Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
domingo, 9 de novembro de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
Empresas e Produtos
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco

Agronegócio brasileiro deve assumir a liderança internacional da questão ambiental

  • 18 fevereiro, 2021
  • Campinas, SP,
  • -Meio Ambiente

Recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aumenta a pressão para o cultivo sustentável, e produtores e agroindústrias brasileiras devem se adiantar nesse processo e assumir a vanguarda internacional da sustentabilidade.

Durante todo o seu período de campanha nos Estados Unidos, o democrata Joe Biden prometeu que seria firme com as questões ambientais. Recém-eleito presidente, ele já deu sinais de que a pauta ambiental será mesmo um dos alicerces do seu governo. Em seus primeiros dias de mandato ele levou para aprovação um novo pacote de medidas para proteção ao meio ambiente. Vale lembrar que também já está marcado para novembro desde ano, a COP 26, na cidade de Glasgow, Reino Unido, cujo objetivo declarado é o de conclamar os atores internacionais à justamente acelerarem a implementação dos objetivos do Acordo de Paris.

Esta nova realidade acende o alerta para os países cujo setor produtivo ainda não se adaptou completamente aos padrões internacionais de ESG, e o do Brasil, um dos maiores produtores de proteínas e grãos do mundo, está nessa lista. Para não perder espaço no mercado internacional os brasileiros terão que se ajustar e mais do que nunca adotarem o mais alto nível dos padrões de sustentabilidade, tais como a inclusão de certificações e processos de rastreabilidade em seus produtos.

Segundo Claudine Saldanha Cesar Pinheiro Machado, economista, doutora em agronegócios e CEO da boutique financeira Pinheiro Machado, neste primeiro momento, o Brasil vê-se diante de um cenário internacional no qual a exigência de produção no mais alto padrão de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) assume tons de unanimidade.

Isso porque a nova administração norte-americana vem agora juntar-se à União Europeia no escalonamento das exigências de cumprimento de critérios de sustentabilidade, não somente para as suas importações, mas também para os seus investimentos, ou seja, mesmo a parte financeira terá, cada vez mais, de comprovar seu comprometimento com o mais alto padrão de ESG. A China, por sua vez, maior parceira comercial do Brasil, também já vem dando sinais de que adotará a mesma postura de exigência ambiental, mantida por EUA e União Europeia (EU). “O Brasil, assim, na qualidade de maior produtor e exportador de uma série de produtos, vê-se diante de uma postura praticamente unânime dos demais países com relação à importância de padrões de sustentabilidade para o agronegócio”, destaca.

Já no curto e no médio prazo, essa unanimidade internacional poderá sim impactar na produção e na comercialização do Brasil. De acordo com a especialista, os produtores que se adaptarem mais rapidamente a essas exigências internacionais terão acesso privilegiado a crédito, insumos e mercados. Aqueles que demorarem um pouco mais a reagir perderão mercados e terão dificuldades ainda maiores de financiamento. “O maior erro de análise, aqui, será certamente o de o produtor ou agroindústria individual achar que por esses mercados dependem da produção brasileira, e que, por isso, vão ter que aceitar os nossos padrões de produção, isso é um equívoco. O mercado não funciona no agregado. Funciona negócio a negócio. Assim, o mais provável é que aqueles produtores individuais recalcitrantes percam acesso a mercados e oportunidades, além de verem seus produtos perderem preço. Agora em casos mais extremos de restrições mais duras, esses produtores e industriais resistentes poderão ser, de fato, expelidos do mercado”, ressalta.

Como nos preparar?

Os produtores e industriais brasileiros precisam, antes de mais nada, tomar a decisão estratégica de estar na vanguarda internacional da adoção dos padrões mais altos de sustentabilidade nos seus negócios individuais. Feito isso, a sua operacionalização passa, dependendo do tamanho da organização, pela estruturação de um departamento de sustentabilidade, que pode ou não ser terceirizado.

Esse departamento deverá se ocupar da implementação desses padrões, arregimentando consultores externos para isso. É importante que tanto os membros internos quanto os externos dominem o inglês no mais alto nível, uma vez que se busca adequação a padrões internacionais de sustentabilidade e não apenas aos níveis que normalmente se encontram disponíveis no mercado interno brasileiro. “O produtor ou agroindústria precisará engajar-se diretamente com uma série de atores internacionais, tais como certificadores, provedores de serviço de rastreamento, financiadores, agências de avaliação, entre outros”, ressalta Claudine.

É importante destacar que ainda que a adoção de padrões de sustentabilidade esteja se tornando uma unanimidade internacional, não existe, ainda, um conjunto pré-estabelecido de critérios de aferimento. Existem padrões voluntários que buscam garantir que os produtos não prejudicam o meio ambiente e nem as pessoas envolvidas naquela produção, como proposto pelo Fórum das Nações Unidas sobre Padrões de Sustentabilidade (UNFSS, na sigla em inglês).

Atualmente, na busca por certificações ambientais as exigências variam, principalmente, em dois eixos: industrial e geográfico. Isto é, as medidas a serem adotadas pelos produtores e agroindústrias dependem, primeiramente, do produto em questão e, em segundo lugar, do mercado em que este produto será entregue. “O primeiro passo, é uma tomada de decisão estratégica do comando da empresa para adotar uma política de sustentabilidade. Essa política deverá ser estruturada em três eixos prioritários: ambiental, social e de governança (as três letras da sigla em inglês, ESG – environment, social and governance). A partir daí, deve-se estabelecer planos de metas de curto, médio e longo prazos, com a concomitante implementação de medidas de monitoramento, avaliação e relato”, ressalta a especialista.

O produtor ou agroindústria em questão deverá, no desenvolvimento de sua política de sustentabilidade, trabalhar com certificadoras e agências de avaliação internacionais, especializadas na sua indústria de operação e no seu mercado-alvo. Por exemplo, um produtor de proteína animal ou frigorífico que tenha por meta abrir o mercado europeu, deverá trabalhar com agências européias e, mais importante, com bancos e fundos europeus, adaptando-se aos seus critérios de investimento. Um outro produtor, focado no mercado chinês, por outro lado, deverá buscar adaptar-se aos critérios estabelecidos por agências voltadas para o mercado asiático. “Não existe, assim, uma receita pronta para a obtenção de certificações ambientais. Tudo depende do produto, do mercado e da fonte escolhida de financiamento. O fundamental aqui, de início, é o produtor ter em mente que se trata de uma decisão estratégica global do seu negócio, que necessitará de atenção e acompanhamento constantes. Trata-se não só de um processo de certificação, mas sim de um verdadeiro esforço de internacionalização da empresa”, esclarece a CEO.

Auxílio de um especialista

O caminho mais curto para agroindústrias e produtores nessa busca de conformidade aos padrões das ambientais internacionais, é por meio de especialistas que já tenham expertise internacional, como é o caso da boutique financeira Pinheiro Machado. Contando com uma rede global de parceiros, a startup está perfeitamente posicionada para coordenar os processos internos de adaptação a padrões de ESG, tanto para produtos quanto para mercados específicos.

A assessoria ajudará a desenvolver a estratégia global do cliente, desde a concepção da política de sustentabilidade da empresa até a sua implementação e monitoramento, identificando quais os melhores certificados, tecnologias e parceiros internacionais ela deve buscar. Uma vez identificados os “targets”, a assessoria implementará a política de ESG do cliente, pela organização e coordenação de um time de apoio, composto, normalmente, por assessores jurídicos, contábeis e técnicos. “Este é um trabalho de longo prazo, mas com inúmeros benefícios comprovados para empresas, como acesso a mercados, melhor precificação, valorização da empresa, entre outros. Além disso, e mais interessante, trata-se de um processo de engajamento com o exterior, que, a partir daí, servirá para construir parcerias e relacionamentos de longo prazo em nível internacional”, afirma a doutora.

Ainda segundo a especialista, o Brasil como potência agrícola que é, está diante de uma grande oportunidade de assumir uma posição de liderança global. O país não pode ficar na posição de receptor passivo, de vítima, enfim, dos regimes internacionais. O país deve assumir uma posição de liderança e se engajar no cenário internacional de forma pró-ativa, definindo os termos desses regimes, dessas regras e padrões de sustentabilidade. Somente assim a produção brasileira estará na vanguarda dos padrões internacionais, e, por estar à frente, garantirá acesso privilegiado aos mercados internacionais e venderá, com prêmio, a sua produção, a sua expertise e as inovações tecnológicas que advirão desse protagonismo global.

Essa é a estratégia de muitos países bem menores do que o Brasil que, assim, conseguem uma posição de liderança nos mercados agrícolas internacionais. “A Dinamarca, por exemplo, é um país de 5,8 milhões de habitantes que, por estar na vanguarda da sustentabilidade internacional, tem em seu sistema de cooperativas alguns dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas de alta-qualidade. Estima-se que a agroindústria dinamarquesa detenha sozinha cerca de 15% do mercado global. Essa performance impressionante para um país de dimensões e população tão reduzidas demonstra o potencial de resultados a serem atingidos pela adoção de uma posição de liderança internacional. Esse é o caminho para o Brasil”, finaliza Claudine.

  • Pinheiro Machado,
  • Assessoria de Imprensa,

Notícias Relacionadas

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes em outubro e nos 10 primeiros meses de 2025

Leia Mais
7 de novembro de 2025
Exportação

Tanzânia abre mercado para 14 produtos brasileiros

Leia Mais
7 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Brasil lança plano para aumentar financiamento climático para US$1,3 trilhão por ano

Leia Mais
7 de novembro de 2025
Economia

“Quando o setor do leite vai mal, a economia também sofre”, destaca a FAESC, durante audiência pública

Leia Mais
7 de novembro de 2025

Revista PecSite

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

Notícias Relacionadas

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes em outubro e nos 10 primeiros meses de 2025

Em outubro as três principais carnes exportadas pelo Brasil registraram aumento anual de volume, com

Leia Mais
AviSite - Redação 7 de novembro de 2025
Exportação

Tanzânia abre mercado para 14 produtos brasileiros

Mercado é um dos principais no continente africano, afirma ministério da Agricultura. A Tanzânia confirmou

Leia Mais
Giovana - Redação 7 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Brasil lança plano para aumentar financiamento climático para US$1,3 trilhão por ano

Depois de um ano de negociações, o Brasil, anfitrião da COP30, apresentou na quarta-feira um

Leia Mais
Giovana - Redação 7 de novembro de 2025
Economia

“Quando o setor do leite vai mal, a economia também sofre”, destaca a FAESC, durante audiência pública

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) participou da audiência

Leia Mais
Giovana - Redação 7 de novembro de 2025
Empresas & Profissionais

JBS transforma resto de couro em fertilizante na Europa

Farelo de rebaixe se torna matéria-prima para fertilizantes na Itália, com impacto na economia circular

Leia Mais
Giovana - Redação 7 de novembro de 2025
Empresas & Profissionais

Minerva tem lucro de R$ 120 milhões no 3º tri com impulso das exportações

Companhia ressalta que integração de novos ativos chegou a fase final e avançou de “forma

Leia Mais
Giovana - Redação 7 de novembro de 2025

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
EVONIK
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard

Últimas Notícias

Política

Fávaro: decisão de Dino sobre Moratória é bom momento para diálogo prevalecer

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, defendeu que o diálogo prevaleça entre produtores, tradings e

Leia Mais
7 de novembro de 2025
Mercado

Mercado do boi gordo fechou ontem, quinta-feira, com estabilidade em São Paulo

Após a alta de quarta-feira (5/11), as cotações permaneceram firmes, sem mudanças nesta quinta-feira. A

Leia Mais
7 de novembro de 2025
Mercado

Preços da reposição do boi e da vaca registram alta

Os preços dos animais de reposição e da vaca têm registrado avanços consistentes nas principais

Leia Mais
6 de novembro de 2025
Economia

Rabobank: entre tarifas e apertos de mãos

O Rabobank divulgou o estudo que traz o panorama semanal do cenário macroeconômico brasileiro. No

Leia Mais
6 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Mesa Brasileira leva mensagem sobre o papel da pecuária sustentável à COP30

Entidade integra agendas e debates sobre sustentabilidade, clima e segurança alimentar durante a Conferência. A

Leia Mais
6 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Sistema CNA/SENAR mostra agro sustentável na COP 30

Painéis, debates e ações vão ocorrer na AgriZone e na Blue Zone. O Sistema CNA/Senar

Leia Mais
6 de novembro de 2025
Mercado

Custo do leite cru fecha setembro com leve deflação

O Índice de Insumos para Produção de Leite Cru do Rio Grande do Sul (ILC)

Leia Mais
6 de novembro de 2025
Mercado

“Antidumping é a única alternativa para reduzir os impactos das importações de leite”, afirma CNA

Entidade participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, na terça (4). A Confederação da

Leia Mais
6 de novembro de 2025
Empresas & Profissionais

Aurora entra no ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2025

Estudo da TM20 Branding, publicado pelo InfoMoney, coloca a marca pela primeira vez no ranking,

Leia Mais
6 de novembro de 2025
Sustentabilidade

COP30: CEO Global da JBS destaca pecuária regenerativa como uma das soluções para o clima

Empresa reforça atuação com sustentabilidade, rastreabilidade e apoio a pequenos produtores no evento promovido pela

Leia Mais
5 de novembro de 2025
Vagas & Carreira

Sistema FAESC/SENAR promove mais de 460 treinamentos gratuitos neste mês

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à

Leia Mais
5 de novembro de 2025
Empresas & Profissionais

JBS tem 200 vagas de emprego abertas no interior de SP

Oportunidades são para áreas operacionais, motoristas e no programa de Jovem Aprendiz; maioria das posições

Leia Mais
5 de novembro de 2025
Mercado

Conseleite, Sindileite e FAESC pedem medidas emergenciais para conter a crise do leite

            Em Comunicado à Imprensa distribuído na última segunda-feira, as principais entidades de representação e defesa

Leia Mais
5 de novembro de 2025
Saúde Animal

Instituto de Zootecnia sedia XXXV Treinamento em métodos de diagnóstico e controle da brucelose e tuberculose animal

A sede do Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado

Leia Mais
5 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Sete empresas de commodities agrícolas podem reduzir emissões de uma Noruega, diz Trase

Top 7 inclui JBS, Minerva e Marfrig (atual MBRF); algumas empresas questionam metodologia. Um seleto

Leia Mais
5 de novembro de 2025

Últimas Notícias

Política

Ministro Carlos Fávaro assume presidência da JIA

Posse ocorreu nesta terça feira (4) na Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025.

Leia Mais
Giovana - Redação 5 de novembro de 2025
Empresas & Profissionais

JBS transforma resto de couro em fertilizante na Europa

Farelo de rebaixe se torna matéria-prima para fertilizantes na Itália, com impacto na economia circular

Leia Mais
Giovana - Redação 4 de novembro de 2025
Cursos e Eventos

Líderes das Américas iniciaram debates sobre o futuro do Agro

Abertura da Conferência internacional foi ontem, (3/11), no Palácio do Itamaraty, às 19h em Brasília,

Leia Mais
Giovana - Redação 4 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Emissões da agropecuária no Brasil estabilizam depois de sucessivos aumentos

Cenário indica caminhos para o setor contribuir para o cumprimento dos compromissos climáticos brasileiros. A

Leia Mais
Giovana - Redação 4 de novembro de 2025
Tributação

Reforma tributária no agro:  o que muda para o produtor a partir de 2026? 

CNA promoveu um fórum virtual, na quinta (30), para esclarecer as principais mudanças do novo

Leia Mais
Giovana - Redação 4 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Brasil pode adicionar até R$ 94,8 bilhões ao PIB por ano até 2030 com tecnologias sustentáveis no agro, aponta estudo da FGV

Práticas agrícolas e pecuárias de baixo carbono têm potencial de impulsionar a economia nacional, gerar

Leia Mais
Giovana - Redação 3 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Responsabilidade, planejamento e ação: os papéis da comunicação para informar sobre a sustentabilidade na pecuária

*Por Elídio Okano A pecuária brasileira vive um momento decisivo. De um lado, há o

Leia Mais
Giovana - Redação 3 de novembro de 2025
Saúde Animal

Sanidade Animal: campanha de atualização obrigatória para todas as espécies começou no sábado em SP

O Estado de São Paulo iniciou no último sábado, dia 1º de novembro, a Campanha

Leia Mais
Giovana - Redação 3 de novembro de 2025
Logística

2º Simpósio de Integração Logística do Sul discute projeto ferroviário

Programação inclui painéis com representantes do setor produtivo, autoridades e especialistas em transporte multimodal. Lideranças

Leia Mais
Giovana - Redação 3 de novembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Boi, suíno e frango: comportamento dos preços em outubro e nos 10 primeiros meses do ano

Iniciado em setembro passado, o processo de recuperação de preços do frango vivo teve continuidade

Leia Mais
AviSite - Redação 31 de outubro de 2025
Economia

Perspectivas para o Agronegócio 2026

O Rabobank divulgou o relatório Perspectivas para o Agronegócio 2026, que oferece um panorama macroeconômico

Leia Mais
Giovana - Redação 31 de outubro de 2025
Economia

Com inadimplência recorde e perda de rentabilidade, agro vive paradoxo

Produção de grãos na safra 2025/2026 deve crescer novamente, mas campo vive dificuldades financeiras. O

Leia Mais
Giovana - Redação 31 de outubro de 2025
Empresas & Profissionais

Minerva Foods promove debates sobre pecuária sustentável e descarbonização na COP-30

Durante a conferência, Companhia realiza o Minerva Talks, série de painéis sobre inovação, segurança alimentar

Leia Mais
Giovana - Redação 31 de outubro de 2025
Mercado

CNA alerta para crise no setor leiteiro

João Martins falou das medidas da Confederação para o setor. O presidente da Confederação da

Leia Mais
Giovana - Redação 31 de outubro de 2025
Produção

Produção artesanal de queijos cresce 300% em São Paulo e ganha impulso com a criação das Rotas do Queijo Paulista

Ambiente regulatório favorável e valorização dos produtos impulsionam o avanço dos queijos paulistas e fortalecem

Leia Mais
Giovana - Redação 31 de outubro de 2025

mais lidas dos últimos 7 dias

  • CBNA: Nutricionistas debatem nutrição pré-natal e de animais jovens publicado em 27 de outubro de 2021
  • BRF lucrou R$ 594 milhões e teve melhor primeiro trimestre da história publicado em 8 de maio de 2024
  • Rabobank: entre tarifas e apertos de mãos publicado em 6 de novembro de 2025
  • Fornecimento e consumo adequado de água garantem melhor desempenho aos bovinos publicado em 20 de julho de 2022
  • Quais são as carnes mais consumidas no Brasil? Veja lista publicado em 3 de julho de 2024

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Se persistir, guerra pode trazer mais impactos negativos ao agro publicado em junho 24, 2025
  • CBNA: Nutricionistas debatem nutrição pré-natal e de animais jovens publicado em outubro 27, 2021
  • Superintendente do Imea participa da reunião do Núcleo de Relações Internacionais da CNA publicado em março 24, 2023
  • Embrapa lança protocolo que permite estimar produtividade do capim publicado em janeiro 10, 2025
  • Safra de milho segue reduzindo custos de confinamento no Brasil publicado em outubro 13, 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • CBNA: Nutricionistas debatem nutrição pré-natal e de animais jovens publicado em 27 de outubro de 2021
  • BRF lucrou R$ 594 milhões e teve melhor primeiro trimestre da história publicado em 8 de maio de 2024
  • Rabobank: entre tarifas e apertos de mãos publicado em 6 de novembro de 2025
  • Fornecimento e consumo adequado de água garantem melhor desempenho aos bovinos publicado em 20 de julho de 2022
  • Quais são as carnes mais consumidas no Brasil? Veja lista publicado em 3 de julho de 2024

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Se persistir, guerra pode trazer mais impactos negativos ao agro publicado em junho 24, 2025
  • CBNA: Nutricionistas debatem nutrição pré-natal e de animais jovens publicado em outubro 27, 2021
  • Superintendente do Imea participa da reunião do Núcleo de Relações Internacionais da CNA publicado em março 24, 2023
  • Embrapa lança protocolo que permite estimar produtividade do capim publicado em janeiro 10, 2025
  • Safra de milho segue reduzindo custos de confinamento no Brasil publicado em outubro 13, 2025

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

A presença da empresa no país tornou-se sinônimo de eficiência para toda a cadeia avícola da América do Sul. Pág. 12

Leia mais »

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

Leia mais »

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

Leia mais »

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Acompanhe qual é a importância da tomada de decisão baseada em Inteligência Artificial (IA) na análise de dados. . Pág. 42

Leia mais »

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

Leia mais »

rp5

O condomínio de Produtores Rurais: As peculiaridades e os riscos assumidos

O agronegócio é uma potência no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo o único setor que continuou em crescimento durante a pandemia. Página 44.

Leia mais »

rp6

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

O novo sistema pode ser usado tanto para garantir um preço fixo na compra com entrega futura quanto para assegurar a fixação de preços de acordo com termos pré-definidos em edital. Página 48.

Leia mais »

rp7

Qualidade da água e sua influência no sucesso da pecuária

Elemento fundamental para a vida dos seres vivos, a água é um componente muito importante para a boa performance e para a saúde do rebanho. Página 30.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • SuiSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Cadastre-se
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTÍCIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Diário
      • Informativo Semanal
  • ESTATÍSTICA & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
Empresas e Produtos
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp