O período da seca representa um dos maiores desafios para a pecuária de corte no Brasil. Com a queda na qualidade das pastagens, os animais passam a ter acesso a um alimento com menor teor de proteína e maior quantidade de fibras de difícil digestão, o que compromete diretamente o desempenho produtivo.
Nesse cenário, a suplementação surge como ferramenta essencial para manutenção dos resultados durante o período. A estratégia, no entanto, deve estar focada principalmente no fornecimento de proteína, elemento fundamental para o funcionamento das bactérias ruminais responsáveis pela degradação da fibra.
“Com o rúmen ‘trabalhando’, a degradação da fibra é otimizada e o consumo do animal é potencializado, refletindo em bom desempenho animal em um período muito desafiador”, explica Simone Garcia, consultora de Serviços Técnicos na Agroceres Multimix.
Mas atenção: sozinha, a suplementação não garante resultados. O segredo está em saber como e quando utilizá-la para potencializar o aproveitamento da forragem e garantir produtividade.
O artigo completo sobre suplementação estratégica no período da seca está disponível no agBlog, blog de conteúdo técnico da Agroceres Multimix. Acesse já!
https://agroceresmultimix.com.br/blog/periodo-da-seca-o-papel-da-suplementacao/