Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
domingo, 19 de outubro de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
Empresas e Produtos
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco

Integração lavoura-pecuária pode reduzir o uso de fertilizantes e mitigar impactos no clima

  • 14 fevereiro, 2024
  • Campinas, SP,
  • -Sustentabilidade

A rotação entre lavoura e pastagem traz diversos benefícios para a qualidade do solo

Estudo conduzido pela Embrapa no Bioma Cerrado mostra que a adoção de sistemas integrados pode ser benéfica tanto na diminuição das emissões de óxido nitroso (N2O) como na redução das aplicações de fósforo e potássio, se comparados a sistemas de lavouras contínuas fertilizadas com as doses normalmente recomendadas desses nutrientes.

Os sistemas de lavoura contínua, sem a presença da pastagem na rotação e baseados no cultivo solteiro de soja e sorgo, por exemplo, promoveram emissões mais elevadas de N2O quando foi aplicada a fertilização recomendada em relação aos sistemas que receberam metade da dose, aplicadas como fertilização de manutenção, conforme resultados obtidos em experimento de longa duração conduzido na Embrapa Cerrados (DF) entre 1991 e 2013. O pastejo na área do sistema ILP nos anos anteriores ao estudo e a adubação com metade das doses de fósforo e potássio reduziram as emissões acumuladas do gás de efeito estufa (GEE) em 59%. Para os autores do estudo, diante da crise mundial de fertilizantes, os resultados têm extrema relevância para a agricultura no Brasil e no mundo.

Os resultados da pesquisa estão publicados no artigo Nitrous Oxide Emissions from a Long-Term Integrated Crop–Livestock System with Two Levels of P and K Fertilization, que tem entre os autores os pesquisadores da Embrapa Cerrados Arminda Moreira de Carvalho, Alexsandra Duarte de Oliveira e Robélio Leandro Marchão, que trabalharam em parceria com a Universidade de Brasília.

“A relação entre as emissões de N2O e a fertilização nitrogenada, assim como as menores emissões de N2O resultantes da adoção de sistemas integrados, já estão bem documentadas na literatura científica. No entanto, ainda não havia informações disponíveis sobre a relação das emissões desses GEE com outros nutrientes comumente aplicados na lavoura, como fósforo e potássio,” argumentam os autores.

O trabalho partiu da premissa de que os sistemas integrados são mais eficientes na utilização dos nutrientes aplicados ao solo, e que em solos de fertilidade construída (após vários anos de cultivo) é possível reduzir significativamente as doses de fósforo e potássio aplicadas na fase lavoura da rotação. Segundo os pesquisadores, a rotação entre lavoura e pastagem traz diversos benefícios para a qualidade do solo, que tem como consequência a proteção da matéria orgânica e a melhoria do funcionamento biológico do solo, além da redução das emissões de GEE.

No sistema integrado na modalidade “boi safrinha”, por exemplo, o pastejo de entressafra reduz a disponibilidade de biomassa no solo, aumentando a mineralização do nitrogênio, a ciclagem de nutrientes e estimulando o sistema radicular da gramínea forrageira. “Confirmamos a hipótese de que com a adoção de sistemas integrados em áreas consolidadas de agricultura é possível reduzir a adubação fosfatada e potássica e, ao mesmo tempo, mitigar as emissões de N2O em comparação com lavouras contínuas que recebem altas doses desses nutrientes”, afirma Marchão.

Estudo comparou dois sistemas com diferentes históricos de adubação

Para testar essa hipótese, foram avaliadas as emissões de N2O, variáveis edafoclimáticas (de clima e solo), atributos químicos do solo, a produção de resíduos vegetais, o rendimento de grãos e a emissão relativa (kg de N2O emitido por kg de grãos produzido). As avaliações foram realizadas nos sistemas integrados em comparação a sistemas de lavouras contínuas, ambos em dois níveis de fertilidade e com diferentes históricos de adubação. Os sistemas avaliados fazem parte do experimento mais antigo de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) do Brasil, implantado na Embrapa Cerrados em 1991.

O estudo foi realizado durante dois anos agrícolas consecutivos, durante a fase lavoura dos sistemas integrados, rotacionados a cada quatro anos entre lavoura e pecuária (pastagem). Desde a implantação do experimento de ILP, as áreas foram conduzidas sob dois níveis de fertilização fosfatada e potássica.

Dessa forma, foram estabelecidos quatro contrastes entre sistemas: lavouras contínuas adubadas com metade das doses recomendadas de fósforo e potássio; lavouras contínuas nas doses recomendadas de fósforo e potássio; sistema ILP com metade das doses recomendadas de fósforo e potássio; e sistema ILP nas doses recomendadas de P e K. Uma área de Cerrado nativo adjacente foi utilizada como referência para monitoramento da emissão de óxido nitroso.

No primeiro ano do estudo, em ambos os sistemas (ILP e lavoura contínua) a cultura de soja foi sucedida pelo pousio devido à escassez de chuva que inviabilizou o cultivo da segunda safra. No segundo ano, no sistema ILP, foi realizado, após a colheita da soja, por meio do plantio do sorgo de segunda safra em consórcio com Panicum maximum BRS Tamani para pastejo na entressafra. Já nas áreas de lavoura contínua, o sorgo foi plantado na entressafra da soja, sendo consorciado com um mix de espécies de plantas de cobertura – capim pé-de-galinha (Eleusine coracana), capim braquiária (Brachiaria brizantha cv. Paiaguás), feijão-guandu (Cajanus cajan IAPAR 43), crotalária (Crotalaria spectabilis) e nabo-forrageiro (Raphanus sativus).

Sistema integrado apresentou menores valores para emissões de N2O diárias e acumuladas

As emissões de N2O foram medidas ao longo de 603 dias, totalizando 78 campanhas de coleta de gases. As amostragens do gás foram realizadas com o uso de câmaras estáticas instaladas em cada sistema de manejo.

Os fluxos diários de óxido nitroso variaram de −5,33 a 73,51 µg N2O/m2/h no primeiro ano agrícola e de -3,27 a 77,17 µg N2O/m2/h no segundo – fluxos com valores positivos significam emissões do GEE para a atmosfera, enquanto valores negativos representam sequestro do gás. Segundo os pesquisadores, apesar de não serem tão altos, esses valores já são preocupantes no contexto das mudanças climáticas.

O maior fluxo diário de N2O foi observado no sistema lavoura contínua com as doses recomendadas de fósforo e potássio no segundo ano de avaliação. De acordo com o estudo, os fluxos mais altos de N2O foram registrados imediatamente após a semeadura e ao final do ciclo da soja, e após a adubação de cobertura nitrogenada do sorgo na segunda safra.

As médias de fluxos diários de óxido nitroso no período analisado foram de 23,2 µg N2O/m2/h no sistema de lavoura contínua com a adubação recomendada, 16,9 N2O/m2/h no sistema de lavoura contínua com metade da adubação fosfatada e potássica, 14,3 µg N2O/m2/h no sistema integrado com adubação recomendada e 12,4 µg N2O/m2/h no sistema integrado com metade da dose, enquanto na vegetação nativa de Cerrado, a média diária de referência foi de 6,2 µg N2O/m2/h.

O trabalho também mensurou as emissões acumuladas de N2O, considerando sistema e níveis de fertilidade. O sistema de lavoura contínua e dose recomendada (1,32 kg N2O/ha) emitiu mais N2O quando comparado ao sistema integrado com metade da dose (0,46 kg N2O/ha) no primeiro ano de avaliação, porém não diferiu dos demais sistemas no segundo ano, e ao considerar todo o período de avaliação (603 dias), continuou sendo o sistema que mais emitiu (2,74 kg N2O/ha), enquanto o sistema integrado com metade da dose contribuiu no mesmo período com 1,12 kg N2O/ha, ou seja 59% menos.

“Esse resultado possivelmente é explicado pelo pastejo em anos anteriores a esse estudo nos sistemas ILP, o que, associado à fertilização de fósforo e potássio no sistema integrado com metade da dose, resultou em menor quantidade de resíduos culturais. Isso provocou aumento da mineralização e menor disponibilidade do nitrogênio. Em consequência, houve mitigação de N2O”, explica Arminda Carvalho.

Nos demais sistemas, as emissões acumuladas no período estudado foram de 1,62 kg N2O/ha (lavoura contínua com metade da dose), 1,41 kg N2O/ha (no sistema integrado e dose recomendada) e de 0,38 kg N2O/ha no Cerrado nativo.

“Nossos resultados sugerem que os sistemas integrados, que incluem lavouras e pastagem, e com metade da dose de P e K, são mais efetivos em mitigar emissões de N2O, o que, no contexto atual de crise climática e na indústria global de fertilizantes, é um aspecto de grande relevância para a agricultura no Brasil e no mundo”, concluem os autores.

Tecnologia importante para as mudanças climáticas

Os sistemas integrados já são uma realidade no Brasil e representam uma das tecnologias disponíveis para enfrentar as mudanças climáticas, sendo uma das principais estratégias previstas no Plano ABC+, atual política pública brasileira para mitigação das emissões de GEE no setor agrícola. A expectativa é de que a implementação de políticas públicas de pagamento por serviços ambientais e a possiblidade de negociar o excedente do carbono em mercado público ou privado tornará ainda mais atrativa a adoção de sistemas integrados.

“Para isso, é necessário estabelecer métricas que possibilitem comparar sistemas tradicionais, como lavouras continuas de grãos, ou de pecuária, com os intensificados, como os de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Nesse sentido, nosso estudo contribui para a elaboração dessas métricas”, finalizam os autores.

Alinhamento aos ODS

O estudo está alinhado a algumas metas de três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Meta 2.4: Até 2030, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo.

Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Meta 12.2: Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.

Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Meta 13.1: Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países.

  • Embrapa Cerrados,
  • Redação,

Notícias Relacionadas

Exportação

Na Índia, governo reúne empresários brasileiros para dialogar sobre oportunidades no país

Leia Mais
17 de outubro de 2025
Exportação

Brasil reforça parceria com Singapura e amplia cooperação comercial e agroambiental

Leia Mais
17 de outubro de 2025
Diversos

Dia Mundial da Alimentação: proteína animal é base da segurança alimentar no Brasil

Leia Mais
17 de outubro de 2025
Cursos e Eventos

Uso de aditivos na dieta de vacas leiteiras potencializa qualidade e desempenho do rebanho

Leia Mais
17 de outubro de 2025

Revista PecSite

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

Notícias Relacionadas

Exportação

Na Índia, governo reúne empresários brasileiros para dialogar sobre oportunidades no país

Ontem, quinta-feira (16), a missão oficial brasileira na Índia, liderada pelo vice-presidente e ministro do

Leia Mais
Giovana - Redação 17 de outubro de 2025
Exportação

Brasil reforça parceria com Singapura e amplia cooperação comercial e agroambiental

País asiático anuncia autorização para importação de ovoprodutos brasileiros e manifesta interesse em novas iniciativas

Leia Mais
Giovana - Redação 17 de outubro de 2025
Diversos

Dia Mundial da Alimentação: proteína animal é base da segurança alimentar no Brasil

Consumo per capita de carne de frango, carne suína e ovos segue em expansão e

Leia Mais
Giovana - Redação 17 de outubro de 2025
Cursos e Eventos

Uso de aditivos na dieta de vacas leiteiras potencializa qualidade e desempenho do rebanho

Especialistas destacaram os aditivos mais usados na bovinocultura leiteira, seus impactos na dieta dos animais

Leia Mais
Giovana - Redação 17 de outubro de 2025
Cursos e Eventos

Comissão Famato Mulher participa do evento “Mulheres no Agro” em Sorriso

A Comissão Famato Mulher marcou presença no evento “Mulheres no Agro Conexão”, realizado nesta quarta-feira

Leia Mais
Giovana - Redação 17 de outubro de 2025
Economia

Gestão profissional no agro: por que investidores agora buscam “turnarounds” rurais

Com a agropecuária crescendo 10,1% no 2º trimestre de 2025, o mercado mostra que o

Leia Mais
Giovana - Redação 17 de outubro de 2025

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
EVONIK
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard

Últimas Notícias

Nutrição

Inteligência nutricional: bezerro, novilha e bovino em lactação têm as mesmas demandas alimentares?

Personalização da dieta em cada fase da vida do gado garante mais produtividade, sustentabilidade e

Leia Mais
17 de outubro de 2025
Cursos e Eventos

Gestão e eficiência para uma bovinocultura leiteira mais lucrativa

Especialistas pontuaram principais gargalos da cadeia produtiva do leite, panorama do mercado e expectativas econômicas

Leia Mais
17 de outubro de 2025
Mercado

Escalas curtas mantêm demanda firme e preços em alta no mercado do boi gordo

As negociações de boi gordo estão em tendência de alta na maioria das praças acompanhadas

Leia Mais
16 de outubro de 2025
Mercado

Cresce a demanda mundial pela carne mecanicamente separada (CMS)

O mercado global de carne mecanicamente separada (CMS) está em constante crescimento, impulsionado pela crescente

Leia Mais
16 de outubro de 2025
Exportação

Comitiva busca abrir novos caminhos para o Agro brasileiro na Índia

Grupo liderado por Geraldo Alckmin vai levar pautas do setor, com o objeto de ampliar

Leia Mais
16 de outubro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Perto de 4,5% maiores até setembro, exportações de carnes geram receita 18% superior

Os dados compilados pelo MAPA junto à SECEX/MDIC abrangendo itens in natura e industrializados das

Leia Mais
16 de outubro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Commodities enfrentam momento decisivo no último trimestre de 2025

Na reta final do ano, a 33ª edição do Relatório Trimestral de Perspectivas para Commodities 

Leia Mais
16 de outubro de 2025
Cursos e Eventos

Nutrição de precisão e eficiência marcam palestra de João Ricardo Pereira durante o SBSBL

A eficiência na nutrição animal começa muito antes da vaca chegar ao cocho. Cada detalhe

Leia Mais
16 de outubro de 2025
Cursos e Eventos

14º SBSBL debate os impactos do bem-estar na bovinocultura de leite

Sustentabilidade, ambiência e pontos práticos de bem-estar fizeram parte das discussões da programação científica do

Leia Mais
16 de outubro de 2025
Cursos e Eventos

Palestra no 14º SBSBL destaca o uso da IA no atendimento técnico

Considerado um dos maiores eventos técnico-científicos do setor no país, o 14º Simpósio Brasil Sul

Leia Mais
16 de outubro de 2025
Cursos e Eventos

9º Brasil Sul Milk Fair reúne empresas e inovações que impulsionam a cadeia do leite

Entre conexões, inovações e negócios que impulsionam o futuro da pecuária leiteira, a 9ª Brasil

Leia Mais
16 de outubro de 2025
Empresas & Profissionais

Ferramenta gratuita da JBS realiza mais de 30 mil análises socioambientais e apoia pecuaristas em todo o país

Iniciativa amplia a transparência e fortalece a sustentabilidade na rastreabilidade do gado e outras commodities

Leia Mais
16 de outubro de 2025
Exportação

Ministros da Agricultura das Américas se reúnem em Brasília para definir o futuro do setor agropecuário

Encontro continental vai debater inovação, integração regional e novas políticas para o campo. De 3

Leia Mais
15 de outubro de 2025
Exportação

Agro paulista registra superávit de US$16,8 bi nas exportações

 Exportações somaram US$ 21,15 bilhões, chegando a 40,3% do total exportado pelo estado. Nos nove

Leia Mais
15 de outubro de 2025
Economia

Panorama do cenário macroeconômico divulgado pelo Rabobank aponta evolução para o Brasil

O Rabobank divulgou o estudo que traz o panorama semanal do cenário macroeconômico brasileiro. No

Leia Mais
15 de outubro de 2025

Últimas Notícias

Cursos e Eventos

4º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte debate eficiência produtiva e tendências para a pecuária de corte em Chapecó

Explanações de especialistas renomados, discussões de práticas aplicáveis ao campo e reflexões sobre tendências da

Leia Mais
Giovana - Redação 15 de outubro de 2025
Mercado

Mercado do boi gordo apresentou estabilidade ontem, terça-feira, nas praças paulistas

Uma parte da ponta compradora encontra-se fora do mercado, ainda aguardando os resultados das vendas

Leia Mais
Giovana - Redação 15 de outubro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas duas primeiras semanas de outubro

Os oito primeiros dos 23 dias úteis de outubro foram marcados por ligeiro descompasso nos

Leia Mais
AviSite - Redação 14 de outubro de 2025
Cursos e Eventos

Com painéis técnicos e feira setorial, 14º SBSBL começa hoje, terça-feira (14) em Chapecó

Referência na disseminação de conhecimento técnico, aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento de novas tecnologias e na troca

Leia Mais
Giovana - Redação 14 de outubro de 2025
Genética

Reunião em Chapecó marca entrega das primeiras doses de sêmen Angus em Santa Catarina

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço

Leia Mais
Giovana - Redação 14 de outubro de 2025
Empresas & Profissionais

Minerva Foods e B3 lançam projeto inédito de capacitação para pecuaristas sobre mercado futuro

A iniciativa intitulada “Do campo a mesa” promove a educação financeira no campo, com encontros

Leia Mais
Giovana - Redação 14 de outubro de 2025
Mercado

Preços no mercado do boi gordo abriram a semana estáveis em São Paulo

Após as altas da semana anterior, a segunda-feira começou sem alteração nas cotações. Os frigoríficos

Leia Mais
Giovana - Redação 14 de outubro de 2025
Cursos e Eventos

4º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte promove debates sobre reprodução, Beef on Dairy e suplementação a pasto em Chapecó

Explanações de especialistas renomados, discussão de práticas aplicáveis ao campo e reflexões sobre tendências da

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de outubro de 2025
Saúde Animal

Morcegos, rebanhos e humanos: o risco da raiva no Brasil

Por Willian Barbosa Sales* Enquanto o Brasil celebra avanços no controle da raiva urbana, uma ameaça

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de outubro de 2025
Genética

Associação Brasileira de Angus e Ultrablack entrega 7,9 mil doses de sêmen gratuitamente para produtores catarinenses

Até o fim de outubro, o total de doses chegará a 15 mil. Material genético

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de outubro de 2025
Produção

Safra de milho segue reduzindo custos de confinamento no Brasil

Em queda desde agosto, o Índice de Custo Alimentar Ponta (ICAP) apresentou baixa de 10,54%

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de outubro de 2025
Mercado

Mercado fechou a semana com alta nos preços do boi gordo e da novilha em São Paulo

A oferta de bovinos para abate ainda supre a demanda dos frigoríficos, mas com menor

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de outubro de 2025
Exportação

Exportações de carnes de Santa Catarina batem recorde histórico de receita em setembro

Santa Catarina encerrou o mês de setembro de 2025 com resultados históricos nas exportações de

Leia Mais
Giovana - Redação 10 de outubro de 2025
Genética

Confira atualização parcial dos leilões de touros desta semana em Santa Catarina

A pecuária catarinense segue em constante desenvolvimento, impulsionada por iniciativas que valorizam a qualidade genética

Leia Mais
Giovana - Redação 10 de outubro de 2025
Cursos e Eventos

Beef on Dairy será tema de palestra no 4º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte

Uma estratégia que já vem transformando fazendas no mundo inteiro começa a ganhar espaço no

Leia Mais
Giovana - Redação 10 de outubro de 2025

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Com preços 18,1% mais altos, faturamento com exportações de carne bovina alcança US$ 269,9 milhões na 1ª semana de julho/25 publicado em 8 de julho de 2025
  • Os efeitos da ambiência na produção de leite publicado em 25 de setembro de 2025
  • Angus, Ultrablack e Embrapa: começa fase de testes da primeira Prova de Eficiência Alimentar para animais jovens publicado em 8 de outubro de 2025
  • Agrifirm dá mais um passo no plano estratégico em solo nacional e apresenta sua nova unidade industrial publicado em 15 de setembro de 2021
  • Safra de milho segue reduzindo custos de confinamento no Brasil publicado em 13 de outubro de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Perda da rentabilidade causada por carrapatos é desafio para a bovinocultura publicado em novembro 30, 2021
  • Agrifirm dá mais um passo no plano estratégico em solo nacional e apresenta sua nova unidade industrial publicado em setembro 15, 2021
  • Cobertura de solo: quais as melhores opções após o cultivo de milho para silagem publicado em maio 11, 2023
  • Fator oferta segue com tendência altista fraca no curto e no médio prazo no milho, aponta Safras IA Score publicado em setembro 24, 2024
  • Produção de commodities no Brasil é concentrada e desafia logística publicado em setembro 23, 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Com preços 18,1% mais altos, faturamento com exportações de carne bovina alcança US$ 269,9 milhões na 1ª semana de julho/25 publicado em 8 de julho de 2025
  • Os efeitos da ambiência na produção de leite publicado em 25 de setembro de 2025
  • Angus, Ultrablack e Embrapa: começa fase de testes da primeira Prova de Eficiência Alimentar para animais jovens publicado em 8 de outubro de 2025
  • Agrifirm dá mais um passo no plano estratégico em solo nacional e apresenta sua nova unidade industrial publicado em 15 de setembro de 2021
  • Safra de milho segue reduzindo custos de confinamento no Brasil publicado em 13 de outubro de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Perda da rentabilidade causada por carrapatos é desafio para a bovinocultura publicado em novembro 30, 2021
  • Agrifirm dá mais um passo no plano estratégico em solo nacional e apresenta sua nova unidade industrial publicado em setembro 15, 2021
  • Cobertura de solo: quais as melhores opções após o cultivo de milho para silagem publicado em maio 11, 2023
  • Fator oferta segue com tendência altista fraca no curto e no médio prazo no milho, aponta Safras IA Score publicado em setembro 24, 2024
  • Produção de commodities no Brasil é concentrada e desafia logística publicado em setembro 23, 2025

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

A presença da empresa no país tornou-se sinônimo de eficiência para toda a cadeia avícola da América do Sul. Pág. 12

Leia mais »

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

Leia mais »

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

Leia mais »

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Acompanhe qual é a importância da tomada de decisão baseada em Inteligência Artificial (IA) na análise de dados. . Pág. 42

Leia mais »

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

Leia mais »

rp5

O condomínio de Produtores Rurais: As peculiaridades e os riscos assumidos

O agronegócio é uma potência no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo o único setor que continuou em crescimento durante a pandemia. Página 44.

Leia mais »

rp6

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

O novo sistema pode ser usado tanto para garantir um preço fixo na compra com entrega futura quanto para assegurar a fixação de preços de acordo com termos pré-definidos em edital. Página 48.

Leia mais »

rp7

Qualidade da água e sua influência no sucesso da pecuária

Elemento fundamental para a vida dos seres vivos, a água é um componente muito importante para a boa performance e para a saúde do rebanho. Página 30.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • SuiSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Cadastre-se
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTÍCIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Diário
      • Informativo Semanal
  • ESTATÍSTICA & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
Empresas e Produtos
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp