Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
domingo, 15 de junho de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
Empresas e Produtos
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco

Micotoxinas, o mal oculto

  • 8 maio, 2024
  • Campinas, SP,
  • -Empresas, Matérias-Primas

As micotoxinas são metabólitos secundários produzidos em condições ambientais específicas por alguns tipos de fungos filamentosos, principalmente do gênero Aspergillus, Penicillium e Fusarium spp, os quais surgem de forma natural nos alimentos, especialmente nos grãos e seus produtos resultantes.

A origem do termo micotoxina é derivada de “mykes”, que significa fungos, e “toxicon”, que significa veneno.

As micotoxinas podem causar uma variedade de doenças conhecidas como “micotoxicoses”, que podem ser causadas diretamente ou em combinação com outros estressores primários, como patógenos bacterianos e/ou virais. Os principais efeitos do consumo das micotoxinas estão relacionados a:

  • danos hepáticos e renais,
  • depleção do sistema imune,
  • carcinogenicidade e
  • problemas reprodutivos, como redução da fertilidade, antecipação de cio, leitões inviáveis, entre outros.

Na maioria dos casos, as micotoxicoses são crônicas, sem sinais clínicos específicos, e causadas pela ingestão de baixos níveis de micotoxinas por períodos prolongados, resultando em declínio mensurável no desempenho.

Sob condições de campo, o desempenho produtivo e/ou reprodutivo abaixo do ideal na ausência de um fator infeccioso, ambiental, nutricional ou de manejo, sugere a possível incidência de micotoxicoses.

No entanto, a análise da ração é imprescindível para diagnosticar a contaminação por micotoxinas. Também devem ser realizados:

  • avaliação do histórico de monitoração dos principais ingredientes utilizados na fabricação das rações,
  • avaliação clínica e post mortem dos animais e
  • exame microscópico dos seus tecidos para auxiliar no fechamento do diagnóstico para casos crônicos de micotoxicoses.

A exposição simultânea a diferentes toxinas pode resultar em efeitos:

  • antagônicos (o efeito de uma micotoxina é suprimido ou reduzido na presença de outra):
  • aditivos (o efeito de uma micotoxina é somado a outro), ou
  • sinérgicos (a resposta a partir da associação de duas ou mais micotoxinas é maior do que a simples soma dos efeitos isolados de cada uma delas).

Fatores como a estação do ano, a época de colheita, temperatura e umidade, e o local de cultivo de grãos podem favorecer o crescimento de fungos e a subsequente produção de micotoxinas. Além disso, muitas espécies de fungos podem produzir micotoxinas após a colheita (nas etapas de armazenamento, transporte e processamento), estando assim inseridos em toda a cadeia de produção.

A presença de mofo/bolores, que são indicativos do crescimento fúngico em um ingrediente ou ração, não significa necessariamente que tenha ocorrido contaminação por micotoxinas, pois nem todos os fungos produzem toxinas.

A presença de mofo/bolores, que são indicativos do crescimento fúngico em um ingrediente ou ração, não significa necessariamente que tenha ocorrido contaminação por micotoxinas, pois nem todos os fungos produzem toxinas.

Por outro lado, a ausência de sinais visíveis de formação de fungos não atesta que o ingrediente ou a ração esteja livre de micotoxinas, pois elas podem permanecer no produto mesmo após a destruição dos fungos.

Micotoxinas relevantes para a produção animal

Atualmente mais de 400 micotoxinas são reconhecidas, das quais as aflatoxinas (AFLA), zearalenona (ZEA), ocratoxina A (OTA), fumonisinas (FUM) e tricotecenos, como desoxinivalenol (DON) e toxina T-2, são atualmente as principais micotoxinas que podem afetar significativamente a saúde e a produtividade das espécies animais.

