Na semana passada (28ª semana de 2023, 09 a 15 de julho) o mercado varejista não mostrou maior movimentação no consumo de carne bovina e, com isso, não houve grande alteração na demanda por parte dos frigoríficos em relação aos fechamentos de boi gordo junto aos pecuaristas.
O resultado foi um preço médio semanal na arroba do boi vivo, significando leve variação positiva de 0,2% na semana, enquanto apresentou queda expressiva de 22,1% sobre a mesma semana do ano passado. Apenas iniciando a segunda quinzena, o preço médio da arroba do boi gordo no decorrer de julho atinge R$255,39, significando pequeno incremento de 2,7% sobre junho último, enquanto significa queda expressiva de 21,3% sobre julho do ano passado.
No decorrer da semana atual (29ª semana de 2023, 16 a 22 de julho) o mercado entra no período em que o consumidor começa a sentir a perda em sua capacidade aquisitiva. Assim, a demanda por parte dos frigoríficos para atendimento ao mercado interno tende a ditar o ritmo dos negócios com o boi gordo.