Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
sexta-feira, 1 de agosto de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
Empresas e Produtos
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Noticias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal
    • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Colunistas
  • Eventos
  • Fale Conosco

Revista do PecSite: Grão-de-bico pode ser utilizado na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

  • 21 setembro, 2022
  • Campinas, SP,
  • -Revista do PecSite

Entre os benefícios, além do maior sequestro de carbono, haverá redução do desmatamento, a recuperação dos sistemas produtivos, com diminuição de erosão, maior infiltração de água e a conservação do solo

Cultura ainda incipiente no Brasil, o grão-de-bico, leguminosa rica em proteína, pode ser uma alternativa de uso em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), inclusive por agricultores familiares e médios produtores rurais. É o que mostrou o dia de campo realizado pela Embrapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na Embrapa Hortaliças (DF), com participação de 180 pessoas, entre produtores rurais, técnicos, professores e estudantes.

Uma área de 13,5 ha que estava sem culturas, a Embrapa Cerrados (DF) e a Embrapa Hortaliças implantaram um sistema de ILPF com grão-de-bico. “Estamos apresentando uma alternativa de diversificação, principalmente para o período de safrinha”, explicou Warley Nascimento, chefe geral da Embrapa Hortaliças. 

Sebastião Pedro, chefe geral da Embrapa Cerrados, agradeceu a parceria com a Embrapa Hortaliças e destacou que o mundo vive um momento ímpar, no qual a produção de alimentos se mostra como a indústria mais importante da humanidade e, nesse sentido, o Brasil se materializa como um grande celeiro. 

“Temos aqui a oportunidade de mostrar efeito da ILPF como alternativa na sustentabilidade, na agricultura de baixo carbono, e a chance de conhecer o grão-de-bico, que faz parte de um grupo de culturas importantes que são os pulses*”, afirmou.

Práticas sustentáveis

O pesquisador Carlos Pacheco, da Embrapa Hortaliças, abordou, na primeira estação técnica, o Sistema Plantio Direto (SPD), que promove sequestro de carbono e aumento da resiliência dos cultivos, com melhoria da estrutura do solo e menor perda de água e nutrientes. Ele informou que foram iniciadas avaliações com o grão-de-bico na área com ILPF e em outra área com SPD. “A ideia é trazer essa cultura, que está sendo inserida no País, já para o contexto de baixa emissão de carbono, tornando nossa agricultura mais competitiva e mais sustentável”, disse, lembrando que o SPD em hortaliças foi incluído em políticas de agricultura de baixa emissão de carbono.

Pacheco também apresentou o trabalho de elaboração da parte técnica do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o grão-de-bico realizado pela Embrapa. O ZARC identifica, por decêndios (períodos de dez dias), as melhores épocas e plantio e os períodos de risco mais elevado para o plantio, informações que balizam a concessão de crédito e do seguro agrícolas.

“É uma poderosa ferramenta de gestão de risco. Queremos reduzir ao máximo os riscos de perda da cultura por fatores ambientais. A ideia é orientar tanto o produtor como o órgão financiador como o que vai fornecer o seguro sobre os riscos relevantes da atividade, como deficiência hídrica, a ocorrência de temperaturas muito baixas, chuva excessiva na colheita e durante o desenvolvimento da lavoura, granizo e vendaval, e doenças que podem ter alguma correlação com o clima”, explicou, citando, ainda, as variáveis climáticas, os tipos de solo e os fatores relativos à cultura consideradas na construção do ZARC. A primeira versão do ZARC para o grão-de-bico está disponível na página do Mapa, bem como no aplicativo ZARC Plantio Certo.

João Nicanildo dos Santos, chefe da Divisão de Fomento a Tecnologias Sustentáveis da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI) do Mapa, falou sobre agricultura de baixo carbono. Ele apontou os diferentes sistemas, práticas, produtos e processos de produção sustentável que contribuem para adaptar a agropecuária brasileira às mudanças climáticas e a mitigação dos gases de efeito estufa, com aumento da eficiência e da resiliência dos sistemas produtivos, por meio da gestão integrada da paisagem – práticas para recuperação e renovação de pastagens degradadas, SPD, manejo de resíduos da produção animal, florestas plantadas, Sistemas de ILPF e agroflorestais (SAFs), bioinsumos, sistemas irrigados e terminação intensiva de animais.

“Entre os benefícios, além do maior sequestro de carbono, haverá redução do desmatamento, a recuperação dos sistemas produtivos, com diminuição de erosão, maior infiltração de água e a conservação do solo. E o mais importante: estamos contribuindo para a sustentabilidade do agro, responsável por quase 30% do nosso PIB”, disse.