Espécies do gênero Fusarium são frequentemente consideradas como “fungos do campo”, porque invadem as lavouras antes da colheita, quando o teor de umidade dos grãos é alto (18% – 30%). Por outro lado, as espécies do gênero Aspergillus são consideradas como “fungos de armazenamento”, desenvolvendo-se em condições mais secas (14% – 16%), após a colheita e processamento dos grãos.

micotoxinas Fusarium
Cultura de Fusarium sp. em substrato nutriente KDA (ágar batata dextrose). Fonte: Wikimedia Commons

Os efeitos deletérios e a toxicidade das micotoxinas variam de acordo com:

  • o tempo de exposição,
  • a idade,
  • o sexo e
  • a saúde geral do animal.

E conforme já mencionado, a presença de mais de uma micotoxina pode aumentar os danos causados por elas. Em geral, aves e suínos, além de animais jovens, devido a imaturidade do trato gastrointestinal e do sistema imune, são mais sensíveis a micotoxinas, quando comparados aos ruminantes e animais mais velhos.

Adicionalmente, devido à alta inclusão de grãos nas rações de aves e suínos, estes animais estão mais expostos às micotoxinas dos cereais e à contaminação crônica.

Já os ruminantes, são geralmente mais resistentes aos efeitos adversos das micotoxinas, uma vez que a microbiota ruminal possui a capacidade de degradar esses metabólitos parcialmente, além da dieta ter a contribuição de forragens.

A seguir, serão abordadas as principais micotoxinas que afetam o desempenho animal, destacando sua ocorrência e impactos.

Aflatoxinas

As aflatoxinas são uma classe de micotoxinas produzidas por espécies de fungos do gênero Aspergillus (A. flavus e A. parasiticus), e ocorrem naturalmente em muitos grãos usados na alimentação animal (Tabela 1).

Vista microscópica de uma preparação de colônias de Aspergillus. Fonte: Wikimedia Commons

Os Aspergillus são patógenos oportunistas, e podem causar a aflatoxicose, tanto em animais quanto em humanos, podendo levar à morte.

Os Aspergillus produzem 18 diferentes tipos de aflatoxinas, sendo o grupo B mais virulento. A aflatoxina B1 é um metabólito secundário carcinogênico, altamente tóxico e frequentemente encontrado nas commodities agrícolas.

Grande parte das aflatoxinas B consumidas pelos animais são removidas pelo próprio organismo, nas fezes e urina, e no caso de bovinos, uma porção entre 1 e 6% é convertida, no fígado, a M1 e secretada no leite.

Os efeitos da exposição a longo prazo estão associados a:

  • redução no desempenho zootécnico, na produção de leite e ovos,
  • síndrome da má absorção,
  • tumores e alterações hepáticas, assim como
  • condições de imunossupressão,
  • aumento da suscetibilidade a doenças e
  • teratogenicidade (desenvolvimento anormal de fetos).

Ocratoxinas

As ocratoxinas são produzidas por fungos pertencentes aos gêneros Aspergillus (A. ochraceus) e Penicillium (P. verrucosum), produzidos em diversos cereais (Tabela 1). A ocratoxina A (OTA) é a micotoxina mais prevalente desse grupo, composto por cerca de 20 diferentes metabólitos.

Os suínos são mais sensíveis à OTA, que é um metabólito nefrotóxico e leva à redução da função renal.  As aves são menos sensíveis que os suínos, porém ainda susceptíveis a vários efeitos deletérios, como imunossupressão nefrotóxica, mutagenicidade e teratogenicidade.

Animais ruminantes são menos suscetíveis aos efeitos da OTA, pois essa é degradada no rúmen pelos microrganismos presentes em um produto menos tóxico, a ocratoxina-α. A OTA não afeta apenas aos animais mas, em humanos, vem sendo relacionada ao aparecimento de tumores no trato urinário, sendo considerada uma micotoxina importante à saúde pública.

Fumonisinas


As fumonisinas
 são produzidas por fungos pertencente ao gênero Fusarium (F. verticillioides, F. proliferatum, e algumas outras). A contaminação por FUM é tipicamente associada ao milho (Tabela 1).

