Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
terça-feira, 18 de novembro de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
Empresas e Produtos
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco

Inoculação multifuncional visa revolucionar as pastagens brasileiras

  • Nutrição
  • Assessoria de Comunicação
  • julho 28, 2021
Baixar Arquivo

A Embrapa Soja (PR) acaba de desenvolver uma tecnologia inovadora que associa microrganismos com propriedades multifuncionais (Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens) com potencial para aumentar, em média, em 22% a produção das pastagens com braquiárias, além de ampliar a absorção de nutrientes pelas plantas. De acordo com os pesquisadores da Embrapa Mariangela Hungria e Marco Antonio Nogueira, além de incrementar a produção de biomassa pelas forragens, a inoculação com microrganismos incrementa a absorção de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). “O desenvolvimento dessa tecnologia de inoculação multifuncional para pastagens reforça a liderança brasileira no uso de microrganismos na agricultura”, afirma Hungria ao ressaltar que a conquista também representa o compromisso com o desenvolvimento de sistemas produtivos e sustentáveis.

Esse inoculante multifuncional já está disponível para os produtores, por intermédio de uma parceria público-privada entre a Embrapa e a empresa Biotrop, que está lançando o pacote tecnológico denominado PASTOMAX. O pacote é composto de um kit com três produtos: PASTOMAX PK (Pseudomonas fluorescens); PASTOMAX N (Azospirillum brasilense) e PASTOMAX Protege (aditivo protetor, visando a proteção das bactérias contra dessecação e raios solares).

Para Jonas Hipólito, diretor de Marketing e Estratégia da Biotrop, o desenvolvimento do produto em conjunto com a Embrapa reforça o compromisso da empresa em buscar soluções inovadoras, de claro retorno sobre o investimento para seus clientes. “A Biotrop fomenta parcerias público-privadas, como a estabelecida com a Embrapa, por entender que a pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias possibilitam a rápida disponibilização de novas soluções voltadas à produtividade agropecuária, que tornam o campo mais sustentável e rentável, que é o objetivo de nossa empresa.”

As pesquisas da Embrapa Soja com braquiárias completaram uma década. Na última etapa, foram conduzidos ensaios por quatro safras, em duas condições de solo e clima distintos, com inoculação via sementes e, também, em aplicação foliar em pastagens já estabelecidas. No caso da bactéria Azospirillum, os principais processos microbianos envolvidos são a síntese de fitormônios, promovendo o crescimento das raízes em até três vezes; e a fixação biológica do nitrogênio. A inoculação com essas bactérias via sementes ou via foliar em pastagens estabelecidas resultou, além do incremento na biomassa, em aumento médio de 13% na concentração de N e de 10% na de K.

Por sua vez, a Pseudomonas contribui com um conjunto de processos bioquímicos (que incluem a solubilização de fosfatos, a síntese do fitormônio AIA e de uma enzima reguladora da produção de etileno). Nesse caso, a inoculação via sementes ou foliar resultou em incremento, na biomassa, de 11% no potássio (K) e de 30% no fósforo (P). Vale destacar que o desenvolvimento da tecnologia procurou viabilizar o sinergismo entre os microrganismos e permite a aplicação tanto na fase de estabelecimento de pastagens, quanto em pastagens já estabelecidas. Portanto, é uma conquista para atender também a uma demanda dos produtores que precisam melhorar as pastagens já estabelecidas”, comemora a pesquisadora.

Recuperação de pastagens
No Brasil, 180 milhões de hectares são ocupados por pastagens, sendo 120 milhões com pastagens cultivadas, 86 milhões com braquiárias. De acordo com levantamento da Embrapa, cerca de 70% das pastagens brasileiras encontram-se em algum estágio de degradação, produzindo abaixo de seu potencial. “Portanto, não é o momento de diminuir o uso de fertilizantes, mas sim de usar o potencial dos microrganismos para incrementar a eficiência de uso desses fertilizantes”, destaca Nogueira. Como uma grande contribuição dessas bactérias ocorre pela promoção do crescimento das raízes, as plantas absorvem mais água e nutrientes, aproveitando melhor os fertilizantes. “Hoje o Brasil importa, aproximadamente, 80% do N-P-K que consome, de modo que o aumento na eficiência de uso dos fertilizantes promove grande impacto”, ressalta Nogueira.

Créditos de carbono
No caso do Azospirillum, o processo de fixação biológica do nitrogênio também resulta em aporte desse nutriente. Os estudos conduzidos pela Embrapa mostram que, em média, a inoculação com Azospirillum foi equivalente a uma aplicação de 40 kg/ha de N. Do ponto de vista ambiental, Mariangela afirma que, ao se considerar que o uso de 1 kg de nitrogênio fertilizante leva à emissão de, aproximadamente, 10 kg de CO2-equivalentes (CO2-eq), a inoculação contribui para a mitigação de cerca 400 kg/ha de CO2-eq. “Além disso, com o incremento médio na biomassa de forragem de 440 kg/ha, e o valor de referência de 443 g de C/kg de braquiária, a estimativa de sequestro de carbono é de 195 kg de C/ha, ou 710 kg de CO2-eq/ha. Isso poderá, inclusive, ser usado no mercado nacional e internacional de créditos de carbono”, enfatiza.

Inoculantes microbianos: da pesquisa básica ao mercado
Desde a década de 1990, a Embrapa Soja realiza pesquisas, desenvolvimento biotecnológico e transferência de conhecimentos relacionados ao uso de inoculantes microbianos, especialmente para os sistemas de produção com soja.

Ensaios realizados comprovam que a reinoculação anual em áreas cultivadas com soja resulta em incremento médio de 8% no rendimento, sem a necessidade de suplementação com fertilizantes nitrogenados. Além de aumentar o rendimento, a inoculação reduz o custo de produção pela economia no uso de fertilizantes nitrogenados e também traz benefícios ambientais.

As pesquisas da Embrapa na década de 2000 foram ampliadas para a busca de outros microrganismos promotores do crescimento de plantas para gramíneas. Como resultado, em 2009, foi lançada nova tecnologia com estirpes da espécie Azospirillum brasilense para as culturas do milho e do trigo. Na safra de 2019/2020, foram comercializadas 10,5 milhões de doses de inoculantes com essas estirpes.

Na década de 2010, as pesquisas evidenciaram os benefícios de inóculos múltiplos para potencializar o crescimento das plantas. Em 2014, a Embrapa Soja lançou a coinoculação da soja e do feijoeiro, que consiste no uso de duas bactérias – os rizóbios específicos para cada leguminosa e o Azospirilum – o que permitiu ampliar para 16% os benefícios anuais de rendimento da soja. Em apenas cinco anos, a coinoculação já é adotada em 25% da toda a área cultivada com soja no Brasil.

Os estudos com braquiária iniciaram em 2010, a partir da bioprospecção, no banco de germoplasma de microrganismos da Embrapa Soja, de bactérias capazes de promover o crescimento dessa forrageira. Em 2016, foi realizado o primeiro lançamento para a inoculação de braquiárias, via sementes. “Mas as necessidades brasileiras requeriam também soluções para pastagens estabelecidas, além do aporte de outros nutrientes, particularmente o fósforo, diferenciais do atual lançamento, de um inoculante multifuncional para aplicação via sementes ou foliar”, destaca Mariagela. A pesquisadora reforça que para que a pesquisa pública brasileira continue entregando soluções inovadores é necessário o investimento contínuo em ciência e recursos humanos, assim como o estabelecimento de parcerias produtivas com o setor privado.

Evento de lançamento da tecnologia
A Embrapa e a Biotrop https://biotrop.com.br/ promovem neste dia 28 de julho, das 8h30 às 10h, no canal da Embrapa Soja no Youtube (www.youtube.com/embrapasoja) o evento de lançamento da tecnologia de Inoculação Multifuncional para Pastagens com Braquiárias. A abertura do evento contará com a presença do secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cleber Soares, do presidente da Embrapa, Celso Moretti, do chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, do diretor de Marketing e Estratégia da Biotrop, Jonas Hipólito, entre outros.

Na sequência, a pesquisadora da Embrapa Mariangela Hungria fará a apresentação técnica da tecnologia que associa microrganismos com propriedades multifuncionais (Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens) com potencial para aumentar, em média, em 22% a produção das pastagens com braquiárias. Além de incrementar a produção de biomassa pelas forragens, a inoculação multifuncional com microrganismos incrementa a absorção de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

O desenvolvimento desse inoculante multifuncional já está disponível para os produtores, por intermédio de uma parceria público-privada entre a Embrapa e a empresa Biotrop, que está lançando o pacote tecnológico denominado PASTOMAX. A apresentação do bioinsumo será feita pelo Diretor de Marketing e Estratégia da Biotrop, Jonas Hipólito

  • Fonte: Embrapa Soja
  • Autor:Assessoria de Comunicação

Notícias Relacionadas

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes de frango, bovina e suína na 1ª quinzena de novembro

Leia Mais
18 de novembro de 2025
Economia

Agro atinge valorização recorde e muda os critérios de sucesso das empresas

Leia Mais
18 de novembro de 2025
Sustentabilidade

COP30: Fazendas e florestas não só podem, como devem coexistir

Leia Mais
18 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Papel do setor privado se destaca na solução climática, diz diretor global de Sustentabilidade da JBS

Leia Mais
18 de novembro de 2025

Revista PecSite

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

Notícias Relacionadas

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes de frango, bovina e suína na 1ª quinzena de novembro

Completadas as duas primeiras semanas de novembro – correspondentes à 1ª quinzena do mês –

Leia Mais
AviSite - Redação 18 de novembro de 2025
Economia

Agro atinge valorização recorde e muda os critérios de sucesso das empresas

À medida que o agro brasileiro ultrapassa os R$ 2,9 trilhões, investidores e gestores buscam

Leia Mais
Giovana - Redação 18 de novembro de 2025
Sustentabilidade

COP30: Fazendas e florestas não só podem, como devem coexistir

Painel no espaço Agrizone reuniu pesquisadores, produtores rurais e representantes do setor financeiro para discutir

Leia Mais
Giovana - Redação 18 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Papel do setor privado se destaca na solução climática, diz diretor global de Sustentabilidade da JBS

Jason Weller pontua em evento da SB COP como colaboração e inovação podem moldar a

Leia Mais
Giovana - Redação 18 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Carne Baixo Carbono é anunciada na COP30 para fortalecer a pecuária sustentável

Nova certificação integra o Protocolo Carne Baixo Carbono (CBC), desenvolvido pela Embrapa em parceria com

Leia Mais
Giovana - Redação 18 de novembro de 2025
Logística

Competitividade, segurança e crescimento sustentável: a eficiência logística é questão de sobrevivência econômica

2º Simpósio da Integração Logística do Sul reúne autoridades, entidades, setores privados e público para

Leia Mais
Giovana - Redação 18 de novembro de 2025

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
EVONIK
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard

Últimas Notícias

Saúde Animal

SP: Campanha de Vacinação contra Brucelose vai até dia 31 de dezembro em todo o Estado

A Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que está em

Leia Mais
17 de novembro de 2025
Produção

Tecnologia desenvolvida no IZ para aumento do rendimento de queijo já está presente na produção comercial

Laticínio Família Rossato é a primeira propriedade do Brasil a genotipar 100 % do rebanho.

Leia Mais
17 de novembro de 2025
Mercado

Sistema CNA/FAESC defende soluções para crise do leite, durante audiência pública da ALESC

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e

Leia Mais
17 de novembro de 2025
Diversos

Instituto Biológico celebra 98 anos de excelência científica e legado à pesquisa agropecuária paulista

Evento destaca papel dos pesquisadores, entregando Medalha Rocha Lima ao cientista Cláudio Marcelo Gonçalves de

Leia Mais
17 de novembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Conab estima produção de grãos em 354,8 milhões de toneladas na safra 2025/26

Resultado se apresenta estável se comparado com o volume estimado no primeiro levantamento da Companhia

Leia Mais
17 de novembro de 2025
Sustentabilidade

COP 30: Entidades lançam Manifesto pela Sustentabilidade dos Grãos e Fibras

Documento foi lançando no Pavilhão AgroBrasil, na Agrizone, em Belém. O Sistema CNA/Senar e entidades

Leia Mais
17 de novembro de 2025
Genética

Santa Gertrudis expande território no MT e se firma no coração da pecuária brasileira

Expansão da raça avança com novo projeto de criação P.O. no Mato Grosso em parceria

Leia Mais
17 de novembro de 2025
Economia

Varejo brasileiro cresce 0,4% em outubro, revela o Índice do Varejo Stone (IVS)

Na comparação anual, o comércio nacional registrou queda de 1,5% Cinco dos oito setores analisados

Leia Mais
17 de novembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Pelas novas previsões da FAO, produção mundial de carnes aumenta perto de 1,5% em 2025

Pelas novas previsões das FAO (Food Outlook 2025, lançado ontem, 13 de novembro), a produção

Leia Mais
14 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Pecuária moderna brasileira fará emissões caírem pelo menos 79,9% até 2050

Pesquisa aponta que essa descarbonização por quilo de carne produzida pode chegar a 92,6% se,

Leia Mais
14 de novembro de 2025
Sustentabilidade

COP30: Sistema Famato Senar pretende investir R$ 16 mi até 2030 em projeto de pecuária sustentável no pantanal

Valor será destinado para realização de assistência técnica nas fazendas. A meta é atingir 160

Leia Mais
14 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Pacto Global da ONU – Rede Brasil lança guia e documento de posicionamento para impulsionar agricultura regenerativa na COP30

Com esses lançamentos, iniciativa reforça o papel do setor privado na adoção de práticas produtivas

Leia Mais
14 de novembro de 2025
Sustentabilidade

COP 30: RetifiCAR beneficia produtores rurais

Projeto do Sistema CNA/Senar foi tema dos debates na Blue Zone. O Sistema CNA/Senar apresentou

Leia Mais
14 de novembro de 2025
Mercado

Preços do boi gordo fecharam a quinta-feira estáveis nas praças paulistas

As cotações não mudaram na comparação feita dia a dia. As escalas estão atendendo, em

Leia Mais
14 de novembro de 2025
Genética

Circuito Nelore de Qualidade: 1.108 machos foram avaliados em Imperatriz (MA) 

A 29ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 foi realizada na Fribal da

Leia Mais
14 de novembro de 2025

Últimas Notícias

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Volume inspecionado das carnes bovina, suína e de frango foi 3,5% maior nos primeiros nove meses de 2025

Os dados ontem (12) divulgados pelo IBGE (preliminares, mas em geral sujeitos a variações bastante

Leia Mais
AviSite - Redação 13 de novembro de 2025
Mercado

Vendas externas recordes ajudam a sustentar preços domésticos no mercado do boi gordo

As exportações brasileiras de carne bovina atingiram novo recorde em outubro. Segundo dados da Secex,

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de novembro de 2025
Exportação

Vieira reitera a Rubio importância de avançar na negociação sobre tarifas dos EUA

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, teve um encontro com o secretário de Estado

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de novembro de 2025
Sustentabilidade

COP 30: Sistema CNA/SENAR promoveu debate sobre adaptação justa para o agro

Painel aconteceu na terça (12), no estande da Blue Zone. O Sistema CNA/Senar promoveu, na

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de novembro de 2025
Produção

Confinamento bate recorde em MT; Imea projeta 928,7 mil cabeças em 2025

Margem melhor puxa confinamento que tem alta de 4,05%; Oeste e Norte concentram metade dos

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de novembro de 2025
Produção

Abate de bovinos cresceu 7% no terceiro trimestre de 2025, diz IBGE

Órgão também informou os números dos setores de frango, suínos, leite, couro e ovos. O

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de novembro de 2025
Logística

Uboi, da JBS, ultrapassa 5 milhões de cabeças de gado transportadas no Brasil

Plataforma digital chega a todas as regiões do país, garantindo segurança, bem-estar animal e eficiência

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de novembro de 2025
Economia

Agro paulista registra superávit de US$ 19 bilhões no acumulado do ano

É o segundo melhor desempenho da história, aponta diretor da Apta. Nos dez primeiros meses

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de novembro de 2025
Mercado

Cotação da vaca registrou alta em São Paulo

As escalas de abate dos frigoríficos de pequeno porte estão curtas, e as dos de

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de novembro de 2025
Produção

IBGE: Aumentou, no 3º trimestre, a produção brasileira das carnes bovina, suína e de frango e, também, o volume de ovos

Os resultados da produção animal no 3º trimestre de 2025 apontam que o abate de

Leia Mais
AviSite - Redação 12 de novembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

FAO: Preço das carnes de frango e suína permanece em baixa e o da bovina atinge novo recorde

Em alta ininterrupta desde dezembro de 2024, em outubro passado a carne bovina atingiu novo

Leia Mais
AviSite - Redação 12 de novembro de 2025
Sustentabilidade

Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura e Embrapa renovam parceria para impulsionar inovação e sustentabilidade na agricultura das Américas

Assinatura de termo durante a COP30 reforça cooperação técnica entre as duas instituições em temas

Leia Mais
Giovana - Redação 12 de novembro de 2025
Economia

Balança comercial tem superávit de US$ 1,810 bilhão na 1ª semana de novembro

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,810 bilhão na primeira semana de novembro.

Leia Mais
Giovana - Redação 12 de novembro de 2025
Empresas & Profissionais

Em seu primeiro balanço, MBRF registra lucro de R$ 94 milhões

No terceiro trimestre do ano, resultado líquido da empresa formada por Marfrig e BRF caiu

Leia Mais
Giovana - Redação 12 de novembro de 2025
Economia

Sistema FAEP pede ampliação do crédito para amortização de dívidas por eventos climáticos

Há cinco safras, produtores rurais sofrem com quebras de safras, alto custo de produção e

Leia Mais
Giovana - Redação 12 de novembro de 2025

mais lidas dos últimos 7 dias

  • COP30: Sistema Famato Senar pretende investir R$ 16 mi até 2030 em projeto de pecuária sustentável no pantanal publicado em 14 de novembro de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Se persistir, guerra pode trazer mais impactos negativos ao agro publicado em junho 24, 2025
  • Fornecimento e consumo adequado de água garantem melhor desempenho aos bovinos publicado em julho 20, 2022
  • Segundo dados do Procon, em junho, carne bovina ao consumidor retornou a valor praticado no final de 2020 publicado em julho 19, 2023
  • JBS anuncia distribuição de R$ 2,2 bi em dividendos publicado em novembro 14, 2024
  • Rede ILPF amplia para seis estados programa de estímulo à expansão do Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta  publicado em maio 29, 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • COP30: Sistema Famato Senar pretende investir R$ 16 mi até 2030 em projeto de pecuária sustentável no pantanal publicado em 14 de novembro de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Se persistir, guerra pode trazer mais impactos negativos ao agro publicado em junho 24, 2025
  • Fornecimento e consumo adequado de água garantem melhor desempenho aos bovinos publicado em julho 20, 2022
  • Segundo dados do Procon, em junho, carne bovina ao consumidor retornou a valor praticado no final de 2020 publicado em julho 19, 2023
  • JBS anuncia distribuição de R$ 2,2 bi em dividendos publicado em novembro 14, 2024
  • Rede ILPF amplia para seis estados programa de estímulo à expansão do Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta  publicado em maio 29, 2025

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

A presença da empresa no país tornou-se sinônimo de eficiência para toda a cadeia avícola da América do Sul. Pág. 12

Leia mais »

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

Leia mais »

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

Leia mais »

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Acompanhe qual é a importância da tomada de decisão baseada em Inteligência Artificial (IA) na análise de dados. . Pág. 42

Leia mais »

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

Leia mais »

rp5

O condomínio de Produtores Rurais: As peculiaridades e os riscos assumidos

O agronegócio é uma potência no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo o único setor que continuou em crescimento durante a pandemia. Página 44.

Leia mais »

rp6

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

O novo sistema pode ser usado tanto para garantir um preço fixo na compra com entrega futura quanto para assegurar a fixação de preços de acordo com termos pré-definidos em edital. Página 48.

Leia mais »

rp7

Qualidade da água e sua influência no sucesso da pecuária

Elemento fundamental para a vida dos seres vivos, a água é um componente muito importante para a boa performance e para a saúde do rebanho. Página 30.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • SuiSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Cadastre-se
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTÍCIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Diário
      • Informativo Semanal
  • ESTATÍSTICA & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
Empresas e Produtos
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp