Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
terça-feira, 26 de agosto de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
Empresas e Produtos
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco

Empresa chinesa e Embrapa vão monitorar gado no Brasil usando sensores de cabeça

  • Nutrição
  • Redação
  • agosto 9, 2021
Baixar Arquivo

Além de sensores de internet das coisas, também serão utilizados colares inteligentes e balança de passagem para coletar dados como temperatura cutânea e frequência cardíaca e respiratória dos animais

Sensores de internet das coisas (uma tradução literal da expressão em inglês Internet of Things – IoT), colares inteligentes e balança de passagem serão usados de forma integrada para monitorar uma série de indicadores de produtividade, ambientais e de bem-estar animal em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Com isso, serão geradas tecnologias baseadas em modelos de inteligência artificial (IA) desenvolvidos pela Embrapa, usando como insumos os dados coletados pelos sensores e pela rede IoT, para apoio à tomada de decisão dos produtores.

Por meio de uma parceria firmada entre a Embrapa, a empresa chinesa Huawei e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) vão ser desenvolvidas aplicações tecnológicas para uso-piloto, que buscam melhorar a gestão e a produção em sistemas de integração. As empresas parceiras são responsáveis pela instalação da infraestrutura de conectividade, sensores de IoT e plataforma computacional, além de apoiar o desenvolvimento das soluções. A pesquisa terá duração de 12 meses e vai até abril de 2022, com orçamento de R$ 1,2 milhão.

Dois centros de pesquisa da Embrapa estão envolvidos diretamente nos estudos. A Embrapa Informática Agropecuária (SP) coordena o trabalho, visando desenvolver os algoritmos de Inteligência Artificial que darão suporte às aplicações relacionadas à predição de ganho de produtividade e ao índice de bem-estar animal para auxiliar o produtor. As tecnologias serão implementadas no campo experimental da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), onde são conduzidas pesquisas de longa duração em ILPF, para a coleta de dados de microclima e monitoramento animal.


Sistema automático de pesagem em campo com envio remoto de dados (BalPass). Foto: Embrapa Gado de Corte

A pesquisa a campo envolve três eixos: as variáveis fisiológicas do animal, o microclima e o ganho de peso. Os parâmetros de bem-estar animal e conforto térmico permitirão que o produtor rural perceba o nível de estresse do animal a campo e a interferência disso em sua produtividade”, relata Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa em Campo Grande.

“Esse conjunto de dados de sensores, aliado à rede de Internet das Coisas e Inteligência Artificial, vai ajudar a antecipar o ganho de produtividade dos animais e aferir se o sistema de produção está alinhado às boas práticas. As informações são importantes também para a adoção de protocolos e a certificação dos produtores, com a obtenção do selo Carne Carbono Neutro (CNC) ou Carne de Baixo Carbono (CBC), por exemplo”, acrescenta o analista de TI da Embrapa Camilo Carromeu.

Em 18 hectares de área de ILPF do campo experimental, a equipe técnica vai monitorar 32 bovinos de corte distribuídos em três sistemas de ILPF, para coletar de forma automática dados fisiológicos e comportamentais relativos ao nível de bem-estar, acompanhar o ganho de peso diário e aferir dados de microclima das condições ambientais. Serão verificadas a temperatura cutânea, frequência cardíaca e respiratória dos animais, além de tempo estimado para abate, entre outros fatores.

“A ideia é coletar o maior número de variáveis e indicadores de conforto para fornecer alertas aos pecuaristas, por meio de aplicativo de celular ou sistema Web, que os ajudem a tomar as melhores decisões, sob o ponto de vista econômico e ambiental”, explica o analista da Embrapa Eduardo Speranza. Os estudos devem indicar a necessidade de desenvolver e automatizar outras ferramentas futuramente, para aperfeiçoar as aplicações.

Para Stanley Oliveira, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Embrapa Informática Agropecuária, essa parceria é uma experiência inovadora. Por meio do credenciamento no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Unidade da Embrapa pôde se associar às empresas de tecnologia, que vão receber incentivos fiscais concedidos pela Lei de Informática, para investir em P&D nas áreas de hardware e automação.

Incentivos em P&D

A Embrapa Informática Agropecuária obteve o credenciamento, como instituição de pesquisa, junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati) do MCTI, por meio da Resolução Cati nº 40/2018, de 19 de julho de 2018. “Com isso, a Unidade se abre para novas possibilidades de investimentos e maiores incentivos para as empresas interessadas no desenvolvimento de soluções de tecnologia de informação”, de acordo com a chefe-geral, Silvia Massruhá.

