A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) realizou nesta quarta-feira, 3 de setembro, o julgamento de rústicos fêmeas e machos das raças Hereford e Braford. A atividade fez parte da 48ª Expointer, que vai até 7 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). O julgamento dos rústicos ocorreu na pista 7. Animais rústicos são exemplares criados no campo, sem confinamento como os da modalidade argola. A avaliação contou com a presença de criadores, técnicos e público especializado, reforçando a importância da seleção de animais produtivos e funcionais.
O julgamento de rústicos é tradicional na Expointer e tem grande relevância para a pecuária de corte, pois evidencia animais selecionados para desempenho a campo. O julgamento rústico fêmea Polled Hereford foi dividido em Puras de Origem (PO) e Puras por Cruzamento (PC).
A Melhor Fêmea Rústica Polled Hereford PO foi a de tatuagem 382, lote 15, expositores Vitor Leston, Jacques R. Leston e Débora Mendonça, estabelecimento Agropecuária Dom Vitor e Fazenda Querência Velha, de Santa Vitória do Palmar (RS). Melhor Fêmea Rústica Polled Hereford PC. foi a de tatuagem 2000, lote 22, dos expositores Vitor Leston e Jacques Rodrigues Leston, do estabelecimento Agropecuária Dom Vitor, de Santa Vitória do Palmar (RS).
Nos machos, o Grande Campeonato Hereford PO foi o de tatuagem T008, lote 23, do expositor Ricardo e Luciano Sperotto Terra, do estabelecimento Estância Tamanca, de Santa Vitória do Palmar (RS). O melhor rústico Hereford PC foi o de tatuagem 1217, lote 35, dos expositores Vitor Leston e Jacques Rodrigues Leston, do estabelecimento Agropecuária Dom Vitor, de Santa Vitória do Palmar (RS). O melhor rústico Polled Hereford PO e Supremo Campeão foi o de tatuagem FIV291, lote 28, expositores Vitor Leston e Jacques Rodrigues Leston, do estabelecimento Agropecuária Dom Vitor, de Santa Vitória do Palmar (RS). O melhor rústico Polled Hereford PC e Supremo Campeão foi o de tatuagem U203, lote 38, dos expositores Ricardo e Luciano Sperotto Terra, estabelecimento Estância Tamanca, de Santa Vitória do Palmar (RS).
Na raça Braford, a melhor rústica foi a de tatuagem A08, do lote 72, expositores Félix Moglia Pons, Luis Della Giustina e Cabanha Santo Ângelo, estabelecimento Cabanha Tupambaé, Fazenda São Pedro e Cabanha Santo Ângelo. de Alegrete (RS). O melhor rústico Braford foi o de tatuagem FIVC 530, do lote 86, expositores Otto Manoel Alves e Douglas Uberti Rebelo, estabelecimento Braford São Bento e Braford Dona Duda. de Santiago e Sant’Ana do Livramento. (RS).
O jurado argentino, Alejandro Lauret disse ser um orgulho contribuir em uma feira tão significativa e qualificada como a Expointer. “Agradeço a todo o staff da ABHB, pela atenção e cuidados aos detalhes. Estão todos fazendo um trabalho excelente e tenho a oportunidade de atestar a qualidade dos animais Braford. Estão todos de parabéns”, concluiu.
O gerente de Operações da ABHB, Felipe Medeiros, disse que o dia foi desafiador. “Começamos com chuva e depois, perto do meio-dia, tivemos um sol muito forte e novamente chuva à tarde, o que sempre atrapalha um processo de julgamento de animais”, ponderou. Medeiros lembrou também que houve falta de energia elétrica em uma parte da tarde, mas nada que impedisse o seguimento dos trabalhos. E avaliou os julgamentos de rústicos como mais um sucesso.