Cargill anuncia novos programas que fortalecem o compromisso com a agricultura sustentável no Brasil

Projetos apoiam os agricultores na produtividade, no uso sustentável da terra e na restauração das áreas, além de contribuir para regularização ambiental

A Cargill está conectando atores sociais das áreas agrícola, ambiental, acadêmica e empresarial em um conjunto de programas que apoiem os agricultores na implementação de práticas ainda mais sustentáveis no Brasil. A empresa está fazendo parcerias para o desenvolvimento de programas com foco na regularização ambiental e na restauração de 100 mil hectares de áreas de proteção permanente e reservas legais, fortalecendo seu compromisso com a agricultura sustentável, que é fundamental para a segurança alimentar e para o planeta.

Os novos programas selecionados pela Cargill complementarão os esforços contínuos para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva mais sustentável que concilie produção e preservação, como o programa de certificação 3S, o investimento no Land Innovation Fund for Sustainable Livelihoods, ampliação da rastreabilidade da cadeia de suprimentos, além de apoio aos programas que incentivam a produtividade por meio da integração lavoura e pecuária (ILV) e integração lavoura, pecuária e floresta (ILVF) com apoio ao programa Integra Zebu e à parceria com Sistema FAEMG/SENAR/INAES e Sindicato Rural de Uberlândia.

“Os produtores têm um papel central na jornada de termos uma agricultura sempre à frente e sustentável”, afirma Renata Nogueira, líder de Sustentabilidade das Cadeias de Suprimentos Agrícolas da Cargill na América do Sul. “Quando fazemos parceria com agricultores, podemos ajudar a tornar a adoção de práticas sustentáveis não apenas a coisa certa a fazer, mas também financeiramente viável. É assim que criamos impactos reais e positivos no ecossistema que alimentarão as pessoas por gerações”.

Renata Nogueira, líder de Sustentabilidade das Cadeias de Suprimentos Agrícolas da Cargill na América do Sul

Restaurando áreas e melhorando a biodiversidade

Por meio de iniciativas de restauração, a Cargill restaurará 100.000 hectares nos próximos cinco anos. Além do impacto positivo no ecossistema e na biodiversidade, os programas de restauração resultarão em melhores condições de vida dos agricultores e mais inovação, proporcionando uma restauração mais eficiente e em larga escala.

O desenvolvimento do programa de restauração reuniu alguns dos mais relevantes especialistas em restauração do Brasil, incluindo professores e pesquisadores de importantes universidades brasileiras e instituições como Agroicone, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Bioflora, Conservation International (CI), Instituto Perene, SLC Agrícola, Solidaridad, Way Carbon e World Resources Institute (WRI), que se reuniram durante mais de um ano para desenhar o programa.

Na fase piloto, foram selecionados sete projetos de restauração em diferentes biomas. Juntos eles somam 6 mil hectares em restauração. Os projetos apoiados são: 1) Territórios da Mata, em Machadinho (RS), com a Solidaridad; 2) Inciativa Verde, com Agroícone e Caminhos da Semente; 3) Rede de Sementes do Cerrado, com Araticum, ICMBio e cooperativas rurais de comunidades locais; 4) PRETATERRA, com o fundo UBS Optimus; 5) Restaura Tocantins, com o governo estadual e Instituto Perene; 6) Orla do Lago Paranoá, com o governo do Distrito Federal; 7) Fazenda São Geraldo, em parceria com Bioflora.

Trabalhando com agricultores na agricultura sustentável

Os novos programas criados em parceria com organizações ambientais nacionais e regionais também irão:

  • Apoiar os agricultores no desenvolvimento de técnicas para gerenciar suas áreas produtivas de uma forma mais sustentável
  • Fornecer incentivos e recursos para aumentar a lucratividade
  • Desenvolver recursos para ajudar os agricultores na regularização ambiental

Um exemplo disso é parceria com a consultoria Preserv Ambiental, do Maranhão, que atua junto a pelo menos 35 produtores de cinco municípios no Sul do Estado, o equivalente a 60 mil hectares do bioma Cerrado. O projeto apoia os produtores para promover a regularização ambiental em suas propriedades e visa a inclusão no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que permitirá a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

“Criar sistemas agrícolas que proporcionem retorno econômico aos agricultores e acesso a suporte técnico para regularização ambiental e restauração de terras, com uso eficiente dos recursos naturais, é imperativo para gerar mudanças duradouras no Brasil”, afirma Pollyanna Câmara, sócia da Preserv Ambiental. “Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Cargill em seus esforços para apoiar os agricultores no Brasil que, em troca, terão um impacto global positivo”, completa.

Para saber mais sobre os programas mais recentes da Cargill visite nosso site.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Revista PecSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

boi (1)

Ministério da Agricultura suspende vacinação contra a Febre Aftosa em seis estados e no DF a partir de novembro de 2022

A ação faz parte do projeto de tornar todo o país livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. Página 20.

rp-1

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 22.

 

 

rp2

Pesquisa auxilia na identificação de genes relacionados à resistência à babesiose bovina

O rápido diagnóstico sobre quais parasitos atacam os animais auxilia o criador a identificar o tipo de agente logo no início dos sintomas. Página 27.

rp3

Uso de tecnologias na pecuária contribui para reduzir metano e diminuir impacto no clima

Em 2021, durante a 26ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP26, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir 30% das emissões de metano até 2030. Página 40.

boi (6)

Estudo demonstra impactos socioeconômicos da recuperação de pastagens pelo Plano ABC

Além da mitigação de emissões, a tecnologia permitiu o aumento da renda do produtor rural e da produtividade nas pecuárias de corte e de leite. Página 36.

rp5

O condomínio de Produtores Rurais: As peculiaridades e os riscos assumidos

O agronegócio é uma potência no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo o único setor que continuou em crescimento durante a pandemia. Página 44.

rp6

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

O novo sistema pode ser usado tanto para garantir um preço fixo na compra com entrega futura quanto para assegurar a fixação de preços de acordo com termos pré-definidos em edital. Página 48.

rp7

Qualidade da água e sua influência no sucesso da pecuária

Elemento fundamental para a vida dos seres vivos, a água é um componente muito importante para a boa performance e para a saúde do rebanho. Página 30.

Fale agora no WhatsApp