Mais de 15 estruturas semelhantes a FUM foram identificadas e são classificadas em categorias de acordo com seus grupos funcionais; A, B, C e P, sendo o grupo B a mais predominante ao redor do mundo.

Aves são relativamente resistentes aos efeitos tóxicos da fumonisinas, enquanto os suínos são reconhecidamente sensíveis. A FUM B1 pode causar danos ao tecido hepático, imunossupressão e edema pulmonar suíno, sendo que os sinais clínicos geralmente incluem:

  • diminuição do consumo de ração,
  • dispneia,
  • fraqueza,
  • cianose e
  • morte.

Além disso, o edema pulmonar não letal também pode ocorrer após exposição prolongada a doses baixas de FUM B1. Em equinos pode causar leucoencefalomalacia, cujos sintomas estão associados a tremores musculares, perda de coordenação motora e do reflexo para engolir. Além disso, também pode ter efeito carcinogênico.

Zearalenona

A zearalenona também é produzida por fungos do gênero Fusarium (F. graminearum, F. moniliformae, F. culmorum, F. esquiseti, F. cerealis e F. verticillioides) e pode ser encontrada em diversos cereais (Tabela 1). É comumente encontrada em ambientes temperados, tendo como condições ideais para crescimento fúngico temperaturas entre 19 e 29 °C e alta umidade.

Seu efeito estrogênico, imitando a ação dos hormônicos de reprodução, afeta de forma negativa os animais, principalmente mamíferos. Devido à alta taxa de absorção no trato gastrointestinal, de 80 a 85%, os suínos são mais sensíveis a zearalenona.

Em machos o efeito estrogênico pode causar imunossupressão, redução do testículo com redução da produção de espermatozoides e redução da testosterona, levando a uma feminilização e a redução da libido. Em fêmeas suínas pode ocasionar repetição de cio, edema de vulva, prolapso retal, aborto e nascimento de leitões fracos ou natimortos.

Bovinos também podem ter problemas reprodutivos e queda na produção de leite. Em humanos a ZEA pode levar a puberdade precoce devido a alteração hormonal.

Tricotecenos – DON e T2

Os tricotecenos são uma grande família de toxinas produzidas por fungos dos gêneros Fusarium, Myrothecium, Stachybotrys e Trichoderma. Mais de 200 diferentes tipos de tricotecenos são registrados, e podem ser divididos em quatro grupos funcionais, A-D.

No entanto, as principais toxinas são a T2, que pertence ao grupo A, e a desoxinivalenol (DON), que são tricotecenos do tipo B, com ocorrência ao redor do mundo em vários cereais (Tabela 1). Um dos problemas é que os Fusarium podem produzir muitas micotoxinas, expondo os animais, e até mesmo os humanos, a diferentes tricotecenos.

A DON, também conhecida como vomitoxina, é conhecida por induzir gastroenterite e vômito, levando a redução no consumo de ração e a recusa da alimentação. Outros efeitos causados incluem:

  • perda do apetite,
  • aumento da conversão alimentar devido à má absorção dos nutrientes,
  • diarreia,
  • problemas reprodutivos,
  • queda da taxa de postura e
  • lesões orais.

A toxina T2 causa uma ampla gama de efeitos tóxicos em animais. Assim como a DON, pode causar uma queda no desempenho, lesões orais e na pele, além de diminuição da contagem de células sanguíneas e leucócitos, redução da resposta imunológica, redução da glicose plasmática e alterações patológicas no fígado e no estômago.

Na tabela abaixo são sumarizadas as principais micotoxinas relevantes na produção animal, com seus respectivos fungos produtores e os principais ingredientes onde elas podem ser encontradas.