Vantagens dos sistemas de integração

Na segunda estação técnica, o pesquisador Luiz Adriano Maia Cordeiro e o analista Luiz Carlos Balbino, ambos da Embrapa Cerrados, apresentaram o conceito, as modalidades e os benefícios dos sistemas de ILPF. A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e/ou florestais realizadas numa mesma área em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação de culturas, constituindo-se num único sistema. São quatro modalidades possíveis de integração: lavoura-pecuária (ILP ou sistema agropastoril), pecuária-floresta (IPF ou sistema silvipastoril), lavoura-floresta (ILF ou sistema silviagrícola e SAFs) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF ou sistema agrossilvipastoril). A área onde foi realizado o dia de campo se encontra, no momento, na etapa silviagrícola, com a lavoura de grão-de-bico e as árvores de eucalipto.

Cordeiro explicou que as quatro modalidades se subdividem em inúmeros sistemas. “Há diversas espécies vegetais e animais e uma possibilidade imensa de diferentes arranjos e combinações com diferentes componentes, nas distintas regiões. São várias possibilidades de sistema”, disse. Ele falou sobre alguns sistemas de ILP, modalidade mais antiga e adotada no Brasil, como Barreirão, Santa Fé, Santa Brígida, São Mateus, Sistema Santa Ana (recuperação de pastagens com produção de silagem), São Francisco (sobressemeadura de capim no final do ciclo da soja), Gravataí e Boi safrinha, e com o componente florestal, que vêm sendo mais pesquisados, validados e adotados nos últimos anos.

O pesquisador explicou como é feita a implantação do sistema silvipastoril, na qual as mudas de árvores devem ficar isoladas dos animais por cerca elétrica nos primeiros anos de implantação, até que alcancem 6 cm de diâmetro à altura do peito (DAP). Já no sistema agrossilvipastoril, as mudas são ladeadas por lavouras nos dois ou três primeiros anos, e só depois por pastagens e o gado. “A grande vantagem da atividade agrícola nos primeiros anos é que ela deixa resíduos dos fertilizantes, que serão muito aproveitados pelas espécies florestais e pela pastagem subsequente”, disse Cordeiro. “No milho, por exemplo, ao se fazer adubação em cobertura a lanço, sempre sobra adubo para o eucalipto. Percebemos que o crescimento do eucalipto nesse sistema é muito maior que no plantio solteiro”, acrescentou Balbino.

Entre os diversos benefícios dos sistemas de ILPF, o analista destacou a maior diversificação e intensificação do uso da área, com maior sustentabilidade; a otimização do uso do solo, com produção de grãos, carne, leite e madeira ou produtos não madeireiros como frutas; é economicamente viável e o corte da madeira proporciona renda extra; amortização dos custos de produção, com a lavoura e as árvores ajudando a custear a pecuária e a recuperação da pastagem; pasto de melhor qualidade e redução dos custos de suplementação alimentar dos animais na seca; as árvores (plantadas no sentido Leste-Oeste em áreas planas para reduzir o sombreamento ou seguindo as curvas de nível em locais com declividade) funcionam como quebra-ventos, diminuindo o ressecamento dos pastos e melhorando a dinâmica hídrica. 

Além disso, há maior taxa de infiltração e armazenamento de água no solo; diminuição da pressão de desmatamento; mitigação da emissão de gases de efeito estufa com incremento do carbono do solo e sequestro de carbono pela biomassa; bem-estar animal e conforto térmico pela sombra das árvores; redução da erosão do solo devido à melhor cobertura vegetal; mitigação do déficit de forragem durante os estresses climáticos; maior ciclagem de nutrientes; efeito positivo na reprodução e produção animal, com aumento de ganho de peso e na produção de leite; e, aumento da liquidez e rentabilidade do produtor rural.

Eles mostraram um estudo da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop, MT) que comparou a taxa de lotação e o ganho em peso por área de um sistema de pecuária de corte e sistemas ILP, IPF e ILPF com as médias brasileiras. Enquanto na ILP e na ILPF a taxa de lotação foi de cerca 3 unidades animal (UA)/ha, a média nacional é de cerca 1 UA/ha. Já em ganho de peso por área, a ILPF obteve 35,6 @/ha/ano e a ILP 28,1 @/ha/ano, enquanto a média do País é de apenas 6 @/ha/ano. 

Em uma pesquisa da Embrapa Cerrados realizada durante dois anos na área de ILPF do Centro de Tecnologias para Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL), foi mostrado como a sombra das árvores ameniza os efeitos do estresse térmico do gado leiteiro. Vacas da raça Gir produziram 24% a mais de leite no sistema ILPF. Na fase inicial de lactação, vacas Gir e Girolando produziram 18% a mais de leite na ILPF e 17% a mais no período da seca. Apesar de a produção de forragem ter sido 22% menor na ILPF, a qualidade foi melhor, com 30% a mais de proteína bruta e 6% a mais de digestibilidade. Os animais tiveram um consumo de água 28% menor e tempo de ruminação 22% maior, sendo que a preferência pelo pastejo sob a sombra ocorreu em 61% do tempo. Além disso, alguns indicadores reprodutivos foram superiores em vacas Gir na ILPF, como maior número de folículos, ovócitos e embriões viáveis na época seca.

Segundo Balbino e Cordeiro, a adoção de sistemas ILPF passa por sete etapas: busca por informação e conhecimento técnico; análise de mercado para novos produtos agrícolas, pecuários e florestais; diagnóstico da infraestrutura e da mão de obra da propriedade; capacitação técnica e gerencial, de preferência com a contratação de profissional experiente para prestar assistência técnica; planejamento de médio e de longo prazos; elaboração do projeto técnico; implantação e execução do projeto.

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados

O artigo completo está disponível na Revista do PecSite, leia a partir da página 30.

  • Revista do PecSite,
  • Embrapa Cerrados,

Notícias Relacionadas

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Tarifaço dos EUA torna produtos de origem animal 50% mais caros; como fica a carne de frango?

Leia Mais
1 de agosto de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho do frango, boi e suíno vivos em julho e nos sete primeiros meses de 2025

Leia Mais
1 de agosto de 2025
Exportação

Mercado interno pode absorver parte da carne tarifada pelos EUA, mas precisa de estímulos

Leia Mais
1 de agosto de 2025
Mercado

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre de 2025

Leia Mais
1 de agosto de 2025

Revista PecSite

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

Notícias Relacionadas

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Tarifaço dos EUA torna produtos de origem animal 50% mais caros; como fica a carne de frango?

É cedo para uma análise mais efetiva dos possíveis efeitos do tarifaço de Trump sobre

Leia Mais
AviSite - Redação 1 de agosto de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho do frango, boi e suíno vivos em julho e nos sete primeiros meses de 2025

Em julho, os preços do boi e suíno vivos sofreram retração em relação ao mês

Leia Mais
AviSite - Redação 1 de agosto de 2025
Exportação

Mercado interno pode absorver parte da carne tarifada pelos EUA, mas precisa de estímulos

À Sputnik Brasil, especialistas afirmam que a venda de carne, um dos produtos mais afetados

Leia Mais
Giovana - Redação 1 de agosto de 2025
Mercado

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre de 2025

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina

Leia Mais
Giovana - Redação 1 de agosto de 2025
Mercado

Preços do mercado do boi gordo se estabilizaram no final de julho

O mercado pecuário voltou a registrar maior liquidez dos negócios de animais para abate nos

Leia Mais
Giovana - Redação 1 de agosto de 2025
Exportação

Câmara Americana de Comércio para o Brasil defende que divergências comerciais sejam resolvidas entre Brasil e EUA

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil – Amcham Brasil manifesta sua preocupação diante da confirmação

Leia Mais
Giovana - Redação 31 de julho de 2025

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
EVONIK
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard

Últimas Notícias

Exportação

Governo brasileiro calcula que 35,9% das exportações aos EUA terão tarifa de 50%, dizem fontes

O governo brasileiro estima que 35,9% de suas exportações para os Estados Unidos, em valores,

Leia Mais
31 de julho de 2025
Publicações

Revista Mundo Agro avalia o impacto do bem-estar e dos bioinsumos na produção de frangos de corte

O bem-estar animal e o uso de bioinsumos estão transformando a avicultura. Reduzir antibióticos melhora

Leia Mais
31 de julho de 2025
Mercado

Mercado do boi gordo fechou a quarta-feira estável em São Paulo

A oferta de boiadas diminuiu e a ponta vendedora está mais retraída. Ainda assim, as

Leia Mais
31 de julho de 2025
Abate e processamento

ESPECIAL: novo perfil de consumo valoriza carne de qualidade com responsabilidade ambiental

Mudança no comportamento do consumidor desafia setor de carnes a adotar práticas mais sustentáveis. Em

Leia Mais
30 de julho de 2025
Publicações

Revista Mundo Agro: importância da nutrição na programação fetal de bovinos

A nutrição da vaca gestante impacta diretamente o desenvolvimento fetal e a produtividade futura do

Leia Mais
30 de julho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Safra 2025/26 sofre pressão da escalada tarifária, juros altos e oferta global

