Esta é a segunda abertura de mercado para esse produto neste mês.
Os governos do Brasil e da Indonésia acertaram requisitos sanitários para permitir a exportação de carne bovina com osso, miúdos bovinos, produtos cárneos e preparados de carne brasileiros para o país asiático. Esta é a segunda abertura de mercado para esse produto neste mês de agosto. No início da semana passada, o Ministério da Agricultura anunciou que as Filipinas também passarão a importar as carnes brasileiras.
Sobre a Indonésia, o ministério disse que com 283 milhões de habitantes, seu mercado é considerado estratégico para a proteína animal.
“O consumo de carne bovina no país vem crescendo nos últimos anos, impulsionado pelo aumento da renda da população e pela expansão da classe média urbana”, disse a Pasta.
Ainda segundo o ministério, a medida representa uma conquista importante para o Brasil, maior exportador de carne bovina do mundo, e fortalece a parceria comercial com a Indonésia, que em 2024 importou US$ 4,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, especialmente dos complexos sucroalcooleiro e da soja, fibras e produtos têxteis.
Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 402 aberturas de mercado desde o início de 2023.