfólio de produtos saudáveis e as linhas de lácteos e nutrição especializada que contemplam soluções para nutrição infantil, alergia, nutrição para adultos. Além disso, vem se dedicando para oferecer alimentos com valor nutricional superior com foco na população idosa e em pacientes com câncer.
No Brasil, a Danone segue como uma das líderes do movimento “Big Bs”, formado por empresas B que promovem ações conjuntas em prol da sustentabilidade.









