Alta nos fertilizantes, tensões geopolíticas e guerra comercial desafiam o próximo ciclo das commodities. Em

Leia Mais
30 de julho de 2025
Cursos e Eventos

DATAGRO realiza pela primeira vez em Goiânia evento sobre Abertura de Safra Soja, Milho e Algodão

Como marco da abertura da safra 25/26, conferência técnica da cadeia de grãos e fibras

Leia Mais
30 de julho de 2025
Mercado

Cotação do boi gordo fechou a terça-feira estável em São Paulo

De segunda para terça-feira, as ofertas de compra não mudaram. A oferta de boiadas diminuiu

Leia Mais
30 de julho de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas quatro primeiras semanas de julho

Na quarta semana de julho (20 a 26, cinco dias úteis) as exportações de carnes

Leia Mais
29 de julho de 2025
Exportação

Mapa debate medidas em andamento para minimizar tarifaço

Entre ações estão buscas por outros mercados para destinar produtos do agro afetados pela tarifa

Leia Mais
29 de julho de 2025
Exportação

A 4 dias de tarifas, Haddad diz que governo não pode se deter por ameaças

Medidas foram anunciadas pelo presidente americano Donald Trump como retaliação ao Judiciário brasileiro. Com novas

Leia Mais
29 de julho de 2025
Publicações

Revista Mundo Agro destaca a importância do carregamento de suínos: treinamento, manejo e legislação

O carregamento é uma fase crítica no manejo de suínos. Realizado de forma inadequada, pode

Leia Mais
29 de julho de 2025
Mercado

Mercado do boi gordo iniciou a semana pressionado

Com poucos negócios, o mercado começa a semana pressionado, com queda na cotação do boi

Leia Mais
29 de julho de 2025
Produção

As tendências da produção e do consumo de carnes até 2034 nas novas projeções da OCDE-FAO

Em trabalho conjunto apresentado anualmente, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e

Leia Mais
28 de julho de 2025
Ciência & Tecnologia

ESPECIAL: Como a inteligência artificial está transformando o agronegócio brasileiro

A IA é uma ferramenta chave para destravar desafios históricos do agronegócio.  Investir em tecnologia

Leia Mais
28 de julho de 2025

Últimas Notícias

Publicações

Revista Mundo Agro destacada qual é a importância da tomada de decisão baseada em Inteligência Artificial (IA) na análise de dados na suinocultura

A edição de julho da Revista Mundo Agro apresenta como a Inteligência Artificial tem aumentado

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de julho de 2025
Saúde Animal

Mapa publica edital para credenciamento de laboratórios em áreas estratégicas da defesa agropecuária

Nova seleção pública segue critérios atualizados pela Portaria nº 819/2025 e fortalece a atuação laboratorial

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de julho de 2025
Empresas & Profissionais

IMV do Brasil participa do principal ponto de encontro da reprodução bovina com inovação exclusiva para os sistemas de corte

Com raízes no pioneirismo e foco constante em inovação, a IMV do Brasil marca presença

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de julho de 2025
Exportação

Um terço do comércio Brasil – EUA é entre matrizes e filiais

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil – Amcham Brasil, analisou o comércio intercompanhia

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de julho de 2025
Ambiência, Bem-estar e Manejo

Webinar discute oportunidades e desafios do bem-estar animal no Brasil

Evento online e gratuito será realizado pela COBEA no dia 12 de agosto e transmitido

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de julho de 2025
Ambiência, Bem-Estar e Manejo

Aurora Coop reforça compromisso com o bem-estar animal e investe mais de R$ 1,4 bilhão em melhorias na cadeia produtiva

Referência nacional em práticas sustentáveis e éticas na produção agropecuária, a Aurora Coop consolida seu

Leia Mais
Giovana - Redação 28 de julho de 2025
Empresas & Profissionais

FS inicia a construção de nova unidade industrial, em Campo Novo do Parecis (MT)

Obra será concluída em dezembro de 2026 e contará com investimento de R$ 2 bilhões.

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Mercado

Valor pago ao produtor de leite segue em queda

O preço do leite captado em maio fechou a R$ 2,6431/litro na “média Brasil”, com

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Publicações

Revista Mundo Agro mostra como a agropecuária pode ser uma das ferramentas para auxiliar no combate aos incêndios

– O setor agropecuário brasileiro moderno e eficiente não é tolerante às queimadas, que definitivamente

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Política

Para CNA, cronograma de rastreabilidade atende demanda do setor

Ministério da Agricultura divulgou portaria que traz os prazos de implementação do programa para bovinos

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Cursos e Eventos

Curitiba receberá de 17 a 21 de agosto a maior conferência de parasitologia veterinária do mundo

Curitiba será sede, de 17 a 21 de agosto, da 30ª Conferência da Associação Mundial

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Mercado

Mercado do boi gordo apresentou cotações estáveis ontem, quinta-feira, em São Paulo

Após praticamente uma semana e meia com o mercado em queda em São Paulo, ontem,

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de julho de 2025
Mercado

Julho acumula quedas no mercado do boi gordo em todas as regiões

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do boi para abate estão em queda desde

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de julho de 2025
Legislação

MAPA abre consulta pública sobre classificação e avaliação de aditivos para alimentação animal

Através da Portaria SDA/MAPA nº 1.334, publicada na edição de ontem (23) do Diário Oficial

Leia Mais
AviSite - Redação 24 de julho de 2025
Saúde Animal

Setor Agropecuário propõe mudanças no lançamento de Receituário Agronômico no SISDEV

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e representantes das instituições ligadas

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de julho de 2025

mais lidas dos últimos 7 dias

  • ANEC volta a reduzir previsão de exportação de milho e soja em setembro publicado em 28 de setembro de 2022
  • Desempenho do frango, boi e suíno vivos em julho e nos sete primeiros meses de 2025 publicado em 1 de agosto de 2025
  • Consumidores buscam alimentos saudáveis e sustentáveis, diz pesquisa publicado em 5 de maio de 2023
  • Editora Mundo Agro embarca na viagem de estreia da caminhonete BYD Shark publicado em 22 de outubro de 2024
  • Boi eficiente no cocho garante R$ 200 a mais do que um animal ineficiente publicado em 9 de janeiro de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Resistência aos antiparasitários suga a lucratividade da pecuária publicado em outubro 9, 2024
  • Coordenadoria de Defesa Agropecuária lança o Informativo Defesa AgroSP publicado em setembro 14, 2021
  • Cai o abate de bovinos e de frangos e cresce o de suínos no 4º trimestre de 2021 publicado em fevereiro 10, 2022
  • Relatório Integrado destaca avanços da BRF em 2022 publicado em maio 30, 2023
  • Revista MundoAgro: Bem-estar animal na prática e o Modelo dos Cinco Domínios publicado em abril 7, 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • ANEC volta a reduzir previsão de exportação de milho e soja em setembro publicado em 28 de setembro de 2022
  • Desempenho do frango, boi e suíno vivos em julho e nos sete primeiros meses de 2025 publicado em 1 de agosto de 2025
  • Consumidores buscam alimentos saudáveis e sustentáveis, diz pesquisa publicado em 5 de maio de 2023
  • Editora Mundo Agro embarca na viagem de estreia da caminhonete BYD Shark publicado em 22 de outubro de 2024
  • Boi eficiente no cocho garante R$ 200 a mais do que um animal ineficiente publicado em 9 de janeiro de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Resistência aos antiparasitários suga a lucratividade da pecuária publicado em outubro 9, 2024
  • Coordenadoria de Defesa Agropecuária lança o Informativo Defesa AgroSP publicado em setembro 14, 2021
  • Cai o abate de bovinos e de frangos e cresce o de suínos no 4º trimestre de 2021 publicado em fevereiro 10, 2022
  • Relatório Integrado destaca avanços da BRF em 2022 publicado em maio 30, 2023
  • Revista MundoAgro: Bem-estar animal na prática e o Modelo dos Cinco Domínios publicado em abril 7, 2025

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

A presença da empresa no país tornou-se sinônimo de eficiência para toda a cadeia avícola da América do Sul. Pág. 12

Leia mais »

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

Leia mais »

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

Leia mais »

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Acompanhe qual é a importância da tomada de decisão baseada em Inteligência Artificial (IA) na análise de dados. . Pág. 42

Leia mais »

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

Leia mais »

rp5

O condomínio de Produtores Rurais: As peculiaridades e os riscos assumidos

O agronegócio é uma potência no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo o único setor que continuou em crescimento durante a pandemia. Página 44.

Leia mais »

rp6

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Contrato a Termo: Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

O novo sistema pode ser usado tanto para garantir um preço fixo na compra com entrega futura quanto para assegurar a fixação de preços de acordo com termos pré-definidos em edital. Página 48.

Leia mais »

rp7

Qualidade da água e sua influência no sucesso da pecuária

Elemento fundamental para a vida dos seres vivos, a água é um componente muito importante para a boa performance e para a saúde do rebanho. Página 30.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • SuiSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Cadastre-se
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTÍCIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Diário
      • Informativo Semanal
  • ESTATÍSTICA & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do PecSite
    • Anuncie na revista
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
Empresas e Produtos
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp