Edições realizadas em Barretos (SP) e em Santa Maria (RS) deram a largada para uma série de eventos promovidos pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack.
Os concursos de carcaça, etapa decisiva para aferir a excelência dos animais da raça Angus, têm sido o destaque das atividades da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack em outubro. As edições em parceria com os frigoríficos Minerva Foods e Silva, realizadas, respectivamente, nos dias 16 e 17 de outubro, em Barretos (SP) e Santa Maria RS, deram a largada para um calendário repleto de eventos que unem todos os elos do Programa Carne Angus Certificada – do produtor até o consumidor final.
Nos concursos de carcaça, os pecuaristas participantes selecionam seus melhores animais para que, nos frigoríficos, sejam analisadas características da raça, idade e acabamento. Cada carcaça recebe uma pontuação e, a partir dela, é calculada a nota média do lote de bovinos. “O concurso é uma grande oportunidade para o produtor apresentar o que há de melhor em sua propriedade e, ao mesmo tempo, avaliar na prática como está seu rebanho diante de outros. É um momento de aprendizado, de observar o que o mercado mais exigente demanda e ajustar o que for necessário para continuar evoluindo com a raça”, explica o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Maychel Borges.
A demanda mercadológica já faz parte dos critérios dos concursos, que baseiam seu regulamento no processo de certificação Angus. “São aceitos apenas novilhos com, no mínimo, meio-sangue Angus, até quatro dentes e com acabamento mediano e uniforme. Quanto mais jovem e melhor finalizado o animal, maior a nota. Isso estimula os pecuaristas a enviarem lotes mais precoces e bem acabados”, comenta a coordenadora do Programa Carne Angus Certificada, Mariana Borges Guazina.
Minerva Foods
No interior de São Paulo, Barretos foi o local que inaugurou os concursos de carcaça. A edição, realizada na quinta-feira (16) pela Associação em parceria com o frigorífico Minerva Foods, contou com o abate de 756 animais. O campeão do concurso foi o produtor Leandro Silva Martins, de Buriti Alegre (GO). Os 25 animais do lote 16 atingiram peso médio de 18,23@ e obtiveram uma pontuação de 91,8. O título de reservado campeão ficou com o pecuarista André Luiz Perrone dos Reis, de Barretos (SP). Seus 18 bovinos do lote 6 tiveram peso médio de 18,07@ e uma pontuação de 91,38.
Frigorífico Silva
Em Santa Maria, no interior gaúcho, foi realizada a segunda edição dos concursos de carcaça. O evento, promovido em parceria com o Frigorífico Silva na sexta-feira (17), contou com 319 animais abatidos. O campeão do concurso de fêmeas foi o pecuarista Ederson Anversa Buligon, de Júlio de Castilhos (RS). Os 25 animais do lote 10 atingiram peso médio 258,46@ e alcançaram a pontuação de 77,8. O reservado campeão foi do produtor Odilon Cótica, de André da Rocha (RS). As novilhas do lote 11 pesaram, em média, 242,6@ e receberam a pontuação de 61,4.
No concurso de machos, Luciano Augusto Sperotto, de Santa Vitória do Palmar (RS) foi o pecuarista vencedor. Os 23 animais do lote 8, que tiveram peso médio de 283,66@, chegaram à pontuação de 76,52. Já o reservado campeão foi o produtor Luís Otávio Gomes da Silva, também de Santa Vitória do Palmar. Seus 29 bovinos do lote 15 pesaram, em média, 306,81@ e alcançaram a pontuação de 74,6.