O Cati é o órgão do MCTI cujas atividades estão relacionadas à gestão dos recursos destinados a atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação. Os investimentos são realizados pelas empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática e automação que fizeram jus a benefícios fiscais previstos na Lei de Informática.

Transformação de dados em informação

“As aplicações de Inteligência Artificial e Internet das Coisas podem criar uma grande revolução no setor da pecuária, por meio de possibilidades de automação e transformação de dados em informação, em tempo real – graças à conectividade móvel, em diversos setores da cadeia produtiva”, afirma Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei. “Nessa parceria com a Embrapa e CPQD, os dados coletados pelos sensores serão enviados à nuvem da Huawei, que contém Inteligência Artificial, para que toda a solução em desenvolvimento seja baseada nela. Isso vai permitir que o produtor tenha uma visibilidade sobre a produtividade do gado que hoje ele não tem, o que irá ajudar na tomada de decisão e, consequentemente, aumentará a eficiência e os ganhos na produtividade”, avalia.

A conectividade dos sensores será realizada por meio da rede móvel 4G NB-IoT, utilizando equipamentos Huawei. A solução de nuvem (cloud) da Huawei suportará o desenvolvimento de algoritmos com Inteligência Artificial embarcada. Pelo CPQD, serão fornecidos os componentes para a arquitetura de serviço, incluindo duas plataformas abertas que permitirão o armazenamento, a visualização e as análises dos dados em nuvem computacional.

“Essa parceria irá viabilizar uma solução tecnológica inovadora para atender demandas e agregar valor ao negócio dos produtores rurais brasileiros que operam no modelo ILPF. A combinação de Inteligência Artificial e IoT em uma plataforma integrada permitirá ampliar a previsibilidade e a produtividade no manejo e, ainda, contribuir positivamente para a sustentabilidade ambiental, com a redução na emissão de gases de efeito estufa”, declara Fabricio Lira Figueiredo, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Agronegócio Inteligente do CPQD.

Uma das tecnologias que o CPQD deverá fornecer ao projeto é a Dojot, uma plataforma aberta desenvolvida pela empresa para acelerar a criação de aplicações de IoT voltadas à realidade brasileira. A Dojot nasceu como uma proposta open source brasileira e hoje possui uma comunidade de usuários distribuída por diversas empresas e instituições, de diferentes setores, que utilizam a plataforma no desenvolvimento de aplicações IoT em áreas distintas, como agronegócio, cidades inteligentes, saúde e indústria.

Outra plataforma aberta é a de Inteligência Artificial para o Agronegócio (PlatIAgro), que tem como objetivo facilitar a construção de aplicações baseadas em Inteligência Artificial (IA), como machine learning em geral, visão computacional e processamento de linguagem natural no contexto do agronegócio brasileiro. A intenção é prover um ambiente com características que permitam ao usuário gerenciar modelos, fazer experimentações, comparar resultados e implantar de forma automatizada, dando mais agilidade ao desenvolvimento de aplicações IA voltadas ao setor.

Monitoramento de peso em tempo real

O monitoramento diário do ganho de peso dos animais será feito com o Sistema Automático de Pesagem em Campo com Envio Remoto de Dados (BalPass). O equipamento, desenvolvido em cooperação pela Embrapa Gado de Corte, Coimma e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), funciona com energia solar e possibilita acompanhar a curva de peso de cada animal, que é pesado individualmente, direto no pasto.

Os dados são obtidos por meio de sensores instalados nos corredores que levam o gado aos bebedouros ou cochos para alimentação. Cada animal, identificado por brinco eletrônico, tem sua pesagem registrada, avaliada e validada. Todas as informações serão transmitidas, armazenadas e processadas automaticamente, usando IoT. Com a tecnologia é possível identificar o ganho de peso do rebanho em tempo real, com maior confiabilidade dos dados e diminuição do estresse animal durante a pesagem.

Já para aferir as condições de bem-estar animal serão usados dispositivos eletrônicos conhecidos como Plataforma Eletrônica Bovina ou BEP, na sigla em inglês. A tecnologia também foi desenvolvida numa parceria entre a Embrapa Gado de Corte e a UFMS, e transferida para a Indext Soluções Tecnológicas, startup parceira no desenvolvimento da ferramenta.

Esse dispositivo tem a vantagem de ser do tipo vestível, ou seja, não é invasivo. O aparelho tem um cabresto no qual estão instalados sensores para o monitoramento simultâneo da frequência respiratória, cardíaca e temperatura superficial da pele. Os sensores também captam a temperatura ambiente, umidade relativa do ar e radiação solar. As informações podem ser visualizadas por meio de tabelas, gráficos e ainda no formato de alertas, exibidos quando algum parâmetro está fora dos limites normais.

“A integração de todas essas tecnologias é o principal diferencial da pesquisa, com o uso de sensores inteligentes e a construção de uma arquitetura baseada em Inteligência Artificial que permitirá levar os dados do campo, transformados em informações úteis, diretamente às mãos dos produtores rurais”, comenta Carromeu.

Para isso, ainda será utilizada a plataforma de APIs (do inglês, Interface de Programação de Aplicativos) da Embrapa. “A Plataforma AgroAPI, desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária, permitirá a integração de dados, informações e modelos agropecuários que serão gerados nessa pesquisa”, complementa Silvia Massruhá.

  • Fonte: Canal Rural
  • Autor:Redação

Notícias Relacionadas

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas quatro primeiras semanas de agosto de 2025

Leia Mais
26 de agosto de 2025
Empresas & Profissionais

Agroceres Multimix apresenta agZyme: maior eficiência na digestibilidade e redução de custos

Leia Mais
26 de agosto de 2025
Empresas & Profissionais

FS participa do VII Simpósio mato-grossense de bovinocultura de corte (SIMBOV)

Leia Mais
26 de agosto de 2025
Cooperativas

Castrolanda otimiza operação e diminui custos com automação e governança de cadastros no SAP

Leia Mais
26 de agosto de 2025

Revista PecSite

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

Notícias Relacionadas

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas quatro primeiras semanas de agosto de 2025

Faltando agora menos de um quarto para o encerramento de agosto (ou 5 de um

Leia Mais
AviSite - Redação 26 de agosto de 2025
Empresas & Profissionais

Agroceres Multimix apresenta agZyme: maior eficiência na digestibilidade e redução de custos

Resultado de anos de pesquisa e validação em condições tropicais, o agZyme, especialidade exclusiva da

Leia Mais
Giovana - Redação 26 de agosto de 2025
Empresas & Profissionais

FS participa do VII Simpósio mato-grossense de bovinocultura de corte (SIMBOV)

A FS – Fueling Sustainability –, uma das maiores produtoras de etanol de milho e

Leia Mais
Giovana - Redação 26 de agosto de 2025
Cooperativas

Castrolanda otimiza operação e diminui custos com automação e governança de cadastros no SAP

Após implementar um sistema de gestão de cadastros, cooperativa automatizou 84% dos processos de cadastros

Leia Mais
Giovana - Redação 26 de agosto de 2025
Cursos e Eventos

Brasil promove no México seminário técnico sobre segurança alimentar e comércio internacional de proteína animal

Segunda edição do Road Show 2025 da ABPA debaterá critérios da OMSA para fortalecer o

Leia Mais
Giovana - Redação 26 de agosto de 2025
Exportação

Empresas brasileiras de alimentos buscam mercado na Malásia

Brasil terá participação na feira halal MIHAS, em Kuala Lumpur. Empresas brasileiras de alimentos estão

Leia Mais
Giovana - Redação 26 de agosto de 2025

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
EVONIK
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard

Últimas Notícias

Cursos e Eventos

Embaixadora do Centro-Oeste acredita que CNMA é vitrine de oportunidades para mulheres do agronegócio

Vencedora do concurso Prato Brasil, Rafaela De Nápoli desde pequena se inspira no trabalho do

Leia Mais
26 de agosto de 2025
Legislação

Lei de Inovação busca aproximar empresas, Estado e instituições científicas para impulsionar o desenvolvimento

Com novos instrumentos e maior articulação entre os atores, legislação ganha força como caminho para

Leia Mais
26 de agosto de 2025
Mercado

Cotações do mercado do boi gordo abriram a semana estáveis em São Paulo

Com muitos compradores fora dos negócios e as escalas preenchidas, a cotação não mudou em

Leia Mais
26 de agosto de 2025
Mercado

Embrapa divulga Nota de Conjuntura do mercado de leite

Os preços internacionais do leite (indicador de preço mundial ao produtor, medido pelo IFCN em

Leia Mais
25 de agosto de 2025
Publicações

Impacto das mudanças climáticas no sistema de produção de proteína animal é tema de lançamento do “Editorias em Foco”, da Mundo Agro

“Clima & Produção Animal – Como reduzir perdas com calor, umidade e queda de produtividade”

Leia Mais
25 de agosto de 2025
Sustentabilidade

Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro e Rede ILPF assinam acordo para expansão do Sistema Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta no estado

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro e a

Leia Mais
25 de agosto de 2025
Cursos e Eventos

Mulheres pecuaristas participam de dia de campo para conhecer tecnologia de capim plantado por mudas

Na última quarta-feira, 20 de agosto, cerca de 100 mulheres pecuaristas, que integram o grupo

Leia Mais
25 de agosto de 2025
Economia

Agro precisa se preparar para o split payment

Tributarista Lucas Ribeiro, CEO da ROIT, explica como o novo instrumento torna o Fisco “coproprietário”

Leia Mais
25 de agosto de 2025
Mercado

Mercado do boi gordo fechou a semana com alta nas cotações

Após sete dias úteis de estabilidade nas cotações em São Paulo, o mercado iniciou a

Leia Mais
25 de agosto de 2025
Sustentabilidade

Entre a lei e o campo: desafios da regularização ambiental e da pecuária na Amazônia

A plena implementação do Código Florestal ainda está distante em todo o território nacional. Desde

Leia Mais
22 de agosto de 2025
Genética

Faesc alerta pecuaristas sobre os resultados parciais de levantamento de preços dos leilões de touros divulgados pelo GMG da Udesc

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) chama a atenção

Leia Mais
22 de agosto de 2025
Genética

Oferta de doses de sêmen bovino cresceu 14,37% no primeiro semestre de 2025

O mercado de genética bovina registrou expressiva alta no primeiro semestre de 2025, com crescimento

Leia Mais
22 de agosto de 2025
Agronegócio

Tarifaço: o papel da tecnologia na resposta do agro à decisão dos EUA  

*por Marcelo Maekawa e Thales de Lima No dia 6 de agosto, entrou em vigor

Leia Mais
22 de agosto de 2025
Mercado

Cotação  no mercado do boi gordo fechou a quinta-feira estável em São Paulo

O escoamento da carne bovina perdeu força. Parte dos frigoríficos reduziu o ritmo das compras,

Leia Mais
22 de agosto de 2025
Cursos e Eventos

10ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 será realizada em Nova Andradina (MS)

Nova Andradina (MS) sediará a 10ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, quando

Leia Mais
21 de agosto de 2025

Últimas Notícias

Mercado

Menor liquidez pressiona o mercado da carne bovina 

A menor liquidez típica de segunda quinzena vem pressionando as cotações da carne bovina no

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de agosto de 2025
Empresas & Profissionais

BRF e HPDC anunciam criação do Centro de Inovação em alimentos na fábrica de Jeddah

O Centro visa integrar pesquisa, inovação e tecnologia com a finalidade de atender as especificidades

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de agosto de 2025
Empresas & Profissionais

McDonald’s reduzirá preços de combos nos EUA após convencer franqueados

O McDonald’s está reduzindo o custo de seus combos nos Estados Unidos, após os consumidores

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de agosto de 2025
Empresas & Profissionais

Julgamento da fusão BRF-Marfrig no Cade é suspenso após pedido de vistas de conselheiro

O julgamento da fusão entre BRF e Marfrig no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de agosto de 2025
Sustentabilidade

CNA destaca contribuição do produtor rural para a sustentabilidade da carne bovina

Entidade participou de debate sobre o tema na última segunda (18).  O coordenador de Produção

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de agosto de 2025
Cursos e Eventos

Arenas do Conhecimento trarão debates estratégicos para moldar o futuro do agronegócio no 10º CNMA

Espaço destacará temas como sustentabilidade, liderança feminina e inovação nos dias 22 e 23 de

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de agosto de 2025
Mercado Externo

Mercado norte-americano para carne bovina se ajusta ao atual momento internacional

Os preços mais altos da carne bovina nos Estados Unidos refletem tanto a redução do

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de agosto de 2025
Empresas & Profissionais

Mercado do boi gordo fechou a quarta-feira estável em São Paulo

O mercado do boi gordo continuou com preços estáveis ontem, quarta-feira. A seguir, alguns fatores

Leia Mais
Giovana - Redação 21 de agosto de 2025
Mercado

Oferta de leite no campo segue crescente

Levantamento do Cepea mostra que o preço do leite captado em junho fechou a R$

Leia Mais
Giovana - Redação 20 de agosto de 2025
Exportação

Indonésia passará a importar carne bovina com osso do Brasil

Esta é a segunda abertura de mercado para esse produto neste mês. Os governos do

Leia Mais
Giovana - Redação 20 de agosto de 2025
Empresas & Profissionais

Minerva Foods expande programa Laço de Confiança para o Rio Grande do Sul

A iniciativa visa ampliar o relacionamento com os pecuaristas, oferecendo suporte técnico, informação e incentivo

Leia Mais
Giovana - Redação 20 de agosto de 2025
Empresas & Profissionais

Suplementação estratégica ajuda a manter desempenho durante seca

O período da seca representa um dos maiores desafios para a pecuária de corte no

Leia Mais
Giovana - Redação 20 de agosto de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Sindirações promove 5ª edição do Workshop de Laboratórios de Alimentação Animal

Evento será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, em Santa Catarina. Na programação,

Leia Mais
Giovana - Redação 20 de agosto de 2025
Economia

Exportações do agronegócio mineiro crescem 17% no período de janeiro a julho

O valor alcançado de US$ 11,4 bilhões foi puxado pelo café, que registrou valorização histórica

Leia Mais
Giovana - Redação 20 de agosto de 2025
Economia

Governo de SP e Banco Mundial anunciam investimento de R$1,1 bilhão para fortalecer o agro paulista

Em parceria com banco internacional, São Paulo terá montante disponível para investir no desenvolvimento sustentável

Leia Mais
Giovana - Redação 20 de agosto de 2025

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Embrapa divulga Nota de Conjuntura do mercado de leite publicado em 25 de agosto de 2025
  • Carnes: efeito no consumo per capita pelas previsões de produção e exportação do MAPA publicado em 26 de julho de 2023

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Prova da raça Brahman confirma evolução genética dos touros publicado em agosto 8, 2025
  • AgriFutura será palco para soluções tecnológicas e inovadoras desenvolvidas por startups do agronegócio publicado em fevereiro 11, 2022
  • Rússia renova quota para importação de carne bovina e de aves publicado em dezembro 18, 2023
  • Conacarne reunirá especialistas para debater o futuro da carne bovina em Belo Horizonte, MG publicado em agosto 4, 2025
  • Brasil abre mercados para farinhas e produtos para alimentação animal publicado em julho 15, 2022

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Embrapa divulga Nota de Conjuntura do mercado de leite publicado em 25 de agosto de 2025
  • Carnes: efeito no consumo per capita pelas previsões de produção e exportação do MAPA publicado em 26 de julho de 2023

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Prova da raça Brahman confirma evolução genética dos touros publicado em agosto 8, 2025
  • AgriFutura será palco para soluções tecnológicas e inovadoras desenvolvidas por startups do agronegócio publicado em fevereiro 11, 2022
  • Rússia renova quota para importação de carne bovina e de aves publicado em dezembro 18, 2023
  • Conacarne reunirá especialistas para debater o futuro da carne bovina em Belo Horizonte, MG publicado em agosto 4, 2025
  • Brasil abre mercados para farinhas e produtos para alimentação animal publicado em julho 15, 2022

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

A presença da empresa no país tornou-se sinônimo de eficiência para toda a cadeia avícola da América do Sul. Pág. 12

Leia mais »

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

Leia mais »

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

Leia mais »

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Acompanhe qual é a importância da tomada de decisão baseada em Inteligência Artificial (IA) na análise de dados. . Pág. 42

Leia mais »

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

Leia mais »

rp5

O condomínio de Produtores Rurais: As peculiaridades e os riscos assumidos

O agronegócio é uma potência no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo o único setor que continuou em crescimento durante a pandemia. Página 44.

Leia mais »

rp6

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

O novo sistema pode ser usado tanto para garantir um preço fixo na compra com entrega futura quanto para assegurar a fixação de preços de acordo com termos pré-definidos em edital. Página 48.

Leia mais »

rp7

Qualidade da água e sua influência no sucesso da pecuária

Elemento fundamental para a vida dos seres vivos, a água é um componente muito importante para a boa performance e para a saúde do rebanho. Página 30.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • SuiSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Cadastre-se
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTÍCIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Diário
      • Informativo Semanal
  • ESTATÍSTICA & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
Empresas e Produtos
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp