Interação entre pasto e suplementação mineral determina desempenho dos bovinos nas fazendas

Suplementar adequadamente os animais garante lucratividade para a atividade pecuária

Para falar de suplementação, parte-se do princípio que a base da alimentação dos bovinos a serem suplementados é a pastagem. Sob condições de pastagens tropicais, o gado tem dificuldade de obter das plantas forrageiras todos os nutrientes essenciais para um bom desempenho produtivo e reprodutivo. Isso ocorre porque diversos fatores alteram a qualidade e quantidade deste alimento, sendo eles a fertilidade do solo e clima da área em questão, a época do ano e o manejo adotado na forragem.

A falta de pasto continua sendo a maior dificuldade na produção de bovinos, seja por erros de manejo ou fatores decorrentes da estacionalidade da forrageira. Caso não haja matéria seca de pastagem para os animais se alimentarem, os resultados da suplementação são comprometidos.

“A solução deste problema, diferentemente do que muitos produtores pensam, não será a suplementação para consumo de até 0,5% do peso vivo do animal, por exemplo. As opções se restringem ao conceito de volumoso suplementar para o gado criado a pasto, como, por exemplo, silagens, bagaço de cana de açúcar e cana-de-açúcar in natura moída com ureia pecuária”, explica a Responsável Técnica da Minerthal Letícia de Souza Santos.

A suplementação de bovinos é uma prática com resultados mais que consolidados na produção animal. Ela consiste no fornecimento de nutrientes via mistura de ingredientes, com o objetivo principal de complementar o atendimento de suas necessidades diárias, visando melhores desempenhos zootécnicos e a manutenção da saúde. O caminho para o início da suplementação é entender a necessidade animal e o déficit de nutrientes presentes na pastagem.

“A suplementação é importante pois ela fornece os nutrientes indispensáveis para o bom desenvolvimento das funções vitais dos animais, tendo relação direta com a saúde, ajudando a prevenir doenças, carências e melhorando a imunidade do rebanho”, ressalta Letícia.

Além disso, suplementar a dieta do gado contribui para facilitar o manejo dos bovinos e potencializar o desempenho reprodutivo na cria e aumentar o ganho de peso na engorda, segundo a Responsável Técnica da Minerthal. “Com o objetivo de alcançar esse ótimo resultado, conquistando altas taxas de ganho de peso na recria e na engorda, é necessário fornecer suplementação adequada para os animais. Isso também reduz as alterações de comportamento que eles podem apresentar, facilitando o manejo”.

Fatores para determinar a suplementação

Suplementar adequadamente os animais garante lucratividade para a atividade pecuária

Suplementar de forma adequada, gerando um retorno econômico positivo para os produtores, depende, incialmente, do conhecimento da interação entre as necessidades dos animais nas diferentes fases do ciclo, raça, sexo do animal, e a meta de desempenho, com a fertilidade do solo, a composição da pastagem, a disponibilidade da mesma e do manejo.

Essa interação permite determinar quais nutrientes estão limitando o máximo aproveitamento das pastagens, considerando-se a meta de desempenho proposta e, assim, estimar a ingestão de nutrientes necessária pelo animal. Isso significa que nem sempre um maior consumo de nutrientes impacta em melhores performances, pois esse maior consumo pode não ser do nutriente que está limitando a produção.

“Para a escolha de qualquer estratégia de suplementação a ser utilizada com animais sob regime de pastejo, é necessário um bom planejamento, entendendo quais serão os benefícios, o capital investido e o tempo de retorno. Além disso, a estrutura da propriedade precisar ser adequada e os colaboradores treinados para as rotinas a serem implantadas”, finaliza Letícia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Revista PecSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

boi (1)

Ministério da Agricultura suspende vacinação contra a Febre Aftosa em seis estados e no DF a partir de novembro de 2022

A ação faz parte do projeto de tornar todo o país livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. Página 20.

rp-1

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 22.

 

 

rp2

Pesquisa auxilia na identificação de genes relacionados à resistência à babesiose bovina

O rápido diagnóstico sobre quais parasitos atacam os animais auxilia o criador a identificar o tipo de agente logo no início dos sintomas. Página 27.

rp3

Uso de tecnologias na pecuária contribui para reduzir metano e diminuir impacto no clima

Em 2021, durante a 26ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP26, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir 30% das emissões de metano até 2030. Página 40.

boi (6)

Estudo demonstra impactos socioeconômicos da recuperação de pastagens pelo Plano ABC

Além da mitigação de emissões, a tecnologia permitiu o aumento da renda do produtor rural e da produtividade nas pecuárias de corte e de leite. Página 36.

rp5

O condomínio de Produtores Rurais: As peculiaridades e os riscos assumidos

O agronegócio é uma potência no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo o único setor que continuou em crescimento durante a pandemia. Página 44.

rp6

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

O novo sistema pode ser usado tanto para garantir um preço fixo na compra com entrega futura quanto para assegurar a fixação de preços de acordo com termos pré-definidos em edital. Página 48.

rp7

Qualidade da água e sua influência no sucesso da pecuária

Elemento fundamental para a vida dos seres vivos, a água é um componente muito importante para a boa performance e para a saúde do rebanho. Página 30.

Fale agora no WhatsApp