Curso Jurado Jovem e Dia do Pequeno Cabanheiro atraíram estudantes e crianças para perto de animais Hereford e Braford.
A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) dedicou o sexto dia da 48ª Expointer, que vai até domingo, 7 de setembro, às crianças e jovens com duas atividades voltadas a esse público. Primeiro, o curso Jurado Jovem, que tem por objetivo principal aproximar os jovens do universo da pecuária de corte, despertando o interesse pelo melhoramento genético e pela importância da avaliação criteriosa dos animais em pista. Ao longo do programa, os participantes entraram em contato com fundamentos técnicos, práticos e teóricos, que contribuem para sua formação e para o fortalecimento da cadeia produtiva.
Entre os assuntos abordados, padrão racial e morfologia, critérios de julgamento e dados relativos à melhoramento genético. A atividade foi conduzida pelos integrantes do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, Luis Henrique Della Giustina e Bruno Delabary.
Della Giustina lembrou que já participou do processo quando mais jovem. “Eu acho um momento fundamental para iniciar a fazer com que essa moçada goste e começe a entender esses processos”, avaliou.
Já para Delabary, a renovação sempre é importante. “A gente tem visto que, além da renovação, a sucessão nos negócios também é fundamental e evita a estagnação. Sendo assim, a ABHB, junto com a sua Comissão Jovem, está de parabéns por essas iniciativas”, elogiou.
A outra atividade coordenada pela Comissão Jovem da ABHB, ocorreu pela primeira vez: o Dia do Pequeno Cabanheiro. Crianças foram orientadas pelo integrante do Conselho Técnico do Braford, Leno Oliveira, sobre como funciona a lida com os animais. Depois aconteceu uma atividade mais prática com um terneiro e uma vaca, onde os pequenos aprenderam a conduzir os animais orientados por cabanheiros.
A integrante da Comissão Jovem da ABHB, Izabela Duarte, afirmou que a ideia básica foi trazer os pequenos para perto desse universo. “Queremos que eles venham mais para dentro da atividade, não fiquem apenas observando ao redor. Nós já temos o Jurado Jovem, que é algo mais técnico”, comparou. Segundo Izabela, a partir da propagação da experiência de quem participou hoje, o evento só tende a crescer nos próximos anos. “Essa é a nossa intenção: espalhar cada vez mais esse amor pelas raças”, concluiu. O Curso Jurado Jovem e o Dia do Pequeno Cabanheiro reforçam o compromisso da ABHB com a formação de novas lideranças e a valorização da sucessão na pecuária de corte.