Formalização do acordo acontecerá no próximo dia 15 de novembro, em Dubai
Ali Saifi, vice-presidente da Cdial e CEO da Cdial Halal
Com o objetivo de expandir os acordos comerciais com outros países e ampliar a atuação em localidades de origem árabe e mulçumana, será assinado em Dubai, no próximo dia 15 de novembro, um acordo de cooperação técnica entre a Cdial – Centro de Divulgação do Islam para a América Latina, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.
A proposta com o acordo é fomentar a parceria para a implementação de ações que visam a geração de negócios entre o Estado e os mercados árabes. Ali Saifi, vice-presidente da Cdial – Centro de Divulgação do Islam para a América Latina e CEO da Cdial Halal – destaca que essa iniciativa possibilita a diversificação e atração de novas oportunidades comerciais, com o consequente fortalecimento da economia de Minas Gerais. “Os mercados árabes estão em expansão. Hoje essa população soma mais de dois bilhões de pessoas. Por isso é importante esta parceria para que os produtos mineiros (alimentos e bebidas, industrializados no geral, commodities, máquinas industriais, entre outros) – atendam ao halal, o que é exigência para a entrada e comercialização junto aos países árabes e mulçumanos, além de aumentar o valor agregado dos produtos”, destaca Ali.
Números – O estado de Minas Gerais é o maior produtor nacional de café. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), foram colhidas 21,45 milhões de sacas neste ano, o equivalente a 46% da safra em todo o país.
O café é o segundo produto mais exportado por Minas. De acordo com o Comexstat, o minério de ferro e seus concentrados representam 50% das exportações mineiras, o café vem em seguida com 10%.
Dados do Comexstat também apontam mais de US$ 32 bilhões em exportações mineiras no período de janeiro a outubro de 2021, valor 54,4% a mais do que o registrado no mesmo período de 2020, tendo a China como principal destino das exportações desse Estado.
Sobre a certificação halal – Aprovado pelo Centro de Divulgação do Islam para a América Latina para as atividades de certificação Halal, que atesta a qualidade da produção, da confiabilidade, da rastreabilidade e do cumprimento dos requisitos de segurança em todo o seu processo. Abrange desde a matéria-prima, todo o processo de produção, higienização, rastreabilidade, armazenagem e transporte. Pode ser aplicada a qualquer categoria de empresa, por exemplo, pecuária, agricultura, serviços de alimentação (hotéis e restaurantes), transporte, têxtil, indústria química e bioquímica, embalagens, cosméticos, produtos de origem animal perecível ou de longa vida, transporte e armazenagem, dentre outros. Embora a concentração de muçulmanos seja maior no Oriente Médio, existem dois bilhões de muçulmanos em todo o mundo que consomem produtos que são certificados halal.