Nova solução autoadesiva da Avery Dennison apresenta adesão superior para produtos congelados e refrigerados, aliando conformidade e desempenho técnico.
O Brasil segue como protagonista no agronegócio global, ocupando a liderança mundial na exportação de proteínas, como frango e carne bovina. De acordo com um recente levantamento da consultoria Mordor Intelligence, o segmento de logística da cadeia fria — impulsionado principalmente pelos setores de carne e frutos do mar — movimentou US$ 2,94 bilhões no país em 2024 e deve crescer, em média, 10% ao ano até 2029.
O avanço é justificado pelas exportações aos mercados dos Estados Unidos e China, assim como pelo comportamento do consumidor nacional, que segue optando por carnes para o consumo diário, mesmo diante da alta de preços. E em meio a esse cenário, cresce a demanda por soluções que promovam segurança e transparência: o consumidor quer ter clareza sobre o que está comprando, confiar na origem e qualidade do produto, e contar com informações acessíveis e legíveis na embalagem, especialmente nos pontos de venda, onde a decisão de compra acontece.
Segundo Renato Rafael, gerente de produto para rótulos e etiquetas da Avery Dennison na América Latina, as etiquetas autoadesivas exercem um papel estratégico na logística, identificação e diferenciação dos produtos. Ele explica que mais do que cumprir obrigações regulatórias, os rótulos precisam resistir a condições extremas de temperatura, manter a legibilidade e garantir a integridade da informação – atributos que reforçam a rastreabilidade, apoiam a segurança alimentar e fortalecem a confiança do consumidor na marca.
“Os consumidores estão mais atentos à rotulagem, buscando informações claras sobre procedência, validade, modo de conservação e composição dos alimentos. À medida que o mercado de proteínas exige agilidade, conformidade e desempenho técnico elevado em todos os pontos da cadeia, as etiquetas fazem parte dessa entrega. E nesse sentido, soluções autoadesivas robustas e de alta performance são essenciais para comunicar com clareza, garantir a segurança e preservar a imagem da marca em embalagens muitas vezes desafiadoras, como bandejas plásticas e filmes diversos”, afirma Renato.
Para acompanhar a demanda crescente do segmento por soluções que atendessem a esses requisitos, a companhia anunciou recentemente o lançamento do Fasson® LT2570, uma nova tecnologia de adesivo desenvolvida especialmente para aplicações em ambientes refrigerados e congelados. Com temperatura de serviço variável (entre os -50º C e 70 ºC), a nova solução se adapta bem às condições da cadeia do frio, assegurando que a etiqueta permaneça fixa e funcional até a última etapa da jornada do produto, quando é adquirido pelo consumidor.
Renato reforça que além da alta performance em desempenho técnico, a nova solução traduz a busca das indústrias por soluções alinhadas às novas diretrizes de sustentabilidade. “A rastreabilidade e identificação são fundamentais para o setor frigorífico, e precisamos garantir que isso seja feito com responsabilidade ambiental. Por isso, estamos sempre atentos a materiais com menor impacto, alta eficiência e compatibilidade com iniciativas como a economia circular”, acrescenta.
Nesse sentido, a novidade conta com atributos relevantes, como a certificação do Programa BioPreferred, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que valida o uso de conteúdo de base biológica renovável na composição de sua formulação adesiva, deixando a estrutura mais sustentável. Além disso, o produto possui aprovação FDA para contato indireto com alimentos, ampliando sua adequação ao mercado global.
Quando combinada a filmes versáteis como o rígido PP Branco Fosco NTC (com tratamento corona e compatível com diversas tecnologias de impressão) e ao liner de papel glassine 60g, reciclável pelo programa de economia circular da Avery Dennison, o AD Circular, a solução se apresenta como uma alternativa completa e eficiente para as mais variadas aplicações refrigeradas e congeladas.
“O que antes era apenas uma exigência operacional, hoje se tornou uma vitrine da marca. A etiqueta comunica, protege e reforça o compromisso da indústria com a qualidade. Nossos esforços buscaram combinar todas essas funções com inovação e sustentabilidade, ajudando nossos clientes a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e regulado”, conclui Renato. Para mais informações sobre o Fasson® LT2570 e suas aplicações, acesse o site da companhia.