Tabela 1. Micotoxinas comuns que contaminam os alimentos e os fungos que as produzem

Micotoxina Fungos Ingredientes de maior ocorrência
Aflatoxina A. flavus, A. parasiticus, Milho, DDG, sorgo, soja, amendoim, sementes de algodão e nozes.
Ocratoxina A. ochraceus, A. carbonarius, Penicillium verrucosum, P. nordicum Aveia, cevada e trigo.
Fumonisina F. verticillioides, F. proliferatum Milho e sorgo
Zearalenona F. graminearum, F. cerealis, F. Culmorum F. equiseti Milho, cevada, aveia, sorgo e trigo
Toxina T-2 F. sporotrichoides, F. poae, F. acuminatum, F. equiseti Cevada, aveia e trigo e milho
Desoxinivalenol Fusarium graminearum, F. culmorum Trigo, cevada, aveia, arroz, milho e centeio.

Adaptado de Gurikar, Nadine et al. Impacto f mycotoxins and their metabolites associated with food grains. Grain & Oil Science and Technology, v.6, 1-9, 2023.

Fatores que afetam a prevalência de micotoxinas na ração animal

As mudanças nas condições ambientais (temperatura, umidade e periodicidade das chuvas), somadas aos danos causados por insetos, predispõem à contaminação fúngica e, consequente, formação de micotoxinas no campo e durante o armazenamento. Essas condições somadas às práticas inadequadas de colheita, secagem, processamento, armazenamento e transporte, aumentam o risco de contaminação por micotoxinas.

As condições em que as micotoxinas são produzidas dependem, em grande parte, de dois fatores principais: a temperatura e a disponibilidade de água, que na presença de oxigênio afetam o ciclo de vida dos fungos micotoxigênicos. Portanto, estes são os principais fatores a serem controlados durante todo o processo produtivo dos cereais.

Como prevenir o aparecimento de micotoxinas

Os métodos para a prevenção da contaminação por micotoxinas podem ser divididos em estratégias de:

  • pré-colheita,
  • colheita e
  • pós-colheita.

O controle do crescimento de fungos envolve a manutenção da integridade física dos grãos de cereais com o objetivo de limitar o acesso dos fungos aos nutrientes presentes nos grãos, e o controle rigoroso das condições ambientais, como teor de água, concentração de oxigênio e temperatura.

A umidade dos grãos durante a colheita tem extrema importância para que seja minimizada a chance de aparecimento dos fungos e possíveis micotoxinas de armazenamento. Após a colheita, a secagem é uma etapa essencial no processo de preservação dos grãos utilizados nas rações, sendo recomendado no máximo 14% de umidade.

Já a anaerobiose é um pré-requisito essencial para a conservação de alimentos úmidos, como a silagem de milho.

Além do controle de umidade dos grãos, outra estratégia bastante eficaz para o controle de micotoxinas no pós-colheita é reduzir a presença de insetos e grãos quebrados, assim como de impurezas. Para tal, recomenda-se a utilização de operações de pré-limpeza de grãos.

As estruturas de armazenamento de grãos também devem ser adequadas, favorecendo a circulação de ar e o adequado isolamento, a fim de evitar o ataque por pragas, especialmente insetos, que ao danificar a estrutura do grão favorecem o acesso e crescimento de fungos.

O uso de agentes antifúngicos pode fornecer garantias adicionais se houver um risco previsível. Também é possível controlar a contaminação por fungos usando variedades de plantas selecionadas para resistência à contaminação fúngica.

É importante destacar que a prevenção da formação de micotoxinas é a medida mais eficaz de controle, pois há poucas maneiras de superar completamente os problemas quando as micotoxinas já estão presentes, visto que até o momento não há tratamento específico para eliminar 100% as micotoxinas.

Uma vez detectada a presença de micotoxinas na ração animal, o risco à saúde animal deve ser avaliado e medidas de redução de impacto devem ser adotadas.

Minimizando os danos

A compra de grãos de boa qualidade, assim como um processamento e armazenamento adequados, reduzem significativamente as chances de incidência de micotoxinas. Porém, caso sejam detectadas, dependendo do nível e da ocorrência (quais tipos de micotoxinas), a segregação de lotes que estejam contaminados por micotoxinas permite o uso em categorias e espécies animais menos sensíveis, mediante análise técnica de um nutricionista.

Além das espécies e categorias às quais o milho contaminado por micotoxinas pode, eventualmente, ser oferecido, o nutricionista deve definir o nível de inclusão na ração para diluir os efeitos dessa ocorrência.

Ainda, como estratégia nutricional, aditivos adsorventes e/ou biotransformadores de micotoxinas são muito utilizados para mitigação dos impactos. Os adsorventes mais comuns são compostos por aluminossilicatos e leveduras, no entanto, atualmente há diversas pesquisas e moléculas sendo pesquisadas com essa finalidade.

Ao se ligarem às micotoxinas, os adsorventes impedem que as mesmas sejam absorvidas no trato gastrointestinal dos animais, ocasionando os problemas fisiológicos já apresentados. A adsorção é dependente da estrutura física do adsorvente (carga total, distribuição da carga, tamanho dos poros e, a área de superfície disponível).

No entanto, para que a adsorção ocorra de forma efetiva, devem ser consideradas as características da micotoxina a ser adsorvida, como a polaridade, solubilidade, tamanho e forma. Os aluminossilicatos, por exemplo, são efetivos na adsorção das aflatoxinas e pouco, ou nada efetivos para fumonisinas, ocratoxinas e os tricotecenos.

Além disso, outro fator a ser considerado é que os aluminossilicatos podem se ligar a minerais de alto peso molecular (cálcio e fósforo, por exemplo) e aminoácidos, reduzindo a absorção. Assim, em casos extremos, pode reduzir a disponibilidade de nutrientes para um máximo desempenho.

Uma variedade de espécies microbianas, incluindo leveduras, fungos e bactérias, assim como enzimas, são capazes de biotransformar ou converter uma micotoxina em um produto não tóxico, ou menos tóxico, e que não se converte à forma inicial novamente.

A biotransformação é uma forma de minimizar os efeitos das micotoxinas que são menos adsorvidas por aluminossilicatos, como as fumonisinas, zearalenona e desoxinivalenol, configurando outra estratégia tecnológica que as pesquisas têm apostado.

Considerando os impactos que as micotoxinas podem acarretar à saúde animal e humana, assim como as perdas econômicas, é fundamental que as medidas preventivas sejam empregadas para minimizar a sua ocorrência, sendo essa a forma mais eficaz de controle desse mal oculto. E em caso de ocorrência, a análise da situação e as estratégias nutricionais vão definir o grau de supressão dos danos.

  • Agroceres Multimix,
  • Jose Matheus de Moura Andrade,

Notícias Relacionadas

Cursos e Eventos

Festival do Queijo Artesanal de Minas abre 7ª edição com milhares de visitantes e destaque para a força do setor

Leia Mais
13 de junho de 2025
Fiscalização

Governo Federal regulamenta processo administrativo de fiscalização agropecuária

Leia Mais
13 de junho de 2025
Produção

Liderada pelo frango, em 2025 produção mundial de carnes pode chegar aos 380 milhões/t, um novo recorde

Leia Mais
13 de junho de 2025
Sustentabilidade

Hora da virada: rastreabilidade individual passa de exigência a vantagem competitiva

Leia Mais
13 de junho de 2025

Revista PecSite

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

Notícias Relacionadas

Cursos e Eventos

Festival do Queijo Artesanal de Minas abre 7ª edição com milhares de visitantes e destaque para a força do setor

Primeiro dia movimenta estandes, promove oficinas, inicia votação do melhor queijo e valoriza o protagonismo

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de junho de 2025
Fiscalização

Governo Federal regulamenta processo administrativo de fiscalização agropecuária

Decreto busca dar mais clareza, agilidade e segurança jurídica às ações de fiscalização, atendendo a

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de junho de 2025
Produção

Liderada pelo frango, em 2025 produção mundial de carnes pode chegar aos 380 milhões/t, um novo recorde

Em seu recém-lançado Food Outlook 2025, a FAO prevê que em 2025 a produção mundial

Leia Mais
AviSite - Redação 13 de junho de 2025
Sustentabilidade

Hora da virada: rastreabilidade individual passa de exigência a vantagem competitiva

Evento realizado pela Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável debate rastreabilidade como ferramenta de valor para

Leia Mais
Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável 13 de junho de 2025
Mercado

Cotação do boi gordo permaneceu estável nas praças paulistas ontem, quinta-feira

Mercado estável. As recentes altas estimularam a oferta. Com isso, por enquanto, os preços seguem

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de junho de 2025
Empresas & Profissionais

EDATA e SAG anunciam união estratégica para fortalecer soluções tecnológicas no setor agroindustrial

As empresas EDATA e SAG, reconhecidas globalmente por suas soluções tecnológicas voltadas ao setor agroindustrial,

Leia Mais
AviSite - Redação 12 de junho de 2025

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
EVONIK
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard

Últimas Notícias

Mercado

Preços do setor do boi gordo estão firmes

Os preços do boi gordo, dos animais de reposição e da carne estão firmes no

Leia Mais
12 de junho de 2025
Produção

Estrutura do confinamento confiável e resistente é chave para carne de qualidade

Sistemas de confinamento são eficientes para intensificar a engorda dos bovinos, mas erros de manejo

Leia Mais
12 de junho de 2025
Ciência & Tecnologia

Convergência regulatória em biotecnologia com a China pode gerar mais US$ 1,5 bi ao ano em exportações

CropLife Brasil apresentou estudo aos chineses que destaca os impactos de uma possível sincronia de

Leia Mais
12 de junho de 2025
Cursos e Eventos

Beef Hour transformará a Feicorte em uma imersão completa no universo da carne bovina

Palestras, degustações de cortes premium, opções gastronômicas variadas e um churrasco inédito das raças produzidas

Leia Mais
12 de junho de 2025
Mercado

Cotação do mercado do boi gordo subiu para todas as categorias em São Paulo

O escoamento da carne bovina está fluindo bem, estimulando os negócios, o que permitiu o

Leia Mais
12 de junho de 2025

Cresceram, no 1º trimestre, os abates de bovinos, suínos e frangos e a produção de ovos

Os resultados da produção animal no 1º trimestre de 2025 apontam que, frente ao mesmo

Leia Mais
11 de junho de 2025
Produção

Anuário Leite 2025: produção de leite e as mudanças climáticas

A aproximação da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, programada para novembro

Leia Mais
11 de junho de 2025
Economia

Em análise da macroeconomia, Rabobank avalia que o mundo está no aguardo de negociações

A Mundo Agro divulga hoje o estudo que traz o panorama do cenário macroeconômico brasileiro

Leia Mais
11 de junho de 2025
Exportação

Faturamento externo do agronegócio cresce nos primeiros meses de 2025

O ano de 2025 teve um início turbulento, com mudanças impostas pelos Estados Unidos na

Leia Mais
11 de junho de 2025
Exportação

ABIEC acompanha com otimismo a missão técnica do governo japonês no Brasil nesta semana

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) acompanha com atenção e otimismo a

Leia Mais
11 de junho de 2025
Mercado

Mercado registrou alta nas cotações do boi gordo e da vaca em São Paulo ontem, terça-feira

Com ofertas diminuindo e com poucos negócios, a cotação do boi gordo e a da

Leia Mais
11 de junho de 2025
Cursos e Eventos

Megaleite 2025 começa hoje em Belo Horizonte

Evento terá lançamentos importantes, cursos e exposição de 1500 animais de várias raças leiteiras. Maior

Leia Mais
10 de junho de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes na primeira semana de junho

Dentro do previsto, a carne de frango foi a única entre as três principais carnes

Leia Mais
10 de junho de 2025
Cooperativas

Aurora Coop inaugura primeira unidade no exterior e fortalece presença no mercado asiático

O presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, autoridades brasileiras e chinesas durante a inauguração do

Leia Mais
10 de junho de 2025
Mercado

Produtor de leite precisa de pagamento estável independentemente das oscilações do mercado

Presidente da Gadolando avalia dificuldades enfrentadas por produtores em cenário de instabilidade. O presidente da

Leia Mais
10 de junho de 2025

Últimas Notícias

Mercado

Cotações do “boi China” e da novilha registraram alta em São Paulo na abertura da semana

Com redução nas ofertas e melhora no escoamento de carne, a semana começa com preços

Leia Mais
Giovana - Redação 10 de junho de 2025
Fiscalização

Regulamentação de multas do autocontrole sanitário sairá até esta segunda, diz Fávaro

Norma vai retirar a “arbitrariedade na aplicação de multas” sobre o setor produtivo, que, segundo

Leia Mais
Giovana - Redação 9 de junho de 2025
Saúde Animal

Ministro Fávaro destaca a importância da regionalização em caso de crises sanitárias

O ministro dialogou com a diretora-geral da OMSA, Emmanuelle Soubeyran, medidas que garantam a segurança

Leia Mais
Giovana - Redação 9 de junho de 2025
Sustentabilidade

Área demonstrativa do sistema ILPF exibirá possibilidades da integração na pecuária durante a Feicorte

Em dois mil metros quadrados, feira reunirá componentes da integração lavoura-pecuária-floresta com exposição de tecnologias

Leia Mais
Giovana - Redação 9 de junho de 2025
Exportação

Mapa reforça parcerias comerciais com a Turquia em missão focada no café e carne bovina

Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, fortalece presença no mercado turco, enquanto

Leia Mais
Giovana - Redação 9 de junho de 2025
Sustentabilidade

Brasil fortalece laços internacionais para reduzir emissões de metano na pecuária

IZ e a empresa de Consultoria Metrika visitam a Universidade da Califórnia, Davis, e participam

Leia Mais
Giovana - Redação 9 de junho de 2025
Agronegócio

Paraná vai ganhar complexo educacional referência para o leite

Com articulação do Sistema FAEP, Centro de Excelência em Leite ofertará cursos técnicos gratuitos e

Leia Mais
Giovana - Redação 9 de junho de 2025
Mercado

Preço do boi gordo fechou a semana estável em São Paulo

A combinação entre a menor disponibilidade de boiadas e a melhora no escoamento de carne

Leia Mais
Giovana - Redação 9 de junho de 2025
Exportação

Quais são os potenciais mercados para a carne do Brasil livre de febre aftosa?

Em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Abiec, que representa os frigoríficos, lista

Leia Mais
Giovana - Redação 9 de junho de 2025
Mercado Externo

FAO: IAAP no Brasil causa recuo nos preços internacionais da carne de frango

Os dados hoje (6) divulgados pela FAO sobre os preços das carnes bovina, suína e

Leia Mais
AviSite - Redação 6 de junho de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes em maio e nos cinco primeiros meses de 2025

Nada fora do previsto. Em maio, com o caso de IAAP na avicultura comercial, as

Leia Mais
AviSite - Redação 6 de junho de 2025
Saúde Animal

Em São Paulo, Campanha de Atualização de Rebanhos acaba amanhã, sábado

Está em vigor no Estado de São Paulo desde o dia 1º de maio, a

Leia Mais
Giovana - Redação 6 de junho de 2025
Mercado

Mercado registrou alta na cotação do boi gordo nas praças paulistas

A oferta de bovinos diminuiu e, para conseguir comprar boiadas, os compradores aumentaram o preço

Leia Mais
Giovana - Redação 6 de junho de 2025
Genética

ABCB destaca búfalos na Megaleite com exposição técnica e comemoração dos 65 anos

Associação leva cinquenta animais a Belo Horizonte (MG), promove palestras e apresenta avanços em genética

Leia Mais
Giovana - Redação 6 de junho de 2025
Empresas

Hidratação é chave para desempenho de bovinos de corte

A água é um nutriente essencial para a vida e tem papel estratégico na produtividade

Leia Mais
Giovana - Redação 5 de junho de 2025

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Resistência aos antiparasitários suga a lucratividade da pecuária publicado em 9 de outubro de 2024
  • Paraná vai ganhar complexo educacional referência para o leite publicado em 9 de junho de 2025
  • Anuário Leite 2025: produção de leite e as mudanças climáticas publicado em 11 de junho de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Resistência aos antiparasitários suga a lucratividade da pecuária publicado em outubro 9, 2024
  • Desempenho do boi gordo na 25ª semana de 2022 publicado em junho 27, 2022
  • Em São Paulo, valor médio a prazo do boi gordo tem queda acentuada publicado em dezembro 11, 2024
  • JBS Terminais investe R$ 130 milhões na retomada do Porto de Itajaí publicado em maio 30, 2025
  • Grupo Zanchetta passa a abater 1,3 mil bois/dia publicado em setembro 12, 2022

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Resistência aos antiparasitários suga a lucratividade da pecuária publicado em 9 de outubro de 2024
  • Paraná vai ganhar complexo educacional referência para o leite publicado em 9 de junho de 2025
  • Anuário Leite 2025: produção de leite e as mudanças climáticas publicado em 11 de junho de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Resistência aos antiparasitários suga a lucratividade da pecuária publicado em outubro 9, 2024
  • Desempenho do boi gordo na 25ª semana de 2022 publicado em junho 27, 2022
  • Em São Paulo, valor médio a prazo do boi gordo tem queda acentuada publicado em dezembro 11, 2024
  • JBS Terminais investe R$ 130 milhões na retomada do Porto de Itajaí publicado em maio 30, 2025
  • Grupo Zanchetta passa a abater 1,3 mil bois/dia publicado em setembro 12, 2022

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Protocolos de bem-estar animal para matrizes poedeiras de frango de corte

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

Leia mais »

imagem-2

Da granja à mesa: fatores para se obter um ovo de qualidade

Os produtores enfrentam uma série de desafios para entregar um produto de qualidade ao consumidor, desafios esses, ligados a saúde animal, nutrição adequada e ambiente propício.

Leia mais »

imagem-3

A resiliência dos produtores de suínos: enfrentando variações no custo e rentabilidade

Nos últimos quatro anos, a suinocultura enfrentou um cenário desafiador, marcado por variações expressivas no custo de produção, preços de venda e rentabilidade. O desafio de equilibrar custo e preço é constante, mas o setor tem potencial para se manter competitivo e sustentável.

Leia mais »

imagem-4

Principais desafios de bem-estar animal na produção de leitões

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

Leia mais »

imagem-5

Bem-estar de bezerros: boas práticas de manejo do nascimento ao desmame

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

Leia mais »

rp5

O condomínio de Produtores Rurais: As peculiaridades e os riscos assumidos

O agronegócio é uma potência no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo o único setor que continuou em crescimento durante a pandemia. Página 44.

Leia mais »

rp6

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

O novo sistema pode ser usado tanto para garantir um preço fixo na compra com entrega futura quanto para assegurar a fixação de preços de acordo com termos pré-definidos em edital. Página 48.

Leia mais »

rp7

Qualidade da água e sua influência no sucesso da pecuária

Elemento fundamental para a vida dos seres vivos, a água é um componente muito importante para a boa performance e para a saúde do rebanho. Página 30.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • SuiSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Cadastre-se
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTÍCIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Diário
      • Informativo Semanal
  • ESTATÍSTICA & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
Empresas e Produtos
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp